exames

Ultrassom

Quer agendar este exame?

Clique aqui e vá direto para o portal de agendamento de exames. Se quiser, continue lendo esta página para saber mais sobre o exame!

Está precisando de ajuda?

Se você não tem certeza se este é o exame que você precisa, quer saber mais sobre a clínica ou qualquer outra dúvida, clique aqui para falar conosco!

Sobre o exame

Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.

Prático, acessível e sem nenhum efeito colateral, é amplamente utilizado no diagnóstico e acompanhamento de uma série de condições. Por ser inofensivo, o exame é usado principalmente em crianças e gestantes, seja como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos. Mas não só isso. O teste também é empregado para traçar uma primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins. Nas mulheres, o ultrassom transvaginal analisa o útero, ovários e colo uterino.

Suspeitas de infecções como a apendicite, doenças que afetam a tireoide e os vasos sanguíneos, cálculos na vesícula e nos rins também são detectados em poucos minutos. Há ainda a possibilidade de analisar o estrago de lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagem… Ufa!

Preparo necessário

Preparamos um documento que explica em detalhes como você deve se preparar previamente para cada um dos 47 tipos de ultrassom que fazemos!

É só clicar no botão abaixo e ler o PDF. Qualquer dúvida pode entrar em contato com a gente por aqui!

DOWNLOAD DOS PREPAROS

Dúvidas frequentes

A Mega esclarece as principais dúvidas dos pacientes relacionadas à este exame!

Como é feito o exame de ultrassonografia?

O exame consiste em fazer deslizar sobre a pele um pequeno aparelho chamado transdutor, que emite ondas sonoras de alta frequência, que são captadas de volta sob a forma de eco. Como cada órgão e estrutura tecidual têm uma densidade específica, os tempos de retorno dos ecos devolvidos por eles são diferentes e são traduzidos na tela, formando uma imagem captada por um computador.

A ultrassonografia é um exame seguro?

Sim, é um exame completamente seguro. E isso também vale para as gestantes e seus bebês.

É exigido algum preparo prévio antes da ultrassonografia?

Mesmo se tratando de um exame comum, em alguns casos é necessário preparo prévio, que é passado no ato do agendamento do exame pela nossa equipe.

Este exame causa dor?

É um exame não invasivo e indolor que fornece imagens dinâmicas em tempo real, sem o uso de radiação.

Existem contraindicações?

Não. Todos podem fazer este exame.

Agora é só agendar!

Você já entendeu tudo sobre o ultrassom! Só falta agendar seu exame: