Má higienização das mãos: como evitar infecções? - Mega Imagem

Má higienização das mãos: como evitar infecções?

Blog › Má higienização das mãos: como evitar infecções?


A má higienização das mãos, está entre as causas mais comuns de infecções. Lavar as mãos é uma das medidas preventivas, reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos para se evitar as epidemias. Um estudo feito pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas, somente com o fato de realizar a higienização das mãos. Cerca de 25% das infecções registradas, segundo a Anvisa, são causadas por microrganismos resistentes, aqueles que são imunes aos antibióticos.

Doenças causadas por infecções transmitidas pelas mãos

Diversas doenças estão relacionadas com a contaminação pelas mãos. Entre elas nós temos:

Covid-19

A Covid-19 é uma das doenças que podem ser transmitidas através das mãos e também do contato com pessoas ou secreções contaminadas. O vírus SARS-Cov, é um vírus infeccioso que atinge pessoas de todas as idades e deve ganhar atenção, o ideal é sempre lavar bem as mãos com água e sabão. Ele costuma afetar o sistema respiratório, causando falta de ar e outros problemas mais graves.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença infecciosa que atinge a membrana membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular, a região branca. Ela pode ser causada por bactérias, que são altamente transmissíveis. Por isso, é muito importante evitar o contato com pessoas contaminadas e também os objetos utilizados por ela.

Salmonela

A salmonela é um conjunto de bactérias que apresentam forma de bastonete e são responsáveis por desencadear infecções graves, que podem até mesmo levar à morte. Essas infecções ocorrem, principalmente, quando ingerimos alimentos ou água contaminada por esses organismos.  É uma doença que se destaca por desenvolver um quadro de infecção gastrointestinal. E parte de sua transmissão esta relacionada com a má higienização das mãos.

Gripes e resfriados

É muito comum que o seu amigo esteja gripado e que alguns dias depois você também apareça gripado. Isso acontece porque as gripes e resfriados são causados por vírus de fácil transmissão, e o seu amigo provavelmente não vai lavar as mãos sempre que mexer no nariz, boca ou até mesmo nos olhos. Portanto, é preciso que você tenha consciência e sempre faça a higienização das mãos, evitando o contato direto com o vírus. É claro que este não é o único fator para não contrair o vírus, mas também uma boa alimentação para manter a imunidade alta. Veja as dicas da Dra Nancy:

Hepatite A

A Hepatite A é uma doença viral aguda, que atinge o fígado. A transmissão acontece pela via oral-fecal, ou seja, a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes humanas onde o vírus da Hepatite A foi excretado. É muito importante a higienização correta das mãos nesses casos, para evitar a contaminação após tocar em vasos sanitários por exemplo ou locais e alimentos contaminados.

Você sabe como fazer a higienização das mãos de forma correta?

Vamos lá: higienizacao-das-maos

Para realizar a higienização correta das mãos, você deve molhar ela antes mesmo de colocar o sabão. Após, coloque a quantidade suficiente de sabão e espalhe esfregando as duas mãos. É muito importante esfregar entre os dedos, as unhas, os punhos, o dorso da mão, de maneira que toda a superfície seja higienizada. Após, lave bem retirando todo o sabão e já pode secá-las. É importante evitar tocar nas superfícies que não estejam limpas, após essa higienização. Algumas pessoas gostam de utilizar ainda, o álcool gel após essa limpeza.

Quando devo higienizar as mãos?

Sempre é recomendado o uso de água e sabão, já que a água sozinha não consegue limpar os vírus e bactérias. Quando devemos lavar as mãos:
  • Antes de comer;
  • Antes e após o preparo de alimentos;
  • Antes e após de entrar em contato com pessoas doentes;
  • Antes e após qualquer machucado, principalmente as crianças;
  • Sempre após utilizar o banheiro.
Muitas pessoas após o início da pandemia do novo Coronavírus, acabou fazendo o uso excessivo do álcool gel o que trouxe algumas consequências como a irritação da pele e ressecamento. Contudo, vale lembrar que é importante hidratar também essa região. Fazer o uso do hidratante para as mãos, é importante para manter a pele hidratada. Para evitar esse tipo de problema, ainda a água e o sabão são alternativas melhores do que o álcool em si. As medidas de proteção devem permanecer, porque além da Covid-19, também temos as demais doenças que citamos e até mesmo outras, que podem ser transmitidas através das mãos.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 04/05/2022