9 principais sintomas de pressão alta - Mega Imagem

9 principais sintomas de pressão alta

Blog › 9 principais sintomas de pressão alta


A pressão alta, também chamada de Hipertensão, está entre as doenças que mais atingem a população mundial. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. Ela está entre as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e é uma doença silenciosa. Os níveis normais de pressão são considerados até 14 por 9 (140/90 mmHg), acima disso já indica a pressão alta. 

Sinais e sintomas da pressão alta

Por isso, trouxemos algumas dicas de como identificar seus sinais e sintomas.
  • Dor de cabeça
A dor de cabeça pode ser considerada um sinal da doença. Mas, estar com uma dor de cabeça constante, não necessariamente indica que a pressão esteja alta. Por ser um sinal comum a outras doenças, é necessário fazer uma investigação para entender de onde vem a dor de fato. pressao-alta
  • Tonturas
As tonturas também podem ser um sinal. A medida que a pressão sobe, é natural sentir-se um pouco tonto, já que ela afeta diretamente a oxigenação.
  • Dor no peito
A dor no peito é um dos sintomas mais comuns, quando falamos em hipertensão. Mas, assim como a dor de cabeça, é preciso observar para entender se a dor possui intensidade alta, sua duração e se esta atrelada em mais sinais. Alguns sintomas comuns atrelados são a palidez, tremor, sudorese e sensação de desmaio.
  • Sangramento nasal
O sangramento nasal está entre os sintomas também. Acontece geralmente quando a pressão sobre e aumenta a oxigenação no cérebro. As veias como são muito finas, podem se romper facilmente, causando o sangramento.
  • Dor na nuca
A dor na nuca é um sintoma também bem característico da hipertensão. Geralmente as dores são locais, com intensidade média e alta.
  • Zumbido no ouvido
Se houver bloqueio da circulação dentro do ouvido interno, pode acontecer o zumbido.
  • Palpitações
As arritmias ou coração disparado, são denominadas as palpitações. Isso indica um maior esforço do músculo cardíaco, onde é necessário uma maior pressão para bombear o sangue.
  • Visão turva
A visão turva pode acontecer quando a pressão estiver alta. O que precisa ter atenção, é se esse sintoma virá acompanhado de outros.
  • Enjoo
As vezes os enjoos e náuseas também pode surgir no momento de crise. É preciso estar atento.

Você sabe a diferença da pressão alta para a pressão baixa?

Os sintomas da pressão alta e da baixa podem ser confundidos, por isso vamos explicar a diferença entre elas. A tontura e fraqueza, por exemplo, são sinais em comum das duas pressões. Mas como fazemos para diferenciar? É necessário prestar atenção aos demais sintomas e analisar o quadro geral do paciente. A pressão é considerada baixa quando os níveis estão abaixo de 10 por 6 (100/60) mmHg. Alguns sintomas comuns são tontura, visão turva, sensação de desmaio entre outros bem parecidos com a hipertensão. Muitas pessoas cometem o erro de dar sal ou açúcar para uma pessoa que está passando mal por conta de algumas das pressões, seja ela a hipotensão ou hipertensão. E a maneira mais correta de ajudar, quando não se tem certeza do quadro clínico da pessoa, é procurar por ajuda médica para sejam prestados os primeiros socorros. É muito perigoso oferecer o sal ou açúcar, pois isso pode piorar os sintomas.

Tratamentos

O tratamento mais comum para o controle da hipertensão é a alimentação, rotina de exercícios físicos e em casos em que a pressão não se controla apenas com esses hábitos, a medicação.

Hábitos de vida

A mudança nos hábitos de vida são necessárias para ajudar no combate de doenças como a hipertensão. E quando falamos nesses hábitos, falamos em uma mudança radical de estilo de vida, com a mudança na alimentação e também na prática de exercícios físicos. Na alimentação o recomendado é diminuir o consumo de sódio, trazendo os temperos naturais a nosso favor, por exemplo. Além do consumo de frutas, verduras, legumes, fibras e bastante água. O mais indicado é consultar uma nutriconista para que haja a avaliação da alimentação como um todo e que se recomende um cardápio ideal a se seguir, lembrando que não é necessário seguir uma dieta, somente alimentar-se de maneira saudável já muda muito o mindset (pensamento) de cada indivíduo. A prática regular de exercícios físicos, também não precisa ser levado como algo extremamente ruim e chato de se fazer. Mas, você não precisa realizar musculação, por exemplo, há muitas outras atividades que pode ser consideradas uma atividade física. Caminhadas, corridas, dança, lutas, todas essas são atividades que podem ter o poder de te auxiliar nesse processo de mudança de hábitos. Portanto, escolha uma atividade que você mais se identifica e comece ao menos duas vezes na semana o seu treino, e claro, sempre com a ajuda de um profissional habilitado para não se machucar e fazer esforços demais. pressao-alta-exercicio

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 25/05/2022