Hoje nós vamos conversar sobre uma doença crônica, silenciosa, que atinge mulheres e homens de todas as faixas etárias no mundo: a hipertensão, mais conhecida como pressão alta.

A pressão alta, conhecida como hipertensão, se caracteriza pelo nível elevado da pressão sanguínea nas artérias, fazendo com que o coração tenha que fazer um maior esforço para que o sangue seja distribuído ao longo de todo o nosso corpo. Uma pessoa hipertensa quando medida a sua pressão arterial apresenta em repouso valores iguais ou acima de 14 por 9 (140/90 mmHg). 

É uma doença silenciosa, que se não tratada corretamente, pode causar danos irreversíveis à nossa saúde. Segundo a American Heart Association, metade dos adultos norte americanos tem pressão alta e quase metade deles não tem controle adequado.

Riscos da Hipertensão

A hipertensão não controlada traz diversos riscos a nossa saúde, como a ocorrência de infartos, acidentes vasculares cerebrais (derrames cerebrais ), insuficiência cardíaca, insuficiência renal , entre outras consequências. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico e o tratamento adequado.

Na maioria dos casos a pressão alta é hereditária ou genética, ou pode estar relacionada com distúrbios da tireoide e doenças crônicas renais.

Entretanto, diversos fatores influenciam no aumento da nossa pressão arterial e está relacionado ao nosso hábito diário:

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Diabetes Mellitus;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Aumento da ingestão de sódio;
  • Baixa ingestão de potássio;
  • Dentre outros.

E com isso, conforme a nossa pressão vai aumentando, aumenta-se o risco de doença cardiovascular. O risco de se desenvolver a pressão alta aumenta dramaticamente com aumento da idade e  possui uma maior incidência em afrodescendentes, asiáticos e hispânicos. 

Em crianças que tem obesidade a chance de ter hipertensão na vida adulta aumenta. Partos prematuros e baixo peso ao nascimento também podem aumentar os riscos de hipertensão na vida adulta.

Sintomas da Hipertensão

Embora seja uma doença silenciosa, os sintomas mais comuns da hipertensão são :

  • dores de cabeça;
  • mal estar;
  • cansaço;
  • dor no peito;
  • visão turva;
  • tonturas;
  • zumbido no ouvido.

Estes sintomas aparecem principalmente quando a pressão se eleva muito e pode ficar camuflado com outras doenças. É importante ficarmos atentos.

Diagnóstico

Os parâmetros para se considerar o diagnóstico de hipertensão varia entre os estudos. Alguns consideram hipertensão a medida em uma só consulta e alguns consideram a hipertensão se as medidas forem comprovadas em mais do que 2 consultas como se recomendam as diretrizes.

Existem casos em que o paciente fica mais ansioso por estar diante de um profissional da saúde e apresenta aumento dos níveis pressóricos. Por isso, consideramos importante uma segunda medição.

Caso o monitoramento da pressão arterial não seja no consultório, é necessário averiguar se o equipamento está calibrado de acordo com as normas, para que não ocorram erros de medição e consequentemente não haja prejuízos a sua saúde.

O ministério da saúde recomenda que pessoas acima de 20 anos devem medir a sua pressão ao menos uma vez no ano. Agora, caso tenha na família histórico de pressão alta, recomenda-se medir no mínimo duas vezes no ano.

Mega Ações

A família Mega Imagem se preocupa com a comunidade em que está inserida e busca orientar quanto a prevenção e conscientização. Por isso, mensalmente costumamos realizar ações de saúde com a população, com aferição de pressão e teste de glicemia, em locais e dias definidos previamente e divulgados através das nossas redes sociais. Acompanhe-nos.

Mega Imagem

A clínica Mega Imagem é referência no diagnóstico por imagem na Baixada Santista.