O que é Disfunção Temporomandibular? - Mega Imagem

O que é Disfunção Temporomandibular?

Blog › O que é Disfunção Temporomandibular?


Você já sentiu dores na mandíbula ou ela ficou estalando? Podemos chamar esse incômodo de disfunção temporomandibular ou mais conhecida como DTM. Muitas pessoas confundem ATM com DTM. A diferença é que a ATM é a articulação temporomandibular. Ela que permite realizarmos os movimentos com a mandíbula, como falar, deglutir, mastigar, entre outros. Temos duas ATM's localizadas embaixo do ouvido, como na imagem. DTM Já a DTM é um conjunto de problemas que afetam a ATM. Ou seja, os desgastes e problemas tanto musculares quanto ósseos. Cerca de 75% da população já experimentou ou ainda vai experimentar algum sinal da DTM. Entretanto, de 5 a 7% realmente precisam de tratamento, pois apresentam dor. Há um pico de ocorrência dos sintomas entre 20 e 50 anos de idade, sendo mais prevalente em mulheres. Mas, isso não descarta a possibilidade de ocorrência em homens.

Sintomas e causas da Disfunção Temporomandibular

A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula. Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses. Muitas das vezes, vem acompanhada de dores de cabeça constante, dor atrás dos olhos, nos ouvidos e até na face. A Disfunção pode vir acompanhada de uma crise de enxaqueca, o que causa uma dor maior e mais incômoda. As dores além de incomodar, acabam limitando o indivíduo a ter uma boa qualidade de vida já que fica quase impossível abrir muito a boca para realizar certos movimentos ou até para se alimentar. Entretanto, precisamos ressaltar que essas dores da disfunção podem ser outras doenças como artrite reumatoide, câncer e até fibromialgia. Dessa forma, o mais indicado é procurar ajuda médica quando alguns dos sintomas aparecerem. Geralmente, essa disfunção vem da sobrecarga da mandíbula por  traumas ou doenças. Vamos entender algumas delas:
  • Traumas de acidentes na região orofacial;
  • Malformações esqueléticas;
  • Bruxismo;
  • Fatores relacionados à oclusão ou posição dos dentes na arcada dentária;
  • Estresse, depressão e ansiedade;
  • Predisposição genética;
  • Artrite ou artrose na articulação temporomandibular;
  • Após longos períodos de entubamento;
  • Retiradas de siso.

Diagnóstico para Disfunção Temporomandibular

O diagnóstico é realizado por um cirurgião dentista especializado em DTM e dor facial. Em alguns casos são realizados exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética para complementação da descoberta. Os pacientes já diagnosticados, realizam o tratamento somente quando estão sentindo dor.

Tratamento para DTM

A DTM não tem cura, porém há diversas formas de aliviar as dores e crises. Trouxemos algumas delas:

Acupuntura

É indicada quando a DTM é mais muscular. São utilizadas agulhas em pontos específicos da face para alívio das dores e do estresse.

Medicamentos

Os medicamentos são utilizados em casos de dor intensa da disfunção temporomandibular, como analgésicos e anti- inflamatórios devendo ser recomendado por um especialista.

Toxina Botulínica

A toxina botulínica ou melhor dizendo, o Botox é conhecido por seus benefícios para ajustar as linhas de expressões. Porém, ele é muito utilizado para realizar correções. Neste caso, não é diferente. Ele é aplicado na mandíbula e ao redor do maxilar para reduzir a contração muscular.

Fisioterapia para DTM

Alguns exercícios são indicados para auxiliar no movimento e dores da mandíbula. Algumas técnicas são boas, como a crioterapia (com baixas temperaturas), elas ajudam a reduzir o inchaço e os espasmos musculares.

DTM e hábitos de vida

Além dessa opções, são indicadas também o uso de placas dentárias, para controlar o bruxismo e não forçar a mandíbula ao dormir. Algumas dicas para o alívio as dores também é a melhora na alimentação. Ingerir alimentos mais macios e fáceis de mastigar ajudam a não sentir tanta dor. O sono também é um importante aliado na reparação da dor e aliado as terapias. Esse conjunto de estratégias evitam que as crises surjam e cause tanto incômodo. As cirurgias geralmente são indicadas em menos de 2% dos casos de DTM. Elas focam nas partes ósseas e articulares da ATM. Porém, os problemas musculares representam mais de 90% das disfunções. Nesses casos a cirurgia é contraindicada e as terapias tem mais eficácia. Entretanto, devemos lembrar que sempre devemos consultar um especialista para que indique o tratamento adequado e faça o diagnóstico correto para a DTM.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 18/08/2021