Neste artigo, explicaremos o que é essa doença, como ela se manifesta e quais são os principais fatores de risco. Para saber mais, continue a leitura!
Assim como a pneumonia convencional, sua causa pode ser por meio de fungos, bactérias ou vírus. As pessoas mais afetadas costumam ser aquelas com o sistema imune mais fraco, como portadores de doenças crônicas, crianças e idosos.
Outros sinais não tão comuns, mas que podem surgir a depender do caso são: unhas ou lábios arroxeados, confusão mental e mudança nos níveis de consciência. Nestes casos, o paciente pode estar em uma situação mais grave e por isso é imprescindível se atentar aos sintomas.
Assim que surgirem os primeiros sinais, busque ajuda médica imediatamente, pois é preciso iniciar o tratamento o quanto antes para evitar maiores complicações.
A idade também é um fator importante, já que essa condição pode afetar crianças com menos de dois anos e idosos acima de 65 anos. Além disso, indivíduos com doenças pulmonares crônicas, como fibrose cística e asma, podem ser mais suscetíveis à pneumonia.
Outros fatores envolvem:
Outros procedimentos importantes são o raio-x do tórax e a tomografia computadorizada, ambos para avaliação do pulmão e para identificar seu estado. Além deles, pode ser necessária a realização de exames de sangue, broncoscopia e cultura do líquido pleural.
O médico deve ser o principal responsável pelo diagnóstico e pela indicação do tratamento, indicando os remédios necessários.
O profissional precisa analisar a gravidade do caso, sempre considerando alguns fatores, como: idade, sintomas e problemas crônicos de saúde que o paciente possa ter. Todos esses pontos contribuem para que o médico identifique se o tratamento pode ser feito em casa ou se será necessária a internação.
Na maioria dos casos, o paciente deve tomar antibióticos e analgésicos para o tratamento adequado. Casos mais simples podem ser tratados sem que seja necessário permanecer no hospital, já os mais graves podem precisar de acompanhamento médico constante, mantendo o paciente no hospital por alguns dias.
A doença é causada por microorganismos, podendo ser vírus, bactérias ou fungos. Além disso, a inalação de substâncias que afetam os pulmões pode ser a causa para o problema.
A condição é conhecida como bilateral, pois afeta os dois pulmões ao mesmo tempo, o que a torna um caso mais grave. Outro ponto importante é a idade do Papa, atualmente com 88 anos.
De qualquer forma, com os primeiros sintomas é preciso procurar um pronto atendimento para identificar se o caso é simples ou se é preciso internação para tratar.
Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog e leia mais sobre o uso da tomografia na prevenção de doenças pulmonares.
Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!
Agende seus exames on-line, clique aqui!
Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.
Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: Facebook, Youtube Instagram, Linkedin.