Depressão: o mal do século - Mega Imagem

Depressão: o mal do século

Blog › Depressão: o mal do século


Ouça o conteúdo deste post! Dê play no áudio abaixo:

A depressão é um transtorno mental que não é levado tão a sério como deveria e que atinge boa parte da população. Vivemos numa sociedade que, constantemente, nos impõe padrões. Seja no padrão físico, de bens materiais, fatores de beleza e sem avaliarmos nossos limites, tentamos nos encaixar nesses modelos. A depressão chega  através de reações comuns do nosso dia a dia como a falta de energia, confundida com cansaço, desinteresse em atividades que antes davam prazer, isolamento, pessimismo, mudanças no apetite e no sono, sentimento de inutilidade e pensamentos recorrentes de morte que, na pior das hipóteses, podem levar ao suicídio. O que dificulta um diagnóstico inicial é a confusão feita com o sentimento de tristeza. E como podemos diferenciar?  O segredo está na intensidade dessa tristeza. Para alguns esta tristeza aos poucos vai sendo diluída para que a vida prossiga. Para outros, esta sensação de tristeza é profunda, duradoura, prejudicando  o dia a dia da pessoa.

Causas da depressão

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas causas possíveis para a depressão são: Genética: estudos com famílias, gêmeos e adotados indicam a existência de um componente genético. Bioquímica cerebral: há evidencias de deficiência de substancias cerebrais, chamadas neurotransmissores. São eles Noradrenalina, Serotonina e Dopamina que estão envolvidos na regulação da atividade motora, do apetite, do sono e do humor; Estresse: eventos estressantes podem desencadear episódios depressivos naqueles que tem uma predisposição genética a desenvolver a doença.

Fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão:

  • Histórico familiar;
  • Transtornos psiquiátricos correlatos;
  • Estresse crônico;
  • Ansiedade crônica;
  • Disfunções hormonais;
  • Dependência de álcool e drogas ilícitas;
  • Traumas psicológicos;
  • Doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias entre outras;
  • Conflitos conjugais;
  • Mudança brusca de condições financeiras e desemprego.

Sintomas

Um dos dos sintomas da depressão é a mudança de humor. As pessoas que sofrem com a doença acreditam que perderam a capacidade de ser feliz. É daí que vem os pensamentos suicidas que variam desde o desejo de estar morto até planos detalhados de se matar. Esses pensamentos devem ser sistematicamente investigados. Além disso, nota-se a  falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo. Também pode surgir a falta de concentração, queixas de falta de memória, de vontade e de iniciativa. Junto desses outros sintomas, temos a insônia ou sonolência. A insônia geralmente é intermediária ou terminal. A sonolência está mais associada à depressão chamada Atípica. Geralmente vemos a perda de apetite, porém pode ocorrer em algumas formas de depressão aumento do apetite, com maior interesse por carboidratos e doces. Também pode ocorrer a redução do interesse sexual e dores e sintomas físicos difusos como mal estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia e sudorese.

Tratamento

A Depressão é uma doença mental de elevada prevalência e é a mais associada ao suicídio, tende a ser crônica e recorrente, principalmente quando não é tratada. O correto é procurar ajuda médica. Psicólogos e psiquiatras podem realizar um diagnóstico preciso e enxergar qual é o melhor tipo de tratamento. Geralmente, o tratamento é feito através de medicamentos e terapias. A escolha do antidepressivo é feita com base no subtipo da Depressão, nos antecedentes pessoais e familiares, na boa resposta a uma determinada classe de antidepressivos já utilizada, na presença de doenças clínicas e nas características dos antidepressivos. É de fundamental importância a adesão ao tratamento, uma vez interrompido por conta próprio ou uso inadequado da medicação, pode aumentar significativamente o risco de volta mais intensa da doença. Não deixe de levar uma vida saudável para prevenir-se contra a depressão. Este foi o nosso artigo sobre depressão, se você gostou não deixe de nos acompanhar. Até breve.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 19/05/2020