Outubro Rosa: relação entre câncer e atividade física - Mega Imagem

Outubro Rosa: relação entre câncer e atividade física

Blog › Outubro Rosa: relação entre câncer e atividade física


Outubro Rosa é considerado o mês de prevenção ao Câncer de Mama. Criado em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se cerca de 66.280 casos de câncer no Brasil.  Ele é o câncer mais comum, depois do câncer de pele. A chance de acometimento em homens não é nula, cerca de 1% dos casos. Hoje vamos entender melhor como a atividade física pode auxiliar na prevenção e tratamento do Câncer de Mama.

Causas do Câncer de Mama

Não existem causas ao certo, as chances aumentam após os 50 anos. Entretanto, existem alguns fatores de risco como os fatores comportamentais e ambientais, história reprodutiva e os hereditários. Entre os fatores comportamentais e ambientais temos a obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo e consumo de bebida alcóolica. Já os fatores de história reprodutiva consistem em não possuir filhos, menstruação antes dos 12 anos, não ter amamentado, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos, ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por mais de cinco anos. Os históricos hereditários e genéticos de câncer de ovário e mamas, câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos são também considerados fatores de risco. A mulher que possui alterações genéticas herdadas na família, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, tem risco elevado de câncer de mama. Vamos entender melhor o que são esses genes:

Importante ressaltar que mesmo que a mulher possua alguns fatores de risco, isso não implica no aparecimento da doença.

Sintomas e sinais

Geralmente o sintoma mais comum quando falamos em câncer de mama é o caroço ou nódulo endurecido e fixo, e geralmente indolor. Essa é a principal manifestação da doença, estão presente em 90% dos casos. Entre os sinais e sintomas, temos também alterações nos mamilos, nódulos embaixo do braço e axila, pele avermelhada ou parecida com a casca de uma laranja. Muitas vezes, as mulheres ao se apalparem não reconhecem de fato o nódulo. Por isso, a importância da conscientização neste mês de campanha do Outubro Rosa, para ressaltar que devemos nos tocar mais e manter os exames em dia.

Diagnóstico

Muitos casos são descobertos em estágios iniciais, pois as mulheres realizam seus exames de rotina em dia. Entre eles está o ultrassom de mamas e a mamografia. Além disso, em casos onde o médico avalia a necessidade de uma investigação maior é indicada a realização da Ressonância Magnética. A Ressonância de Mamas é realizada com a mulher de bruços e o exame leva cerca de 20 minutos.

Exercícios físicos como aliado ao tratamento do câncer de mama

Um artigo publicado na revista nature  diz que se as mulheres praticassem ao menos 30 minutos de atividades físicas por dia, a mortalidade pela doença seria evitada. A pesquisa que contou com o apoio do Ministério da Saúde apontou que uma em cada 10 mulheres descobre o câncer de mama, cerca de 12% poderiam poupar suas vidas somente praticando 30 minutos por dia. Um outro índice chamou muito a atenção dos pesquisadores, cerca de 6,5% dos óbitos por câncer de mama são atribuídos ao uso de álcool, índice alto de massa corporal e uma dieta rica em açúcar. Por isso, para evitar que a doença se desenvolva é preciso ter uma dieta rica em alimentos saudáveis e uma prática regular de exercícios físicos. Além de diminuir o consumo excessivo de álcool e o fumo. O mecanismo com que a atividade física reduz o risco de câncer de mama é através da redução dos níveis de estrogênios circulantes (em consequência de uma diminuição do tecido adiposo) e da inflamação e melhora da sensibilidade à insulina, além de diminuir os níveis de insulina no jejum e de IGF-1. A atividade física também tem efeitos que melhoram as respostas imunes inata e adquirida e promovem vigilância tumoral.

Como começar?

Sabemos que é muito difícil manter uma rotina diária de exercícios físicos, mas a solução não encontra-se nas academias ou centros de esporte, ela está na simplicidade. Uma pequena caminhada, quando feita todos os dias, auxilia e muito na saúde da mulher. Inicie com 20 minutos e na semana seguinte aumente mais 5 minutos, e assim sucessivamente. Quando você perceber já estará realizando uma hora de caminhada e percorrendo quilômetros. E isso não deve ser feito de forma obrigatória, é preciso respeitar os limites do nosso corpo e da mente. Todos temos dias muito exaustivos, as vezes não devemos nos cobrar tanto. Acorde no dia seguinte e tente novamente aqueles primeiros 20 minutos.

Alimentação

Manter uma alimentação regada a alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes o ajudará a ter mais disposição para enfrentar o dia a dia. Uma boa alimentação, aliada aos exercícios físicos trazem inúmeros benefícios como a perda de peso e diminuição de níveis como colesterol e diabetes, que para a saúde da mulher são importantes de ser controlados. Além disso, a hidratação é extremamente importante. Beber cerca de 2 litros de água por dia é o ideal para cuidarmos da saúde do corpo. O que deve ser evitado é o consumo em excesso de carnes vermelhas e gorduras, além é claro de açúcares e bebidas alcóolicas já que uma dieta rica nestes alimentos pode ser uma dieta inflamatória. Lembrando que o correto é procurar ajuda médica nesses casos e solicitar a indicação clínica que mais se enquadra com o seu perfil, montando um plano de alimentação e exercícios físicos adequados.

Outubro Rosa na Mega Imagem

A campanha do Outubro Rosa da Mega Imagem é realizada anualmente e a cada ano nos propomos a ajudar de alguma forma. Em 2021, a nossa campanha é a do Bilhete Rosa. Por isso, este ano a Mega incentivará ainda mais mulheres a realizarem o diagnóstico precoce e você pode nos ajudar!Durante todo o mês de outubro, todos os pacientes que realizarem qualquer tipo de exame conosco, concorrera ao nosso BILHETE ROSA! Se você for mulher e tiver mais de 40 anos ou uma idade menor, porém com casos de câncer de mama na família você também terá esta oportunidade. Caso você não seja mulher ou não se enquadro nos requisitos acima, você pode doar seu BILHETE ROSA e ajudar a outra mulher se cuidar.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 19/10/2021