É comum conhecer alguém que possua esses ataques, aqueles amigos que discutem por qualquer coisa, e é preciso estar atento aos sinais porque esse é um indicativo de descontrole emocional extremo.
Portanto, este pode ser um sinal do desenvolvimento de uma doença psicológica que precisa de tratamento
Esse transtorno geralmente acomete mais homens do que mulheres e ele é desenvolvido na adolescência. Quando não cuidado, apresenta seus sintomas tardiamente com níveis de ataques de leves a severos.
Geralmente, por volta dos 25 a 35 anos surgem e dependendo do seu nível de desenvolvimento, chega a não somente ter os excessos de fúria somente na exaltação da pessoa, mas também na perda total de controle emocional o que acarreta também à agressão física.
O TEI costuma vir acompanhado de outros distúrbios emocionais como a depressão, transtorno de bipolaridade e ansiedade.
Essa avaliação profissional serve para identificar se de fato os sinais são positivos para um problema patológico, pois é muito comum as pessoas sentirem mais fúrias que outras. Entretanto, quando a frequência e intensidade fogem do comum aí devemos nos preocupar.
Portanto, o TEI pode ser classificado em leve ou severos. Os leves são os xingamentos, ameaças, jogar objetos e até gestos obscenos. Estes episódios devem acontecer 2 vezes por semana em um período de 3 meses.
As severas podem ser caracterizadas pela lesão corporal e níveis de agressividade mais altos. Esses episódios devem acontecer em média 3 vezes ao ano.
Entretanto, é importante lembrar que esses ataques são desencadeados por alguma situação, pode ser em um momento em que a pessoa se sente injustiçada ou contrariada por exemplo.
Além disso, temos outros sintomas que são bem evidentes quando esses episódios são recorrentes:
O psicólogo tem parte muito importante, já que é na terapia que esse paciente irá aprender a lidar e entender suas emoções. Dessa forma, o paciente aprenderá a controlar seus ataques e saberá quais são os seus principais gatilhos. Não há cura para o TEI, entretanto a terapia associada a demais tratamentos trazem maior qualidade de vida para esse paciente.
Em alguns casos, onde o transtorno é severo, há intervenção médica com o uso de medicamentos já que os níveis de serotonina quando estão muito baixos podem interferir e afetar o nosso humor.
Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!
Agende seus exames on-line, clique aqui!
Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.
Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: Facebook, Youtube Instagram, Linkedin.