Tomografia de tórax e desconforto respiratório - Mega Imagem

Tomografia de tórax e desconforto respiratório

Blog › Tomografia de tórax e desconforto respiratório


Você sabia que a tomografia de tórax  auxilia os médicos a identificarem as causas dos desconfortos respiratórios? Sim, o desconforto respiratório é a sensação de falta de ar, cansaço e/ou fadiga excessiva para atividades habituais. Estes sintomas podem vir  acompanhado de:
  • respiração rápida;
  • confusão mental;
  • sonolência.

Evolução do quadro

Este é  um quadro que pode se agravar rapidamente, em horas, dias ou meses  dependendo da causa, trazendo risco de vida. Isto acontece devido à respiração ser responsável por fornecer oxigênio ao organismo, uma vez que ela o combustível com o qual as células de nosso corpo. Diante destes sintomas recomendamos procurar atendimento, para que o médico identifique sinais de fadiga respiratória pelo exame físico e também exames de imagem, como a tomografia de tórax. Além disso, por meio do exame  físico é possível identificar as causas desta patologia, como, por exemplo, o broncoespasmo (comumente conhecido como chiados), que acontecem devido a um estreitamento (fechamento dos brônquios). Outra possível causa é a asma, embora muitas infecções (principalmente as virais), causem esse tipo de reação.

A importância da Tomografia de Tórax

Neste sentido a realização da  tomografia de tórax é imprescindível! Pois, através dela verificamos se há sinais de infecção, que por serem sutis, via Raio-X não são identificadas. Quando notamos (por meio do exame) que alguma parte do pulmão não esta ventilando de forma habitual, a tomografia de tórax  pode  estabelecer se isto é uma obstrução da ventilação, por tumor ou inflamação. Neste sentido, o exame acaba permitindo  que se distingue estas condições, favorecendo uma identificação das extensões afetadas, facilitando a identificação do melhor tratamento a seguir.

O Covid-19 e a tomografia de tórax

Nesta época de pandemia de Covid-19, ressalta-se o papel da tomografia de tórax, para os casos de desconforto respiratório, principalmente quando os exames de PCR e testes sorológicos demoram para ficar prontos. Por meio da tomografia de tórax identificamos um padrão de alterações suspeitas ou mesmo típica para esta doença, o que já é suficiente para orientar o isolamento. Além disso, é possível também quantificar extensão do acometimento pulmonar, deixando como alerta um monitoramento mais cuidadoso dos sintomas. Assim, o paciente pode procurar rapidamente atendimento hospitalar em caso de piora para receber suplementação de oxigênio.

Sintomas adicionais

Além disso, outra causa de  desconforto respiratório acontece  pelo acúmulo de líquido no espaço pleural (que separa o pulmão da parede do tórax), conhecido como derrame pleural. Com a utilização da tomografia de tórax, temos como diferenciar de forma conclusiva as possíveis doenças relacionadas. Além disso, podemos mensurar a quantidade de líquido, auxiliando a definir a necessidade de uma possível drenagem (causado pelo rompimento de bolhas nos pulmões) Portanto, a diversidade de doenças relacionadas ao desconforto respiratório demandam diversos tratamentos. Assim, consideramos a tomografia de tórax como exame fundamental para estabelecer a causa da doença e definir com precisão o diagnóstico. Neste sentindo, podendo  inclusive  caracterizar a extensão do acometimento do pulmão e possíveis complicações.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Kelma Yaly em 16/09/2020