5 enigmas sobre o cérebro humano - Mega Imagem

5 enigmas sobre o cérebro humano

Blog › 5 enigmas sobre o cérebro humano


O cérebro humano continua sendo um órgão incrível e que é estudado pelos cientistas do mundo todo. Já falamos sobre como o cérebro humano é especial e hoje trouxemos alguns enigmas sobre ele. O cérebro representa cerca de 2% do nosso corpo. E ainda assim, consome 20% do oxigênio e também cerca de 25% da energia de todo corpo. Isso prova a sua importância. Os neurônios presentes no corpo humano, são mais de 100 milhões, que só podem ser vistos através de microscópio. E talvez a má notícia é que eles não são capazes de se reproduzir. Mas a mente humana é tão complexa, que existem enigmas que ainda não foram descobertos pelos cientistas. Veremos a seguir:

Os segredos da memória

Sempre que aprendemos alguma coisa nova, o cérebro sofre uma modificação. Ainda não se sabe como são exatamente essas mudanças e nem suas consequências. Mas, o que sabemos é que nossa mente ativa diferentes tipos de memórias. O que a gente sabe é que existe a memória de longo e curto prazo. Ainda temos uma memória não declarativa, que são as ações, como nadar, andar de bicicleta. E também a declarativa, que nada mais são que os dados exatos. O que os cientistas acham é que há um elemento em comum, mas não se sabe o nível molecular. Também não conseguiram entender como as memórias de modificam ou se apagam para sempre.

As emoções no cérebro

Ainda não se sabe, sob o ponto de vista neurológico, o que são de fato as emoções. O que entende-se é que há estados cerebrais que são atribuídos a um valor e a partir disso ele gera um plano de ação. No entanto, as emoções estão ligadas com o nosso físico. Sentimos o coração acelerar, a temperatura do corpo muda. Ainda não descobrimos o funcionamento detalhado desses processos.

Inteligência e o cérebro

Ainda não encontramos estudos que definam esta capacidade humana. O que sabemos é que há estudos que dizem que a nossa inteligência possui relação com a memória de trabalho, entretanto não comprovam de fato um esquema que defina essa capacidade. O que se sabe é que esses fenômenos acontecem em diferentes áreas do cérebro e com mecanismos de pensamento. Mas ainda assim, continua sendo um enigma.

Sono e os sonhos

Quando pensamos em sono, associamos ao descanso do corpo e da mente. Entretanto, cientistas descobriram que o nosso cérebro fica muito mais ativo durante o sono e se não mais que quando estamos acordados. Ainda assim, não sabemos definitivamente por que dormimos e sonhamos. Acredita-se que quando dormimos, nossa mente facilita a resolução dos problemas e ajuda a fixar os conhecimentos na memória, ajudando

Fenômenos temporais

O nosso cérebro possui algumas dificuldades para processar mais de um fato de forma simultânea. O que podemos entender é que o cérebro não consegue distinguir que não aconteceram na mesma velocidade. Algo que, por exemplo, pode dar lugar à dislexia e a quedas nos idosos. Não se sabe a razão disso ocorrer. E mesmo que estejamos muito avançados na neurologia, são estes e demais enigmas que ainda precisamos resolver sobre o cérebro humano. Possuímos a extraordinária tarefa de se autoconhecer Trouxemos um vídeo do TED, onde o neurocientista Donald Hoffman fala sobre como criamos a realidade. Um vídeo muito bom, que nos leva a uma viagem na mente humana. Já acompanha a MEGA nas redes sociais? Não deixe de acessar nosso Instagram  e Facebook. Espero que tenha gostado desse artigo, até breve.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 21/01/2021