Exame de imagem: 6 tipos essenciais para a mulher - Mega Imagem

Exame de imagem: 6 tipos essenciais para a mulher

Blog › Exame de imagem: 6 tipos essenciais para a mulher


Quando falamos em saúde da mulher, devemos pensar em um sentido amplo. O cuidado precisa começar a partir do momento em que ela tem a primeira menstruação. E não por praxe ou coisa do tipo, mas por questões de saúde devemos ter muita atenção. Quantas vezes ao ano você ou alguma mulher que você conhece vai ao ginecologista? Essa visita precisa ser frequente, já que nós mulheres precisamos acompanhar boa parte do funcionamento do corpo durante toda vida. Digo isso, pois temos os hormônios para controlar o que origina a famosa TPM (tensão pré menstrual), mas não só isso. Ao longo da vida, passamos por diversas fases e precisamos estar atentas a todas elas. Seja na primeira menstruação ou na pré-menopausa, momento em que nosso corpo desacelera naturalmente. Por isso, separei os 6 exames de imagem essenciais para a saúde da mulher em diversas fases da vida.

Exames de imagem

exame-de-imagem

Ultrassom de mamas

O ultrassom de mamas, é um exame não invasivo que utiliza um transdutor. O médico é responsável por avaliar através deste aparelho, onde vai deslizando pela pele, se há alguma anormalidade presente em nossas mamas. Quando há algum achado o médico irá indicar o que deve ser feito. Uma ressonância de mamas ou até mesmo a mamografia dependendo da idade, complementa este exame.

Ultrassom pélvico e transvaginal

O ultrassom pélvico ou o transvaginal ajuda a visualizar a vagina, útero, trompas e ovários. Este exame é feito para cuidar da saúde da mulher, mas também é o primeiro ultrassom feito na gestação.

Ultrassom de Abdômen total

O ultrassom de abdômen total é indicado para visualizar todos os órgãos como rins, fígado, vesícula e a bexiga. Neste exame o médico avalia todo abdômen e verifica se há algum tipo de anormalidade. A partir daí, ele encaminha outros exames complementares.

Ultrassom de tireoide

A glândula da tireoide fica localizada na parte anterior do pescoço. Portanto, ela é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Elas auxiliam nas funções de órgãos como o coração, cérebro e rins.

Mamografia

A mamografia é indicada para as mulheres acima dos 40 anos. Entretanto, aquelas que possuam histórico na família devem avisar seu ginecologista e iniciar antes a prevenção. A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas. Então, é feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Entretanto, ele pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações.

Densitometria

O exame utilizado hoje para verificar a quantidade de massa óssea é a densitometria óssea e corporal. Dessa forma, este exame avalia toda densidade óssea e porcentagem de massa tanto magra quanto gorda. Mas, você sabia que esse exame é indicado por conta do alto indice de osteoporose entre as mulheres? Isso mesmo, este exame acomete as mulheres que já entraram na menopausa. Por isso, a visita constante ao médico é necessária.
Saúde da mulher
Como citamos no início, a mulher passa por diversas fases durante a vida. Portanto, é extremamente necessário a visita ao médico a cada 6 meses ou quando sentir um desconforto. Por outro lado, há muitas possibilidades de tratamento quando há algum achado. Por fim, a prevenção é a melhor saída.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 23/03/2021