Perguntas frequentes sobre aneurisma - Mega Imagem

Perguntas frequentes sobre aneurisma

Blog › Perguntas frequentes sobre aneurisma


Hoje iremos responder algumas perguntas que são mais frequentes sobre aneurisma. Vamos entender um pouco mais?

O que é um aneurisma cerebral?

aneurisma cerebral, também chamado de aneurisma intracraniano, é uma dilatação anormal que se dá em uma área de enfraquecimento da parede de uma artéria.

O que leva ao rompimento de um aneurisma?

Um aneurisma cerebral pequeno costuma ser assintomático. Quando cresce, pode comprimir uma estrutura cerebral e provocar sintomas que variam conforme a área do cérebro afetada. A manifestação mais evidente dos aneurismas ocorre quando há ruptura seguida de hemorragia. O principal fator que leva ao rompimento é a hipertensão descontrolada.

Quais são os sintomas mais comuns?

Quais são os fatores de risco?

  • Hipertensão: pressão alta facilita tanto o desenvolvimento como a ruptura dos aneurismas;
  • Aumento dos níveis de colesterol e triglicérides;
  • Diabetes;
  • Cigarro;
  • Excesso de álcool.

Como descobrir um aneurisma? 

A angiotomografia e a angioressonância magnética são exames fundamentais para o diagnóstico de aneurisma cerebral. Vamos entender como são cada um desses exames: Angiotomografia A Angio TC é um método não invasivo que utiliza radiação ionizante e obrigatoriamente contraste iodado, também utilizado para diagnóstico do aneurisma cerebral. Esse contraste é aplicado de forma intravenosa e ajuda a melhorar a visualização no momento do exame, avaliando os vasos cerebrais (artérias e veias), mostrando obstruções, estenoses, além das dilatações. Angioressonância magnética A Angio RM é um método não invasivo com as mesmas características técnicas da RM convencional e pode ou não ser realizada com o contraste paramagnético, uma grande vantagem em relação aos outros métodos de diagnósticos por imagem. Avalia com precisão o fluxo e morfologia dos grandes vasos intracranianos. Deve ser o método de escolha não invasivo para o rastreamento dos aneurismas cerebrais. Existem também alguns outros exames que podem auxiliar no diagnóstico, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e a angiografia digital. Para entender mais acesse o nosso artigo. Diagnosticado o aneurisma cerebral, a indicação cirúrgica precisa levar em conta seu tamanho e as condições clínicas do paciente, uma vez que o risco da cirurgia deve ser menor do que o oferecido pela história natural da evolução da doença. Em geral, a cirurgia é uma possibilidade em casos de aneurismas Caso se opte pela cirurgia, o objetivo é fechar o aneurisma para excluí-lo, preservando a artéria que o nutre, porque todas as áreas do cérebro são nobres e morrem se não forem irrigadas. Caso o paciente não queira realizar a cirurgia deve-se tomar bastante cuidado no controle da pressão arterial, evitar a prática de exercícios físicos e evitar o tabagismo. Entenda como é feita a Ressonância Magnética de Crânio:

Como evitar a doença?

O controle a pressão arterial é essencial para evitar que doenças como essa o atinjam. Além disso, o controle as taxas de colesterol e triglicérides podem influenciar no desenvolvimento de um aneurisma. O tabagismo também pode ser um dos fatores de risco, por isso evite fumar. É importante informar seu médico caso haja outros casos de aneurisma em sua família, principalmente se ocorrer em familiares muito próximos. O essencial é informar seu médico e fazer um planejamento para fazer exames periodicamente. Outro ponto importante é evitar fazer exercícios físicos em excesso, para saber qual intensidade correta que se encaixa melhor ao seu perfil procure ajuda médica e profissional. Essas foram algumas respostas as perguntas mais frequentes sobre aneurisma. Caso permaneça alguma dúvida, envie para nós. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais Instagram e Facebook. Não deixe de realizar os seus exames em dia, para realizar o agendamento dos seus exames basta entrar em contato através do nosso telefone (13)3202-1990 ou através do formulário em nosso site. Baixe o MEGAPP! Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”. A Mega sempre pensando em você! 

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 14/05/2020