O que você precisa saber sobre COVID-19 e pneumonia - Mega Imagem

O que você precisa saber sobre COVID-19 e pneumonia

Blog › O que você precisa saber sobre COVID-19 e pneumonia


A pneumonia é uma infecção dos pulmões. Vírus, bactérias e fungos podem causar isso. Neste sentido, a pneumonia pode fazer com que os pequenos sacos de ar nos pulmões, conhecidos como alvéolos, se encham de líquido. Em alguns casos, ela pode ser uma complicação do COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus conhecido como SARS-CoV-2. Neste artigo, examinaremos mais de perto a pneumonia COVID-19, o que a torna diferente, os sintomas a serem observados e como ela é tratada.

Qual é a conexão entre o novo coronavírus e a pneumonia?

A infecção com SARS-CoV-2 começa quando gotículas respiratórias contendo o vírus entram em seu trato respiratório superior. Assim, a medida que o vírus se multiplica, a infecção pode progredir para os pulmões. Desta maneira, quando isso acontece, é possível desenvolver pneumonia. A infecção com SARS-CoV-2 começa quando gotículas respiratórias contendo o vírus entram em seu trato respiratório superior. À medida que o vírus se multiplica, a infecção pode progredir para os pulmões. Quando isso acontece, é possível desenvolver pneumonia. Mas como isso realmente acontece? Normalmente, o oxigênio que você respira em seus pulmões atravessa a corrente sanguínea dentro dos alvéolos, as pequenas bolsas de ar em seus pulmões. No entanto, a infecção com SARS-CoV-2 pode danificar os alvéolos e os tecidos circundantes. Além disso, à medida que seu sistema imunológico luta contra o vírus, a inflamação pode fazer com que fluidos e células mortas se acumulem nos pulmões. Esses fatores interferem na transferência de oxigênio, levando a sintomas como tosse e falta de ar. Pessoas com pneumonia por COVID-19 também podem desenvolver a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), um tipo progressivo de insuficiência respiratória que ocorre quando os sacos de ar nos pulmões se enchem de líquido. Isso pode dificultar a respiração. Muitas pessoas com SDRA precisam de ventilação mecânica para ajudá-las a respirar.

Qual a diferença entre pneumonia Covid-19 e pneumonia normal?

Os sintomas da pneumonia COVID-19 podem ser semelhantes aos de outros tipos de pneumonia viral. Por causa disso, pode ser difícil dizer o que está causando a sua condição sem ser testado para COVID-19 ou outras infecções respiratórias. A pesquisa está em andamento para determinar como a pneumonia COVID-19 difere de outros tipos de pneumonia. As informações desses estudos podem ajudar potencialmente no diagnóstico e no aprofundamento de nossa compreensão de como o SARS-CoV-2 afeta os pulmões. Um estudo usou tomografias computadorizadas e testes laboratoriais para comparar as características clínicas da pneumonia COVID-19 com outros tipos de pneumonia. Os pesquisadores descobriram que as pessoas com pneumonia COVID-19 eram mais propensas a ter:
  • pneumonia que afeta ambos os pulmões, ao invés de apenas um
  • pulmões que tinham uma aparência característica de “vidro fosco” por meio de tomografia computadorizada
  • anormalidades em alguns testes laboratoriais, particularmente aqueles que avaliam a função hepática

Quais são os sintomas?

Os sintomas da pneumonia COVID-19 são semelhantes aos sintomas de outros tipos de pneumonia e podem incluir:
  • dor no peito que acontece quando você respira profundamente ou tosse;
  • tosse, que pode ou não ser produtiva;
  • falta de ar;
  • fadiga;
  • febre;
  • arrepios.
A maioria dos casos de COVID-19 envolve sintomas leves a moderados. No entanto, às vezes COVID-19 é mais sério. Um grande estudo da China descobriu que cerca de 14% dos casos eram graves, enquanto 5% foram classificados como críticos. Indivíduos com casos graves de COVID-19 podem ter episódios mais graves de pneumonia. Os sintomas podem incluir dificuldade para respirar e baixos níveis de oxigênio. Em casos críticos, a pneumonia pode progredir para Síndrome Respiratória Grave Aguda.

Quando procurar atendimento de emergência

Certifique-se de procurar atendimento de emergência imediatamente se você ou outra pessoa passar por:
  • dificuldade em permanecer acordado ou dificuldade em acordar;
  • uma cor azulada dos lábios, rosto ou unhas;
  • confusão;
  • batimento cardíaco rápido;
  • sensação persistente de pressão ou dor no peito;
  • respiração rápida e superficial;
  • dificuldade ao respirar.

Quem corre maior risco de desenvolver Covid-19?

Algumas pessoas correm um risco maior de desenvolver complicações graves, como pneumonia e SDRA, devido ao COVID-19. Vamos explorar isso em mais detalhes abaixo.

Adultos mais velhos

Adultos com 65 anos ou mais apresentam risco aumentado de doenças graves devido ao COVID-19. Além disso, morar em uma instituição de cuidados de longo prazo, como uma casa de repouso ou casa de repouso, também pode colocá-lo em um risco maior.

Condições de saúde subjacentes

Indivíduos de qualquer idade com problemas de saúde subjacentes correm um risco maior de contrair doenças COVID-19 graves, incluindo pneumonia. As condições de saúde que podem colocar você em maior risco incluem:
  • doenças pulmonares crônicas, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • asma;
  • diabetes;
  • problemas do coração;
  • doenças hepáticas;
  • doença renal crônica;
  • obesidade.

Sistema imunológico enfraquecido

Estar imunocomprometido pode aumentar o risco de doença COVID-19 grave. Alguém é considerado imunocomprometido quando seu sistema imunológico está mais fraco do que o normal.
  • tomar medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico, como corticosteroides ou medicamentos para uma doença autoimune;
  • em tratamento de câncer;
  • tendo recebido um órgão ou transplante de medula óssea;
  • tendo HIV.

Como a pneumonia Covid-19 é diagnosticada?

O diagnóstico de COVID-19 é realizado por meio de um teste que detecta a presença de material genético viral em uma amostra respiratória. Isso geralmente envolve a coleta de uma amostra esfregando o nariz ou a garganta. A tecnologia de imagem, como uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada, também pode ser usada como parte do processo de diagnóstico. Isso pode ajudar o médico a visualizar as alterações nos pulmões que podem ser causadas pela pneumonia COVID-19. Os exames laboratoriais também podem ser úteis na avaliação da gravidade da doença. Isso envolve a coleta de uma amostra de sangue de uma veia ou artéria do braço. Alguns exemplos de testes que podem ser usados ​​incluem hemograma completo (CBC) e painel metabólico.

Como é tratado?

Atualmente, não há tratamento específico aprovado para COVID-19.  No entanto, uma variedade de drogas são sendo investigado como terapias potenciais. O tratamento da pneumonia COVID-19 se concentra em cuidados de suporte. Isso envolve aliviar os sintomas e certificar-se de que está recebendo oxigênio suficiente. Pessoas com pneumonia COVID-19 geralmente recebem terapia de oxigênio. Os casos graves podem exigir o uso de um ventilador. Às vezes, as pessoas com pneumonia viral também podem desenvolver uma infecção bacteriana secundária. Se isso ocorrer, antibióticos são usados ​​para tratar a infecção bacteriana.

Efeitos a longo prazo

Lesões pulmonares devido ao COVID-19 podem causar efeitos duradouros na saúde. Um estudo descobriu que 66 entre 70 pessoas que tiveram pneumonia por COVID-19 ainda tinham lesões pulmonares visíveis por tomografia computadorizada quando deixaram o hospital. Então, como isso pode afetar sua saúde respiratória? É possível que as dificuldades respiratórias continuem durante e após a recuperação devido a danos nos pulmões. Se você tem pneumonia grave, pode ter cicatrizes pulmonares duradouras. Um estudo recente acompanhou 71 indivíduos 15 anos depois de terem a SARS, que se desenvolve a partir de um coronavírus relacionado. Os pesquisadores descobriram que as lesões pulmonares diminuíram significativamente no ano após a recuperação. No entanto, após esse período de recuperação, as lesões estabilizaram.

Considerações finais

Embora a maioria dos casos de COVID-19 sejam leves, a pneumonia é uma complicação potencial. Em casos muito graves, a pneumonia COVID-19 pode levar a um tipo progressivo de insuficiência respiratória chamada SDRA. Os sintomas da pneumonia COVID-19 podem ser semelhantes aos de outros tipos de pneumonia. No entanto, os pesquisadores identificaram alterações nos pulmões que podem apontar para pneumonia COVID-19. Essas alterações podem ser vistas com imagens de Tomografia de Tórax. Não há tratamento atual para COVID-19. Pessoas com pneumonia COVID-19 precisam de cuidados de suporte para aliviar seus sintomas e garantir que estão recebendo oxigênio suficiente. Embora você possa não ser capaz de prevenir o desenvolvimento de pneumonia COVID-19, existem etapas que você pode seguir para diminuir o risco. Isso inclui o uso de medidas de controle de infecção, gerenciamento de quaisquer condições de saúde subjacentes e monitoramento de seus sintomas, caso você contraia uma infecção com o novo coronavírus. Além disso, trabalhar na prevenção e autocuidado também se torna uma maneira eficaz. Assista essa dica da Dra Nancy:

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Kelma Yaly em 14/07/2021