Hipertensão: causas, sintomas e diagnóstico - Mega Imagem

Hipertensão: causas, sintomas e diagnóstico

Blog › Hipertensão: causas, sintomas e diagnóstico


Hoje nós vamos conversar sobre uma doença crônica, silenciosa, que atinge mulheres e homens de todas as faixas etárias no mundo: a hipertensão, mais conhecida como pressão alta. A pressão alta, conhecida como hipertensão, se caracteriza pelo nível elevado da pressão sanguínea nas artérias, fazendo com que o coração tenha que fazer um maior esforço para que o sangue seja distribuído ao longo de todo o nosso corpo. Uma pessoa hipertensa quando medida a sua pressão arterial apresenta em repouso valores iguais ou acima de 14 por 9 (140/90 mmHg).  É uma doença silenciosa, que se não tratada corretamente, pode causar danos irreversíveis à nossa saúde. Segundo a American Heart Association, metade dos adultos norte americanos tem pressão alta e quase metade deles não tem controle adequado.

Riscos da Hipertensão

A hipertensão não controlada traz diversos riscos a nossa saúde, como a ocorrência de infartos, acidentes vasculares cerebrais (derrames cerebrais ), insuficiência cardíaca, insuficiência renal , entre outras consequências. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico e o tratamento adequado. Na maioria dos casos a pressão alta é hereditária ou genética, ou pode estar relacionada com distúrbios da tireoide e doenças crônicas renais. Entretanto, diversos fatores influenciam no aumento da nossa pressão arterial e está relacionado ao nosso hábito diário:
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Diabetes Mellitus;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Aumento da ingestão de sódio;
  • Baixa ingestão de potássio;
  • Dentre outros.
E com isso, conforme a nossa pressão vai aumentando, aumenta-se o risco de doença cardiovascular. O risco de se desenvolver a pressão alta aumenta dramaticamente com aumento da idade e  possui uma maior incidência em afrodescendentes, asiáticos e hispânicos.  Em crianças que tem obesidade a chance de ter pressão alta na vida adulta aumenta. Partos prematuros e baixo peso ao nascimento também podem aumentar os riscos de hipertensão na vida adulta.

Sintomas de Hipertensão

Embora seja uma doença silenciosa, os sintomas mais comuns são:
  • dores de cabeça;
  • mal estar;
  • cansaço;
  • dor no peito;
  • visão turva;
  • tonturas;
  • zumbido no ouvido.
Estes sintomas aparecem principalmente quando a pressão se eleva muito e pode ficar camuflado com outras doenças. É importante ficarmos atentos.

Diagnóstico

Os parâmetros para se considerar o diagnóstico de pressão arterial alta varia entre os estudos. Alguns consideram hipertensão a medida em uma só consulta e alguns consideram se as medidas forem comprovadas em mais do que 2 consultas como se recomendam as diretrizes. Existem casos em que o paciente fica mais ansioso por estar diante de um profissional da saúde e apresenta aumento dos níveis pressóricos. Por isso, consideramos importante uma segunda medição. Caso o monitoramento da pressão arterial não seja no consultório, é necessário averiguar se o equipamento está calibrado de acordo com as normas, para que não ocorram erros de medição e consequentemente não haja prejuízos a sua saúde. Além disso, o ministério da saúde recomenda que pessoas acima de 20 anos devem medir a sua pressão ao menos uma vez no ano. Agora, caso tenha na família histórico de pressão alta, recomenda-se medir no mínimo duas vezes no ano.

Tratamento

Já vimos que boa parte dos problemas que causam a pressão alta, são problemas fáceis de solucionar. Um deles é a mudança nos hábitos alimentares, manter uma dieta equilibrada e evitar o consumo excessivo de açúcares e gorduras podem salvar a vida do hipertenso. Além disso, manter uma rotina de atividades físicas também contribui para o controle da doença. Inicie com uma caminhada de 30 minutos por dia e vá aos poucos aumentando a intensidade de exercícios. Junto desses aliados, deixar de fumar também está entre as boas práticas para manter a pressão controlada. Depois de seguir todas essas dicas, por último e não menos importante, consulte seu cardiologista. Ele é o responsável por te instruir dos exames que devem ser realizados e todos os hábitos que deve melhorar para controlar a pressão.

Mega Ações

A família Mega Imagem se preocupa com a comunidade em que está inserida e busca orientar quanto a prevenção e conscientização. Por isso, mensalmente costumamos realizar ações de saúde com a população, com aferição de pressão e teste de glicemia, em locais e dias definidos previamente e divulgados através das nossas redes sociais. Acompanhe-nos.

Agende seus exames aqui na MEGA. Baixe o MEGAPP! Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”. A Mega sempre pensando em você! 

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 07/04/2020