A importância do exercício físico - Mega Imagem

A importância do exercício físico

Blog › A importância do exercício físico


Você conhece a importância do exercício físico? A prática regular de exercícios físicos envolve muito mais do que estética. Ela contribui para o bem-estar físico, saúde mental, bom funcionamento do coração, circulação sanguínea, da respiração e até mesmo dos hormônios. Mesmo sabendo disso, nem sempre é fácil conseguir tempo ou mesmo motivação para manter uma prática regular de exercícios físicos, ao menos 3 vezes na semana.  A princípio, preparamos esse texto que além de falar da importância da prática de exercícios físicos, também trará algumas dicas de como se motivar a realizá-los.  Porém, apresentaremos outros materiais que irão motivá-lo a continuar buscando uma vida mais saudável. Vamos lá?

A importância do exercício físico

Estudiosos apontam que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de desenvolver problemas mentais do que indivíduos sedentários. Além disso, a atividade é repleta de  efeitos benéficos na prevenção e tratamento da pressão alta, atua na prevenção de doenças cardiovasculares , ajuda a reduzir o estresse, atua no combate à elevação do colesterol, da diabetes e da obesidade. Fazer exercício físico também é excelente a nível psicológico, tendo inclusive um efeito antidepressivo. Algumas pesquisas já comprovaram que reduz a ansiedade, diminui o stress e também aumenta a autoconfiança. Portanto, os exercícios físicos podem ser praticados por indivíduos de diversas idades, uma vez que até mesmo a caminhada, que é uma atividade mais leve de ser praticada, traz melhorias não somente estéticas, como de condicionamento para o praticante. Além disso, quando torna-se um hábito é muito mais fácil para praticar e acaba se tornando um estilo de vida.

Como se preparar para a conscientização da importância do exercício físico?

De antemão, antes da prática de qualquer atividade física, é essencial consultar um médico e realizar exames laboratoriais que confirmem que o indivíduo esteja apto para praticar exercícios. Não havendo risco algum para a saúde do praticante basta iniciar! Qualquer hábito novo requer tempo.  Ainda sim, estudos mostram que o cérebro esta mais disposto a assimilar as mudanças no período da manhã, isso porque ele encontra-se descansado. Iniciar qualquer tipo de exercício físico demanda comprometimento.  Antes de mais nada precisamos ter em mente que nosso condicionamento físico não é o mesmo que o de alguém que realiza periodicamente e respeitar nossos limites é fundamental. Podemos encontrar diversos tipos de exercícios: exercício aeróbico, yoga, crossfit, musculação e até mesmo esportes.   

Atingindo bons resultados com a prática de exercícios físicos

Para se conseguir resultados expressivos da prática de exercícios físicos é muito importante manter uma alimentação balanceada. Adotar uma grande variedade de alimentos é muito importante. Além disso, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.  Primeiramente, pense em incluir o consumo de frutas, hortaliças, cereais integrais, proteínas (carne, frango, peixe, ovo, leite, queijos e iogurtes) e alimentos ricos em gorduras boas (castanhas, nozes, peixes, azeite) e baixo consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras. Manter uma dieta equilibrada, deve estar em seu radar para contribuir para os resultados positivos dos exercícios para o organismo.

Como se motivar na prática de exercício físico?

A prática de exercícios físicos pode ser tornar agradável e não precisam ser tediosa. Algumas combinações podem tornar a prática de exercícios bem mais prazerosas do que se imagina. Além das dicas a seguir, você também pode acessar nosso artigo com mais dicas. 

Encontre uma modalidade que você sinta prazer em realizar:

Quantas vezes vemos pessoas começando academia ou corrida e não conseguindo dar continuidade aquela modalidade por mais de um mês? Antes de mais nada, encontre uma atividade que você goste de praticar, para que não seja apenas uma obrigação.  Neste meio tempo, esse hábito vai tornando-se aliado no seu dia-a-dia e trazendo prazer durante a sua prática.

Procure se exercitar com um amigo:

Com a correria do dia-a-dia é comum alguns dias bater aquele desânimo e falta de vontade de se exercitar, mas quando você tem um amigo junto para dar aquela forcinha as coisas ficam mais fáceis, não é mesmo?

Realize atividades em grupo:

Participar de um grupo pode ser muito benéfico na motivação do indivíduo. Além de se fazer novas amizades, têm-se uma dose de ânimo extra quando você não se vê sozinho praticando determinada modalidade.
  • Trace uma meta: com um objetivo claro fica mais fácil manter o foco na prática de exercícios. Estabeleça onde você quer chegar e se empenhe para atingir o seu objetivo;

  • Lembre-se da sensação pós-treino: nada melhor do que finalizar um treino e se sentir bem por ter concluído aquela etapa, sempre tem aquela parte do corpo que queremos definir. Foque, mentalize e imagine o resultado.

  • Saiba sua condição corpórea atual. Um fator importante é saber sua condição corpórea atual. Para isso, fazer um exame de  Densitometria Corporal  é muito importante. Você pode medir qual sua condição atual e traçar um objetivo com acompanhamento mensal de suas medidas.
exercícios-fisicos Por fim, podemos esquecer que junto dos exercícios físicos, está caminhando em conjunto, uma boa alimentação. Por isso, não deixe de dar essa atenção para o seu corpo, as vezes é até necessário uma reeducação alimentar. Esperamos que essas dicas e informações contribuam a sua melhoria de vida fazendo a prática de exercícios uma realidade prazerosa do seu dia-a-dia.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 10/07/2019