Ouça o conteúdo deste post! Dê play no áudio abaixo:

 

Você certamente deve ter seus filhos ou pensa em tê-los. Esse é um dos sonhos de muitas mulheres: ser mãe.

Mas muitos são os desafios também, o primeiro filho traz muita ansiedade e medo. A mamães de primeira viagem escutam conselhos de todos os lados do que fazer e como cuidar de seu bebê. E isso é natural, acredite.

Mas muitas dúvidas e questionamentos surgem quando embarcamos na primeira gravidez e quando de fato viramos mães.

Algo que não podemos deixar de falar, são os exames e cuidados durante a gravidez. Para cada período, possuímos um tipo de exame e ultrassom.

O Ultrassom é um exame de imagem não invasivo, que utiliza ondas sonoras para produzir imagens dos órgãos ou fluxo sanguíneo. No pré natal, por exemplo, vemos em tempo real as imagens do feto, placenta e bolsa das águas. Assim podemos acompanhar a evolução da gestação, saúde do feto e da mamãe.

Alguns tipos de ultrassom são: ultrassom de primeiro trimestre com perfil bioquímico, ultrassom morfológico de segundo trimestre com doppler e ultrassonografia obstétrica com doppler. Todos muito importantes nesse momento. Entenda as diferenças entre eles no último artigo que escrevemos sobre ultrassom .

Precisamos lembrar que os cuidados não são somente com o bebê, as mamães também precisam cuidar de si. É por isso, que separamos algumas dicas. Vamos trilhar o caminho antes do nascimento, pré parto até você se tornando mãe. Vamos lá?

Descanso antes do parto

Descanse na semana do parto. Além das mudanças que o seu corpo irá sofrer, suas rotina e atividades mudarão com a chegada do bebê. Muitas gestantes ficam muito ansiosas e não conseguem nem dormir.

Por isso é importante descansar e dormir o máximo que conseguir, quando virar mãe não saberá quantas horas de sono terá.

O parto

O parto é certamente o auge do início da maternidade, quando a espera chega ao fim. Um evento tão importante deve ser planejado pela gestante em conjunto com o seu  obstetra para definir qual será o tipo de parto que irá escolher.

Entenda suas limitações junto de seu médico para que escolha o melhor para você. Parto natural ou cesárea.

Aceite ajuda

É difícil fazer tudo sozinha, mas é difícil também para algumas pessoas assumir isso. Peça ajuda de familiares e pessoas que estão ao seu redor nesse momento. O pós parto é um momento delicado que precisa de ajuda, compreensão e paciência.

Cólicas do bebê

O choro de cólica deixa as mães de primeira viagem com o coração na mão. Essa é uma das primeiras coisas que acontecem e que deixam as mães em apuros. Ver o pequeno(a) sofrendo leva muitas mães às lágrimas.

Fique calma. Existem algumas técnicas para alívio das cólicas do bebê, elas são simples e reduzem as dores.

Infelizmente, as cólicas fazem parte do amadurecimento do sistema digestivo da criança.

Algumas técnicas que podem ajudar:

  • massagem shantala: pode ser feita desde os primeiros dias de vida;
  • banho de ofurô ou balde: a água morna acalma o bebê e o ambiente aconchegante faz com que ele se lembre do útero;
  • colocar o bebê de barriga para baixo.

Amamentação

A amamentação é um assunto frequente e que pode ser mais difícil para algumas mulheres que para outras. Afinal, você e seu filho precisarão aprender a amamentar.

Por isso, não tenha vergonha nem se sinta culpada se vocês precisarem de mais tempo. Outro ponto importante é tirar todas as dúvidas com os médicos. Muitas mães sofrem por terem os peitos rachados, então informe-se, é o melhor remédio para esse

momento.

O aleitamento materno é muito importante para a saúde e o desenvolvimento do bebê. Então, por mais difícil que pareça, vale a pena insistir e pedir ajuda às profissionais da maternidade e do banco de leite, mesmo após a alta. E se for preciso a complementação, não hesite. É tudo em prol da saúde  e bem estar dos pequenos.

Essas são algumas dicas para você que será mamãe de primeira viagem…

Fique tranquila, logo ele chegará. Se você ainda não passou por este momento, com certeza irá passar. E não é tão difícil ser mãe, nós já nascemos com esse instinto e designação.

Você tem feito acompanhamento médico? Tem feito seus exames de ultrassom? Não deixe para depois, se necessário agende conosco.

Eu quero saber como foi sua experiência. E se você ainda está passando por esse processo, como tem sido? Conte para nós.

Até breve

 

Mega Imagem

A clínica Mega Imagem é referência no diagnóstico por imagem na Baixada Santista.