Hepatotoxidade: o que acontece no fígado? - Mega Imagem

Hepatotoxidade: o que acontece no fígado?

Blog › Hepatotoxidade: o que acontece no fígado?


O fígado é um órgão extremamente importante para o corpo humano. E é através dele que o nosso corpo filtra as toxinas presentes no sangue. Além disso, é no fígado que o nosso corpo transforma gorduras, carboidratos e proteínas em nutrientes e energia, entre outras funções que são de extrema importância para o corpo. Mas, por que é preciso ter cuidado com o que ingerimos? Existe uma condição que se chama hepatotoxidade. A hepatotoxidade consiste em um dano causado ao fígado por ingestão de substâncias como álcool, drogas, chás e até mesmo medicamentos (anti inflamatórios) e suplementos. Ou seja, o fígado sofre com a agressividade dessa substância toxica e passa a intoxicar o restante das células, podendo comprometer até o funcionamento de outros órgãos. Ela também pode ser chamada de hepatite medicamentosa. Esse tipo de hepatite não é transmissível e pode ser adquirida através do uso de substâncias tóxicas em excesso, ou até mesmo se o paciente possuir hipersensibilidade a algum tipo de medicamento. E o que mais preocupa, é que ela pode ser fatal. Portanto é necessário ter atenção aos possíveis sintomas:
  • Febre baixa;
  • Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
  • Coceira pelo corpo;
  • Dor no lado direito do abdômen;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Mal-estar;
  • Urina escura;
  • Fezes de cor clara como argila.

Uso excessivo de Anti Inflamatórios

O uso excessivo de Anti Inflamatórios pode causar diversos problemas, não somente para o fígado mas também aos rins.

E como acontece de fato a intoxicação?

Quando há o consumo de remédios em excesso o fígado pega essa substância após o efeito e joga fora. Entretanto, quando você consome muito anti inflamatório como a nimesulida, paracetamol, entre outros o órgão fica sobrecarregado. Quando ele se prepara para excretar essa substância, ele produz um produto tóxico que agride as células do fígado e isso começa a causar o enfraquecimento (morte) do órgão. Veja a seguir a lista de anti inflamatórios que podem ser hepatotoxicos: hepatotoxidade E esse processo pode ser evitado, reduzindo o consumo desses medicamentos e substituindo por técnicas e outros tipos de medicamentos que não sejam tão agressivos. Algumas ideias para diminuir as dores de cabeça são as massagens, banhos mornos e ingestão de café. O ideal é evitar o consumo de remédios e sempre que necessário consultar os tipos de medicamentos que você pode e deve ingerir.

Consumo de chás hepatotóxicos

Recentemente surgiram casos de morte e complicações pelo uso de chás que são considerados tóxicos. O caso de Paulinha Abelha, cantora do grupo Calcinha Preta, continua em investigação para entender se o remédio que a cantora utilizava para emagrecer possuía alguma substância tóxica em sua composição. Muitos chás utilizados para emagrecimento foram proibidos de circular pela ANVISA, porque traziam em sua composição chás que quando consumidos em excesso causavam a hepatite fulminante, possuindo o mesmo efeito que os medicamentos tóxicos que falamos acima. Portanto, trouxemos algumas dessas ervas que quando consumidas em excesso causam a hepatotoxidade. Entre eles temos:
  • Chá verde;
  • Cascara sagrada;
  • Mãe-boa;
  • Unha de Gato;
  • Gumiferas;
  • Kava;
  • Valeriana;
  • Sene;
  • Espinheira Santa;
  • Losna;
  • Poejo;
  • Andorinha.
Entenda um pouco sobre a frequência da hepatotoxidade:

Como é feito o diagnóstico?

Geralmente os sintomas aparecem rapidamente e causam a falência do órgão, por isso é importante investigar a doença e procurar por ajuda médica o quanto antes. Entretanto, o diagnóstico da doença pode ser feito através de exames de sangue para avaliar a saúde do fígado. É preciso avaliar se há icterícia, encefalopatia, alargamento do tempo de protrombina, elevação das aminotransferases e os outros sinais clínicos mais gerais como febre, dor abdominal, náuseas e fadiga. Além disso, exames como a Tomografia Computadorizada também trazem com maior detalhes se há lesões no órgão.

Tratamentos

O primeiro passo é cessar o consumo da substância, seja medicamentosa ou o próprio chá. Após, o tratamento feito é basicamente de suporte, com o objetivo de evitar e tratar as complicações, permitindo que haja tempo de regeneração hepática. Além disso, é importante avaliar se há necessidade de um possível transplante de fígado em casos mais severos. É possível se prevenir? A prevenção acontece no cuidado com o consumo de substâncias tóxicas ao organismo. Claro que em algumas ocasiões é possível que o paciente precise ingerir determinada medicação, que pode estar entre os heopatotoxicos. Entretanto, vale ressaltar que devem ser pequenas quantidades e prescritas por um médico. Evitar o consumo de anti inflamatórios sem indicação clínica, já é um bom começo. Contudo, os chás para emagrecimento devem ser evitados.

Mas, como posso emagrecer sem fazer o uso de medicamentos hepatotoxicos?

Basta procurar por ajuda médica e iniciar um tratamento voltado para melhoria da alimentação e também a prática regular de exercícios físicos. Ainda que seja o caminho mais demorado, este se torna o caminho mais saudável. Procure a orientação de um Médico Nutrólogo ou um nutricionista e também a avaliação de um educador físico para montar dietas e treinos. O mais importante é reconhecer suas limitações e possuir um profissional que adapte à sua necessidade.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 03/03/2022