Ultrassom gestacional: entenda quais são os tipos de exame - Mega Imagem

Ultrassom gestacional: entenda quais são os tipos de exame

Blog › Ultrassom gestacional: entenda quais são os tipos de exame


O ultrassom gestacional (USG) é um  exame realizado para acompanhamento da gravidez e do desenvolvimento do feto. A família inteira aguarda ansiosamente a realização do exame principalmente para saber o sexo do bebê. Mas você conhece a importância do ultrassom e quais são os recomendados para realizar? Antes, precisamos entender o que é Ultrassom O Ultrassom é um exame de imagem não invasivo, que utiliza ondas sonoras para produzir imagens dos órgãos ou fluxo sanguíneo. No pré natal, por exemplo, vemos em tempo real as imagens do feto, placenta e bolsa das águas. Assim podemos acompanhar a evolução da gestação, saúde do feto e da mamãe. A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), recomenda que seja feito durante o pré-natal alguns exames. Vamos saber quais são?

Tipos de ultrassom gestacional

Ultrassom de primeiro trimestre com perfil bioquímico

Este exame é realizado de 11 a 14 semanas de gestação, preferencialmente na 12ª semana. Este método tem  89% de chance de detecção do risco para a síndrome de Down. Se feita a medição do osso nasal, a detecção da síndrome aumenta.  Além disso, há 95% de chance de detecção da trissomia do 18, que está associada à deficiência intelectual e anomalias congênitas.  Deve ser incluído no exame a idade materna, a translucência nucal - que é uma medida realizada na região da nuca do feto -, o Beta HCG livre no soro materno e a proteína A plasmática associada à gravidez (PAPP-A), com o objetivo de se estimar o risco do feto apresentar malformação ou síndrome, como a Síndrome de Down.

Ultrassom morfológico de segundo trimestre com doppler 

Este exame deve ser realizado entre 20 e 24 semanas de gestação, pois é neste período que  a taxa de detecção de alterações na formação do feto estará por volta de 81,7 %. O estudo das artérias uterinas no método tem como objetivo rastrear as pacientes com maior risco de desenvolver a pré eclâmpsia, que é o aumento da pressão arterial na gravidez, e avaliar o risco de pacientes com chance de retardo de crescimento do feto. Já a medida do colo do útero via vaginal tem como objetivo avaliar o risco de parto prematuro se o comprimento do colo estiver curto.

Ultrassonografia obstétrica com doppler

Este exame deve ser realizado entre 34 e 36 semanas para avaliação do crescimento fetal , da quantidade de líquido amniótico e da placenta de acordo com o tempo de gestação. O doppler pode ser requisitado para pacientes quando há o risco da placenta não estar mandando o fluxo sanguíneo adequado para o feto, como nos pacientes com hipertensão na gravidez que não respondem a tratamento. Viu só?! Cada fase da gestação requer um exame de ultrassom específico. Por isso, é muito importante consultar e fazer o acompanhamento com o seu ginecologista para uma gestação mais saudável, para a mamãe e para o bebê.  Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 30/03/2020