Ressonância e tomografia de coluna: quais as diferenças e para que serve cada uma? - Mega Imagem

Ressonância e tomografia de coluna: quais as diferenças e para que serve cada uma?

Blog › Ressonância e tomografia de coluna: quais as diferenças e para que serve cada uma?


A tomografia e a ressonância de coluna são procedimentos importantes para o diagnóstico de pacientes que se queixam de dores na região. Assim, oferecem imagens detalhadas das estruturas internas que compõem a coluna, auxiliando na detecção de má formação, fraturas, inflamações, hérnias de disco e câncer na coluna (tumores benignos e malignos). A depender do tipo de dor, o especialista pode indicar a ressonância ou a tomografia para investigar as causas do incômodo, mas não é incomum que ambos os procedimentos sejam aliados, para uma visão mais abrangente do caso. Veja a seguir como esses exames funcionam.

O que é ressonância de coluna e tomografia de coluna?

A ressonância de coluna, também conhecida como ressonância magnética da coluna, é um exame de imagem que usa campos magnéticos e ondas de rádio para formar imagens detalhadas das estruturas internas que formam a coluna vertebral. Seu principal objetivo é diagnosticar uma série de condições que prejudicam a coluna, mostrando as vértebras, discos intervertebrais, medula espinhal e tecidos circundantes. É um procedimento não invasivo, além de seguro, indolor e sem o uso de radiação ionizante. Já a tomografia de coluna, ou tomografia computadorizada da coluna vertebral, é um exame de imagem que usa raios-X para criar imagens detalhadas das estruturas ósseas e dos tecidos moles da coluna vertebral. Esse exame é especialmente útil para que os médicos possam ver as estruturas ósseas e detalhes da anatomia do paciente com maior precisão. Além disso, pode ser feito com ou sem a administração de contraste, que ajuda a realçar estruturas e detectar anormalidades.

Qual a diferença entre a ressonância de coluna e a tomografia?

Enquanto a ressonância de coluna usa campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas dos tecidos moles, como músculos, ligamentos e nervos, a tomografia computadorizada utiliza raios-X para produzir imagens precisas das estruturas ósseas e moles da coluna vertebral. Dessa maneira, a ressonância magnética é ideal para diagnosticar problemas nos tecidos moles, como hérnias de disco e inflamações, enquanto que a tomografia computadorizada é mais eficaz na detecção de fraturas, degeneração óssea e calcificações. Os dois procedimentos podem ser feitos com ou sem contraste. Eles também apresentam diferentes tempos de duração, sendo a ressonância magnética mais demorada, porém, segura em relação à exposição à radiação. Já a tomografia computadorizada é mais rápida, contudo, envolve exposição à radiação ionizante. A depender da necessidade apresentada pelo paciente, o médico pode solicitar a realização de ambos os exames de imagem, a fim de realizar uma avaliação completa da situação na qual se encontra a coluna vertebral. ressonancia-de-coluna

Quais doenças a ressonância de coluna e a tomografia ajudam a diagnosticar?

Ao realizar uma ressonância de coluna, a equipe médica pode diagnosticar:
  • Hérnias de disco;
  • Estenose espinhal;
  • Tumores na coluna vertebral (benignos e malignos);
  • Fraturas por compressão;
  • Infecções na coluna (osteomielite, discite);
  • Espondilite anquilosante;
  • Lesões ligamentares;
  • Lesões medulares;
  • Síndrome da cauda equina;
  • Esclerose múltipla.
Já no caso da tomografia computadorizada, os diagnósticos incluem:
  •  Fraturas vertebrais;
  • Anomalias ósseas congênitas;
  • Espondilolistese;
  • Escoliose;
  • Deformidades vertebrais;
  • Tumores ósseos;
  • Cálculos renais;
  • Estenose espinhal;
  • Avaliação de corpos estranhos;
  • Diagnóstico de lesões traumáticas.

Como são realizados os exames?

Na tomografia computadorizada, o paciente é colocado na mesa de um scanner que desliza para dentro deste e emite feixes de raios-X em diversos ângulos ao redor do corpo. Em conjunto, um computador processa as informações e cria imagens detalhadas das estruturas da coluna. Na ressonância de coluna, o paciente é colocado dentro de um scanner e exposto a campos magnéticos e ondas de rádio. Tais ondas interagem com os átomos do corpo e geram sinais processados por um computador, criando imagens transversais detalhadas da coluna vertebral. Veja a seguir como é realizado o exame de Ressonância de Coluna Lombar.
@megaimagem Venha conferir qual é o Posicionamento para Ressonância Magnética de Coluna Lombar! #ressonancia #ressonancimagnetica #posicionamentodeexame #examederessonancia ♬ Downtown Nonsense - Mark Fabian & Alexander Smith & George King & RK Masters

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 29/02/2024
"; }, 50);