Muitos dos casos mais severos são diagnosticados após uma pneumonia. O diagnóstico ocorre quando o médico analisa todos os sintomas e os resultados de exames de imagem, como uma radiografia, por exemplo.
A baixa oxigenação do sangue é um dos principais sintomas da doença. Por isso, é preciso se atentar a todos os sinais e procurar ajuda médica o quanto antes.
Mas o que diferencia um caso agudo de um crônico é o tempo de duração e o período necessário para o tratamento. Entenda:
Outro ponto importante é que, em algumas situações, as doenças podem ser contagiosas.
Vale destacar que um paciente com um caso agudo pode apresentar uma evolução para uma complicação crônica, mas isso depende de seu estado clínico.
No caso de bebês e crianças, os sinais ainda podem ser completados pela perda do apetite, apatia e desidratação.
O médico faz uma avaliação ampla sobre os possíveis fatores de risco, doenças pré-existentes, hábitos de vida, histórico vacinal, entre outros.Além disso, em alguns casos, pode ser preciso realizar exames complementares.
Além disso, o profissional da saúde pode indicar um hemograma para identificar os níveis de proteína C reativa. Para complementar, pode ser necessária a realização de exames moleculares, como o PCR, que ajuda a identificar infecções respiratórias, como: tuberculose, gripe, covid-19 etc.
A ideia é que todos esses exames contribuam para entender qual é o agente causador da doença e, consequentemente, da síndrome respiratória aguda grave.
Como se trata de casos graves, pode ser necessário que o paciente receba oxigênio com aparelhos, como máscaras, por exemplo, ou até mesmo a intubação.
Medicamentos antivirais, antibióticos e fisioterapia respiratória também são indicações comuns. Por fim, quando os pulmões não conseguem trazer oxigênio, o paciente precisa passar por cuidados intensivos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Algumas dessas doenças podem gerar uma síndrome respiratória aguda grave, também conhecida como SRAG. Por essa razão, é imprescindível se atentar a todos os sintomas e procurar ajuda médica logo que eles surgirem.
Vale ressaltar que a duração é variável, a depender da resposta ao tratamento.
Gostou deste artigo? Acesse nosso blog e leia sobre a pneumonite e seus principais sintomas.
Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!
Agende seus exames on-line, clique aqui!
Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.
Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: Facebook, Youtube Instagram, Linkedin.