Densitometria óssea: importância para a saúde da mulher - Mega Imagem

Densitometria óssea: importância para a saúde da mulher

Blog › Densitometria óssea: importância para a saúde da mulher


Quando falamos em saúde da mulher, pensamos em todo o ciclo menstrual e as possíveis doenças que cercam este grupo. Mas, hoje iremos falar um pouco sobre a importância da densitometria óssea para a saúde da mulher. Vamos entender como é feito este exame e em qual fase da vida ele é solicitado.

Menopausa

A mulher em determinado período da vida, entre os 48 e 51 anos, passa pelo processo da conhecida menopausa. Uma fase natural em que os ovários param de produzir hormônios como estrogênio e progesterona, ou seja, a mulher para de menstruar.

Pré menopausa

Este é o momento onde a mulher começa a preparar seu corpo para deixar a fase fértil. Então, aqui começa a redução dos hormônios, próximo dos 40 anos, quando a mulher ainda menstrua e dura em média de 6 a 8 anos. Portanto, não há sintomas nessa fase somente na da perimenopausa.

Perimenopausa

Esta fase inicia-se na pré- menopausa e vai até o primeiro ano de pós-menopausa. Geralmente, é neste período que iniciam os sintomas como a irregularidade menstrual, os famosos calorões e insônia. Além das alterações de humor também.

Pós menopausa

A pós-menopausa tem início aproximadamente um ano após a última menstruação. Mas,  devemos prestar atenção, pois algumas doenças podem ter início neste período. As mais comuns são as doenças cardiovasculares e a osteoporose.

Osteoporose e saúde da mulher

Vimos que a menopausa é um fator indicativo de alerta para a saúde da mulher e é a partir desse momento que é necessário ter mais atenção com as visitas regulares ao médico. A osteoporose é uma doença que deve crescer até 2050, cerca de 32% entre as mulheres. Essa doença está relacionada com a perda de massa óssea, isso ocorre durante o envelhecimento. A fragilidade nos ossos das mulheres se dá pela falta de estrogênio, por isso tornam os ossos esponjosos. Portanto, é a maior causa das fraturas em idosos. Os locais mais afetados são a coluna, o punho e o colo do fêmur. Nesses casos o exame mais indicado é a densitometria óssea e corporal.

Densitometria óssea e corporal

osteoporose

O exame utilizado hoje para verificar a quantidade de massa óssea é a densitometria óssea e corporal. Este exame avalia toda densidade óssea e porcentagem de massa tanto magra quanto gorda. A avaliação é feita em um equipamento chamado densitômetro, através da absorção de raios-X de dupla energia chamado de DEXA ou DXA.

Indicação

As sociedades americanas National Osteoporosis Foundation (NOF) e North American Menopause Society (NAMS) recomendam a realização da densitometria óssea para: – Todas as mulheres com 65 anos ou mais, e nas que tenham doenças que causam perdas ósseas; – Nas mulheres na menopausa ou em transição, com 50 anos ou mais, que tiverem pelo menos os seguintes problemas: a. uma fratura após a menopausa ou após os 50 anos (exceto no crânio, face, tornozelo ou dedos); b. magreza ou IMC ≤ 21 kg/m2; c. pais com história de fratura no quadril; d. artrite reumatoide; e. fumantes atuais; f. ingestão excessiva de álcool (≥ três doses por dia) Este exame é rápido, feito em aproximadamente 10 minutos.

Sarcopenia

Conhecer os níveis de gordura corporal e massa muscular pode ser muito importante para descobrir em quais locais do corpo há estocagem destes elementos. O exame pode ser indicado para monitorar atletas ou pacientes que podem apresentar desequilíbrios nas massas gordurosas, magras ou ósseas, como anorexia, obesidade, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pacientes que receberam ou recebem quimioterapia, portadores de doenças crônicas. É possível avaliar suspeita de sarcopenia  que consiste na massa muscular abaixo dos níveis referenciais. No entanto, a sarcopenia não está ligada apenas ao envelhecimento. Algumas doenças como o câncer, processos infecciosos ou inflamatórios graves, traumatismos sérios, levam a uma perda de massa muscular acelerada. Por fim, aqui na Mega nós realizamos o exame de densitometria óssea e corporal. Não deixe de agendar o seu exame.

DENSITOMETRIA-OSSEA

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 18/03/2021