Inverno requer cuidados especiais com a saúde - Mega Imagem

Inverno requer cuidados especiais com a saúde

Blog › Inverno requer cuidados especiais com a saúde


Enquanto as temperaturas caem no inverno, os problemas de saúde relacionados ao clima começam a subir. O frio intenso em algumas regiões do país oferece uma série de riscos, especialmente para os idosos e crianças. É durante o inverno que aumentam os casos de alergia de pele, infartos, infecções respiratórias, problemas imunológicos, dentre outros, que podem ser evitados com as devidas precauções.

Inverno e os riscos para o coração

O frio age no organismo humano como um vasoconstritor, o que significa que ele reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos. A consequência disso é o aumento do risco de ataques cardíacos, principalmente nos mais idosos. Nesse caso, a melhor providência a tomar é proteger-se das baixas temperaturas com o uso de agasalhos, chapéus e outros acessórios que possam manter a temperatura corporal equilibrada. Recomenda-se também não fazer nenhuma atividade extenuante ao ar livre que possa estressar os vasos do coração. Lembrando que é sempre importante o acompanhamento médico.

Sistema imunológico em queda livre

Durante os meses de inverno, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados e em contato mais próximo umas com as outras. Dentro de casa ou em recintos com grande volume de pessoas circulando - como shoppings e restaurantes - os vírus e bactérias causadores de gripes e resfriados são mais facilmente disseminados. O que você pode fazer: A higiene é um fator extremamente importante para escapar da contaminação por vírus e bactérias. Portanto, lave bem as mãos com água e sabão, use álcool em gel sempre que pegar em objetos na rua e tome a vacina contra a gripe. A vacinação é uma das principais formas de prevenção da gripe H1N1.

Alimentação e prevenção

A alimentação também é um fator importante quando falamos nas temperaturas mais frias, gastamos consequentemente mais energia. Dessa forma, é preciso escolher de maneira saudável os alimentos necessários para manter a imunidade sempre alta. Pense sempre em uma alimentação rica em fibras, legumes, frutas e verduras. E não se esqueça da água, mesmo no inverno precisamos manter nosso corpo hidratado. inverno

Cuidados com a pele no inverno

A pele, maior órgão do corpo humano, tem sua textura alterada com o frio. O ressecamento e as rachaduras tornam-se mais frequentes nesta época do ano, pedindo uma hidratação especial em algumas áreas do corpo como pés, joelhos, cotovelos e lábios. Os especialistas em dermatologia recomendam o uso diário de cremes de hidratação profunda, além de hidratantes labiais para evitar a rachadura tão incômoda e dolorosa.

Proteção

O uso do protetor solar não é dispensado no inverno, pois, mesmo com o céu encoberto, os raios solares continuam incidindo sobre a pele. Evite os banhos muito quentes e demorados, que removem a oleosidade natural da derme e facilitam o surgimento de dermatites e eczemas.

Limpeza e higienização da casa também ajudam a reduzir os problemas respiratórios

É preciso ter atenção com  a limpeza de carpetes, cortinas e tapetes e outros itens. Esses itens tendem a acumular germes, mofo e ácaro durante o ano todo. Mas é durante o inverno que esses microrganismos acabam trazendo mais problemas respiratórios aos moradores da casa. A higienização desses artigos deve ser feita de forma periódica, pelo menos a cada três meses. Lençóis, colchas e fronhas podem ser trocados uma vez por semana; já os colchões devem ser higienizados a cada dois meses.

Prática de exercícios físicos

Com a chegada do inverno, muitas pessoas tendem a diminuir sua atividade física devido ao clima frio e às condições adversas. No entanto, manter-se ativo durante esta estação é crucial para a saúde e o bem-estar geral. Praticar exercícios regularmente durante o inverno traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. Além disso, ajuda a manter o peso sob controle, a atividade física fortalece o sistema imunológico, reduzindo o risco de gripes e resfriados tão comuns nesta estação. Também melhora o humor, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade que podem ser exacerbados pelo clima frio e escuro.

Escolha de atividades adequadas

Durante o inverno, é importante escolher atividades físicas que sejam adequadas ao clima e às condições externas. Opte por exercícios indoor, como academia, natação, dança ou aulas em grupo.

Se preferir atividades ao ar livre, escolha roupas adequadas para se proteger do frio, como roupas térmicas, luvas e gorros, e pratique esportes como corrida, caminhada ou ciclismo.

Portanto, antes de iniciar qualquer atividade física, é essencial aquecer os músculos para evitar lesões. Dedique alguns minutos para fazer um aquecimento leve, como caminhada rápida ou pulos suaves, seguido de alongamentos para preparar o corpo para o exercício.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 02/08/2019