O que é o exame de Densitometria de Composição Corporal?

A Densitometria de Composição Corporal é realizada em um equipamento chamado densitômetro através da absorção de raios-X de dupla energia (DEXA ou DXA), que mede a densidade de massas magra (músculos), gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas (Figura 1). 

A radiação utilizada no exame é muito baixa, sendo muito inferior comparada aos exames radiológicos convencionais e inferior à dois dias de exposição à radiação natural (sol, equipamentos eletrônicos) presente no meio ambiente.

A Mega Imagem utiliza o equipamento GE Lunar Prodigy, o melhor aparelho a realização do exame, segundo as pesquisas.

 

Preparo necessário

  • No dia do exame, deve ser feito jejum de 6 horas. Para mensuração adequada da região abdominal e uma avaliação da composição corporal correta;
  • Não beber grandes quantidades de líquidos antes do exame, para mensuração adequada da massa magra;
  • Suspender medicações e suplementos com cálcio 24 horas antes do exame, para mensuração adequada da massa óssea;
  • Remover os possíveis objetos metálicos ao realizar o exame para não causar interferência (jóias, piercing, roupas com zíper ou botão);
  • Grávidas não podem realizar o exame, devido a efeitos nocivos de radiação ao feto;
  • Não ter recebido contraste de procedimentos radiológicos que podem afetar a mensuração da densidade corporal.

Como é feito o exame

Antes do exame, o peso e a altura do paciente são registrados. Após, é realizado um questionário ao paciente referente ao estado de saúde geral. Dessa forma, seguimos e  posicionamos o paciente na mesa do densitômetro.  O aparelho realiza um rápido escaneamento de aproximadamente 10 minutos. 

É importante ressaltar que o aparelho não é fechado. Podemos ver na imagem a seguir:

Por que fazer o exame de densitometria

Conhecer os níveis de gordura corporal e massa muscular pode ser muito importante para descobrir em quais locais do corpo há estocagem destes elementos.

O exame pode ser indicado para monitorar atletas ou pacientes que podem apresentar desequilíbrios nas massas gordurosas, magras ou ósseas, como anorexia, obesidade, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pacientes que receberam ou recebem quimioterapia, portadores de doenças crônicas.

 É possível avaliar suspeita de sarcopenia (massa muscular abaixo dos níveis referenciais), lipodistrofias (aumento ou redução de massa gordurosa). 

Além disso, a densitometria de composição corporal pode prever o risco de alterações cardiovasculares através das informações obtidas de porcentagem de gordura em tronco, abdômen e cintura. 

As figuras abaixo mostram os efeitos do exercício físico sobre a massa muscular e gordurosa em um paciente que realizou o exame para o acompanhamento:

 

Qual a diferença do exame de Densitometria para o exame de Bioimpedância?

Enquanto a Densitometria utiliza radiação para avaliar os níveis da composição corporal, a Bioimpedância calcula a água corporal total para estimar a massa corporal magra e gordura corporal. 

Apesar da Bioimpedância estimar a porcentagem de gordura em indivíduos com massa gordurosa normal, a técnica pode superestimar o percentual em indivíduos que estão abaixo do peso e subestimar em indivíduos com obesidade.

Qual a diferença entre densitometria óssea e densitometria corporal?

A densitometria óssea é utilizada para avaliar se houve perda de massa óssea ou se o paciente encontra-se com osteopenia, que é a perda sutil de massa óssea. Ou até mesmo para o diagnóstico da  osteoporose, que nada mais é que o aumento dos poros no osso, deixando mais suscetível a fraturas.

Já a densitometria de composição corporal quantifica massa de gordura, massa óssea total e massa magra. Cada exame possui um direcionamento e finalidade. Por isso, é importante seguir as orientações e solicitações de seu médico.

Portanto, através da avaliação do estado nutricional e/ou efeitos do exercício físico, o exame  de densitometria  de composição corporal pode auxiliar em tratamentos para manter uma vida saudável.

Já acompanha as nossas redes sociais? Não deixe de acessar nosso Instagram e Facebook.

Espero que tenha gostado desse artigo, até breve.

Mega Imagem

A clínica Mega Imagem é referência no diagnóstico por imagem na Baixada Santista.