Ouça o conteúdo deste post! Dê play no áudio abaixo:

A Ressonância Magnética é um grande aliado na prevenção de doenças. Mas você sabe como é uma ressonância?

Vamos lá, a ressonância não usa radiação como o raio X ou a tomografia computadorizada, tanto que pode ser solicitada pelos médicos para realizar em gestantes após o primeiro trimestre para avaliar formação de fetos ou para avaliação de placenta.

Além disso, médicos de qualquer especialidade podem solicitar esse exame visto que seu nível de precisão é alto. A ressonância é capaz de analisar precisamente músculos, articulações, nervos, tecidos, órgãos e entre outras partes do corpo.

Ressonância Magnética e o auxílio no diagnóstico de dores na coluna

dor nas costas é uma dor que acomete a maior parte da população brasileira em algum momento da vida. Além do incômodo causado, essa enfermidade pode gerar e ou pode estar associada a outros quadros clínicos mais graves. Descobrir as causas é imprescindível para recuperar a qualidade de vida.

Os desconfortos mais comuns são na lombar e na cervical, região do pescoço. Nesse caso, um dos exames mais recomendados é a Ressonância Magnética. Possibilitando um diagnóstico preciso, o tratamento pode ser escolhido com maior facilidade e será mais eficaz. Porque muitas vezes não são apenas dores musculares ou somente locais, podem ser descobertas outras doenças a partir desse detalhamento.

Por isso, se a dor for persistente ou estiver associada a outros sintomas, como febre e vômitos, deve-se procurar um médico imediatamente para que ele recomende os exames necessários.

Curiosidades

A ressonância magnética e a claustrofobia

A claustrofobia é o medo de lugares fechados, mas é possível realizar esse exame sem dificuldades.

Nos exames de coluna lombar, o paciente não precisa ficar totalmente dentro da máquina. Mas se o seu exame for de coluna cervical, por exemplo em que há a necessidade de entrar totalmente na máquina, não se preocupe.

A Mega tem uma ressonância que a circunferência interna é mais ampla e o comprimento do túnel aberto na frente, e atrás é o mais curto que existe: 1,25 metro.

Além disso, os ambientes são climatizados, com músicas relaxantes e teto personalizado para garantir um maior conforto e comodidade.

O que impede e não impede você de fazer Ressonância?

Você provavelmente não poderá fazer Ressonância se tiver:

  • Marca passo, clip de aneurisma, implante ouvido;
  • Fixadores ortopédicos externos metálicos não removíveis;

Você pode fazer Ressonância sem nenhum problema se tiver:

  • DIU;
  • Fixadores externos de dente;
  • Gesso;
  • Implante auditivo externo;
  • Pinos e placas de titânio;
  • Port-o-cath
  • Stent.

 

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e caso permaneça alguma dúvida, enviei para as nossas redes sociais ou no email [email protected]

Nos vemos em breve.

Assista nosso video sobre ressonância Magnética

Mega Imagem

A clínica Mega Imagem é referência no diagnóstico por imagem na Baixada Santista.