Angiotomografia coronariana: por que fazer este exame? - Mega Imagem

Angiotomografia coronariana: por que fazer este exame?

Blog › Angiotomografia coronariana: por que fazer este exame?


Angiotomografia coronariana, você sabe o que é? Para entendê-la precisamos pontuar primeiramente o que são os exames de Tomografia.

A tomografia computadorizada (TC) é um exame de diagnóstico usado para criar imagens detalhadas de órgãos internos, como ossos, pulmão, coração, fígado, rim, cérebro e vasos sanguíneos, entre outros.

É rápida, indolor, não invasiva e precisa!

O tomógrafo é uma máquina grande, em forma de tubo, aberta, e somente onde será feito o exame localiza-se o arco.

O paciente pode usar roupas confortáveis como roupas de ginástica.

Objetos de metal, incluindo joias, piercing, sutiãs com arames metálicos, óculos e grampos de cabelo, podem afetar as imagens do exame.

Neste sentindo, antes de iniciá-lo devem ser retirados.

O paciente também pode ser orientado a remover aparelhos auditivos e odontológicos.

Caso a paciente esteja  grávida ou com suspeita de gravidez, é importante informar ao médico solicitante e ao técnico que realizará o exame. Isso se deve porque a radiação que o tomógrafo produz pode interferir na formação do bebê.

Atualmente existem diversos tipos de aparelhos de tomografia e dentre eles destaca-se a tomografia de coração e a angiotomografia coronariana. Entenda então as diferenças entre eles.

Tomografia de coração

A tomografia de coração é o exame adequado para avaliação dos vasos sanguíneos  e a presença de placas calcificadas.

Quando há acúmulo de gordura e outras substâncias nestes vasos, obstruindo-os, podendo estreitar as artérias ou até fechar o fluxo sanguíneo para o coração.

O resultado disso? Dores fortes no peito, aumentando o risco de se ter ataques cardíacos (infarto). A quantidade de calcificação pode ajudar a prever a probabilidade de infarto do miocárdio (um músculo do coração responsável pelo seu movimento involuntário), que promove a circulação sanguínea.

Além disso, a tomografia de coração auxilia o médico a decidir se o paciente precisa tomar um medicamento preventivo, ou de outras medidas, como inserção de dieta alimentar, exercícios, controle de peso, colesterol, diabetes e hipertensão, visando a redução do risco de um ataque cardíaco.

Nenhuma preparação especial é necessária antes do exame de TC cardíaco com escore de cálcio.

Angiotomografia coronariana

A angiotomografia coronariana é o exame ideal para investigar e avaliar doenças dos vasos sanguíneos como aneurismas ou bloqueios em várias regiões do corpo, inclusive o coração.

Este exame ajuda a determinar se o acúmulo de placas/gorduras estreitou as artérias coronárias e qual é o grau de bloqueio do fluxo sanguíneo.

Os pacientes submetidos a angiotomografia coronariana, recebem um material de contraste contendo iodo através de uma injeção intravenosa, para garantir as melhores imagens possíveis dos vasos cardíacos.

Como qualquer tomografia, a angiotomografia coronariana  é rápida e simples.

É menos sensível ao movimento do paciente do que a Ressonância Magnética e pode ser utilizada em pacientes com qualquer tipo de dispositivo implantado, como marcapasso, válvulas, próteses metálicas e fios metálicos.

Para a realização do exame o ideal é que o batimento cardíaco esteja em torno de 60 batimentos por minuto.

Dicas para um coração saudável

1. Faça exercícios: O hábito de se praticar exercícios físicos vai além da estética de um corpo perfeito, mas também ajudam a afastar doenças cardiovasculares.

2. Tenha um sono reparador: Indivíduos hipertensos tendem a sofrer de apneia obstrutiva do sono, que pode levar a uma maior variabilidade da pressão arterial.

3. Fique atento ao peso: O excesso de peso contribui e muito para diversas doenças que são associadas a obesidade ou mesmo ao sobrepeso, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

4. Controle a pressão arterial: A aferição da pressão arterial com regularidade, confirmando se esta encontra-se na faixa de 12 por 6. A hipertensão arterial aumenta o risco de derrame, infarto, insuficiência cardíaca.

5. Tenha uma alimentação equilibrada: Dê sempre preferência para uma dieta rica em frutas, fibras e vegetais. Açúcar, sal e gordura em excesso são prejudiciais ao coração.

6. Fique de olho no colesterol: O colesterol ruim, presente na circulação sanguínea e que pode entupir vasos, é resultado de uma dieta rica em alimentos com gorduras saturada e trans. Prefira uma alimentação saudável.

7. Controle a glicose: Evite alimentos preparados com farinha branca, não fique muito tempo sem se alimentar, nem coma em excesso.

Ao invés disso, troque os doces depois da refeição por  uma fruta da estação. Ela provavelmente estará fresquinha e deliciosa!

8. Combata o estresse: O estresse libera hormônios que influenciam nos índices de colesterol e de hipertensão, podendo agravar problemas cardíacos.

9. Faça check-ups regulares: Não deixe de consultar seu médico e de fazer exames para monitorar sua saúde.

Além dessas nove dicas, você não pode se esquecer, é claro, de que o hábito de fumar é extremamente nocivo ao corpo inteiro, especialmente ao coração.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 27/02/2020