Ouça o conteúdo deste post! Dê play no áudio abaixo:
A síndrome metabólica representa um grupo de alterações no metabolismo do corpo humano. Antes de mais nada, é importante entender que estas alterações incluem hipertensão, obesidade abdominal, resistência a insulina, alterações no nível de gordura do sangue que está altamente associada a diabetes e doença cardiovascular. Neste sentido, a síndrome metabólica nada mais é que a resistência à ação da insulina - hormônio responsável pelo metabolismo da glicose - daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Desta forma, a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue.
Além das estratégias mencionadas, existem alimentos que podem ajudar a diminuir o processo inflamatório associado à síndrome metabólica. Incluir esses alimentos em uma dieta equilibrada pode ser benéfico.
lguns exemplos incluem açafrão, alho, canela, bergamota, resveratrol (presente em uvas e nozes) e quercetina (presente em cebolas e alguns chás).
É importante lembrar que esses alimentos não são milagrosos, mas quando combinados com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, podem aumentar as chances de melhora.
Veja esse conteúdo preparado pela Dra Nancy Gasparini:
Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!
Agende seus exames on-line, clique aqui!
Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.
Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: Facebook, Youtube Instagram, Linkedin.