Alimentação Saudável: como aumentar a imunidade? - Mega Imagem

Alimentação Saudável: como aumentar a imunidade?

Blog › Alimentação Saudável: como aumentar a imunidade?


Primeiramente, importante dizer que imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de defesa contra doenças causadas por invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças, a exemplo o sars cov-2 ou chamado coronavírus. O sistema imunológico é formado por uma série das células de defesa e reações químicas, o sistema imune pode impedir que agressores ataquem as células e protegem nosso corpo de infecções que podem atingir órgãos.  Ter uma alimentação saudável é um fator importantíssimo para a produção de anticorpos, ou seja, para aumentar a imunidade. Ao atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo.  Desta forma a imunidade pode proteger o organismo contra gripes e resfriados, criando anticorpos que são  proteínas que atuam de forma específica contra as células infectadas.  Ainda, uma boa alimentação ajuda a produzir anticorpos contra o coronavírus, doença que afeta toda a população neste ano.  Além disso, a prática de exercícios de forma regular, dormir bem, não fumar e hidratar-se auxilia neste processo.

Como funciona o sistema imunológico

A princípio, o  sistema imunológico consiste em um conjunto  de células que se defendem de vírus (gripe, por exemplo), bactérias, entre outras doenças. A resposta imunológica é desencadeada por uma substância estranha ao corpo chamada antígeno. Antígenos são qualquer substância que o sistema imunológico consiga reconhecer e assim estimular uma resposta imunológica. Se os antígenos forem percebidos como perigosos (por exemplo, se puderem causar uma doença) eles podem estimular uma resposta imunológica no organismo. Os antígenos podem estar em bactérias, vírus, outros micro-organismos, parasitas ou células cancerígenas. Os antígenos podem ainda existir de forma autônoma, como o pólen ou as moléculas de alimentos, por exemplo.
Em outras palavras, uma resposta imunológica normal consiste em reconhecer um antígeno estranho potencialmente nocivo. A partir disso, ele ativa e mobiliza forças para se defender contra o antígeno e atacar e assim finaliza o ataque.
Assim se seu sistema imunológico tiver uma disfunção e confundir o próprio corpo com algo não próprio do corpo, ele pode atacar os tecidos do próprio organismo, causando uma doença autoimune, como artrite reumatoide, tireoidite de Hashimoto ou lúpus eritematoso sistêmico (lúpus). Você sabia que para aumentar a imunidade é importante ter uma boa alimentação? E você sabe quais são os alimentos que podem te auxiliar? Que tal aproveitar que estamos em casa e fortalecer nosso sistema imunológico?
A seguir, confira os melhores alimentos para sua imunidade e não deixe de incluir no seu prato!

Alimentos para aumentar a imunidade

Agora, vamos ver  alguns alimentos que são capazes de aumentar a imunidade. Entre ele estão frutas, vegetais e óleos.  Vamos lá:

Frutas Cítricas

Frutas cítricas como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C. Isso significa que o antioxidante presente nesses alimentos aumenta a resistência do organismo e os níveis de vitamina C no sangue.

Vegetais Escuros

Os vegetais escuros como brócolis, couve e espinafre são ricos em ácido fólico. Esse nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do organismo.

Zinco

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Além do zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E.  Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Ômega 3

Presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

Temperos

Utilize nas preparações alho, cebola, gengibre, cúrcuma. Estes são temperos naturais e eficazes para aumentar a imunidade.

imunidade E não se esqueça, hidrate-se, beba bastante água ao longo do dia.  Além de uma dieta balanceada e uma boa hidratação, faça algum exercício físico em casa, movimente-se.  Esse conjunto de práticas aumentarão sua imunidade e trarão um maior bem-estar. É importante mantermos o nosso sistema imunológico preparado. O importante sempre é garantir uma dieta equilibrada e variada, somada a um estilo de vida saudável.  Não podemos deixar de alertar que é necessário realizar consultas periódicas e seguir as indicações de seu médico. Iniciar o uso de suplementos vitamínicos sem orientação, não é recomendado.  Você precisa realizara algum exame? Entre em contato conosco e faça o agendamento. Já acompanha as nossas redes sociais? Não deixe de acessar nosso Instagram e Facebook. Espero que tenha gostado desse artigo, até breve.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 16/04/2020