Conheça as doenças causadas por água contaminada

agua-contaminada

Primeiramente precisamos entender que a água é fonte de vida. Antes de mais nada, você conhece todas as doenças causadas por água contaminada? Sim, as doenças causadas por água contaminada (não tratadas) são muitas.

A princípio, seja por dejetos de animais ou de humanos e o contato com água imprópria, tanto pela pele quanto pela sua ingestão pode ser um grande perigo para a saúde.

Desta forma, relacionamos abaixo algumas das doenças que podem ser causadas por água contaminada (de esgoto), veja:

  • Febre Tifoide;
  • Cólera;
  • Hepatite A.

Neste sentindo, precisamos pontuar que as doenças causadas por água contaminada  surgem quando a água não passa por tratamentos de limpeza e não recebem o sistema de purificação.

Ambos tem a finalidade de eliminar os microrganismos que vivem nestes ambientes aquático, onde são os responsáveis pela grande maioria das doenças transmitidas pela água. 

Por esse motivo, a contaminação pode acontecer pelo contato direto com esgoto, enchentes, devido à ingestão acidental da água contaminada bem como, através do consumo de alimentos cozidos ou lavados com águas poluídas.

Principais doenças por água contaminada e não tratada

Contudo, é bom lembrar que são inúmeras as doenças causadas por água contaminada, muitas oriundas de má condições de saneamento.

Sob o mesmo ponto de vista, listamos aqui as mais comuns, que podem ser causadas por águas paradas ou água de esgoto não tratado. Desta forma, consideramos: 

Hepatite A

Neste sentido, podemos pontuar a Hepatite A (uma doença do fígado altamente contagiosa) que, apesar de geralmente ser leve, em alguns casos pode evoluir de forma grave, inclusive sendo fatal quando não tratada.

Assim, a Hepatite A é transmitida através do contato com fezes e sim, ela pode ser também uma doença causada por água contaminada, podendo ocorrer através do contato com água que contém os microrganismos de origem entérica.

Principais Sintomas: urina escura, fezes claras, amarelamento da pele e mucosas, febre, calafrios, sensação de fraqueza, náusea, perda de apetite e fadiga.

Como é o Tratamento: não é específico, e o médico poderá indicar um tratamento de suporte e controle dos sintomas.

Por fim, recorre-se ao uso de medicamentos para controlar a febre e a dor, além de repouso e hidratação.

Giardíase

A Giardíase é uma infecção do aparelho digestivo causada pelo parasita Giardia intestinalis.

A sua transmissão é feita através do consumo de alimentos ou ingestão de  água contaminadas por fezes contendo cistos do parasita, sendo uma doença infecciosa que pode ser transmitida entre pessoas.

Principais Sintomas: dor abdominal, diarreia, febre, náusea, fraqueza ou perda de peso.

Como é o Tratamento: o tratamento é feito com medicamentos que combatem o parasita, como Metronidazol ou Tinidazol, indicados pelo médico.

Também é recomendado o consumo de líquidos ao longo do dia, e em caso de desidratação, pode ser necessária hidratação na veia.

Amebíase ou Disenteria Amebiana

A Amebíase ou disenteria amebiana é uma infecção causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, que se instala no intestino e que impede a absorção de nutrientes importantes.

A sua transmissão é feita através do consumo de alimentos e sim também é uma doença causada por água contaminada por fezes contendo cistos amebianos maduros. Saiba mais sobre esta doença em o que é a Amebíase.

Principais Sintomas: dor abdominal, diarreia, febre e calafrios. Em alguns casos, as fezes podem conter sangue, muco ou pus.

De um modo geral, em casos mais graves, a doença pode desenvolver a forma invasiva, em que são infectados outros órgãos como fígado, trato respiratório e, até, cérebro.

Como é o Tratamento:

De uma modo geral, são usados remédios antiparasitários como Secnidazol, Metronidazol ou Tinidazol, entretanto, a duração e a dose é orientada pelo médico de acordo com a gravidade da infecção.

Febre Tifoide

A Febre Tifoide é uma doença infeciosa causada pela bactéria Salmonella typhi, e a sua transmissão é feita através do consumo de água e alimentos contaminados com o parasita.

Principais Sintomas: febre alta, vômito, dor de barriga, prisão de ventre, diarreia, dor de cabeça, perda de apetite, perda de peso ou manchas vermelhas na pele. Entenda o que é febre tifoide e como identificar os sintomas.

Como é o Tratamento: Assim, como em outras patologias, é feito recorrendo ao uso de antibióticos.

Procure um médio e siga todas as suas orientações, sendo muito importante inclusive, o descanso e a hidratação durante a fase de recuperação.

Esta é uma doença que pode ser prevenida com a vacina contra a febre tifoide.

Cólera

A Cólera é uma infecção que ocorre no intestino, causada por uma bactéria que pode estar presente em água contaminada ou em alimentos.

Ela é capaz de produzir toxinas que desencadeiam todos os sintomas da doença.

Principais Sintomas: diarreia intensa e vômitos, que podem levar à uma grave desidratação.

Como é o Tratamento: é realizado recorrendo ao uso de antibióticos indicados pelo médico, e solução para hidratação oral e intravenosa, como o soro.

Ascaridíase ou lombriga

É uma verminose causada pelo parasita Ascaris Lumbricoide, também conhecido como lombriga, que habita, se desenvolve e se multiplica no intestino.

Esta doença, é transmitida através da ingestão água ou alimentos contaminados com ovos do parasita.

Principais Sintomas: dor abdominal, enjoo ou dificuldade em evacuar;

Como é o Tratamento: é feito com o uso de remédios antiparasitários indicados pelo médico, como Albendazol.

Leptospirose

Antes de mais nada, é bom saber que a  leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente em urina dos ratos de esgotos, ou de outros animais infectados como cães e gatos.

Por esse motivo essa bactéria penetra no corpo através do contato dos excrementos destes animais  com a pele ferida ou mucosas, como olhos, nariz.

Principais Sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de apetite, vômito, diarreia ou calafrios.

Como é o Tratamento: o médico deverá orientar o uso de remédios antibióticos para combater a bactéria, além de analgésicos para a dor e febre. Saiba mais sobre o que é e como prevenir a leptospirose.

De qualquer maneira, a ausência de tratamento adequado, afeta toda a população.

Mas infelizmente, as crianças, gestantes e idosos, são os mais afetados, sendo esta situação considerada um grave problema de saúde pública.

Como evitar às doenças causadas por água contaminada? 

Neste sentido, para se proteger destas doenças causadas por água contaminada, deve-se evitar entrar em  contato com o esgoto, contato com águas contaminadas de um modo em geral,  bem como água não tratadas para o consumo humano.

Por esse motivo, considere enchentes, lama ou rios com água parada, também desaconselhado.

Assim, vale também para o uso de piscinas não tratadas com cloro, uma vez que são considerados grande foco de água contaminada e fonte transmissora de doenças. 

Em outras palavras, é sempre indicado ferver sempre a água antes de a utilizar, quer seja para lavar ou preparar alimentos ou para beber, caso não seja filtrada.

agua-contaminadaagua-contaminadaDesta forma, pode também optar por usar Hipoclorito de Sódio para desinfetar e purificar a água.

Por esse motivo, diante de todos estes cuidados é importante que tenhamos como foco a manutenção de uma modo geral de uma vida saudável, incluindo não só os cuidados com a água, como também alimentação, sono e cuidados com a saúde.

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulga o Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil.

De acordo com o Ranking , é possível entender quais são os desafios que o país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

Acesse aqui o Relatório Completo.

Realize seus exames com segurança. Agende seus exames aqui na MEGA.

Baixe o MEGAPP! Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

A Mega sempre pensando em você!

Já segue a Mega nas Redes Sociais? Acesse nossos canais: no Facebook, YoutubeInstagramLinkedin

Fonte: Site Tua Saúde

Por Dra. Nancy Yukie Nagata Gasparini

Média Ginecologista e ultrassonografista da Mega Imagem. CRM: 70.531