É difícil escapar dos alimentos ultraprocessados.

Com as empresas alimentícias produzindo infinitas opções para os clientes, os corredores dos supermercados estão cheios de jantares de TV, todos os tipos de batatas fritas e macarrão nstantâneo que se estendem até onde os olhos podem ver.

Agora, devemos enfatizar que nem todos os alimentos processados ​​são inerentemente ruins.

Como  apontou o Harvard Men’s Health Watch , o processamento de alimentos pode incluir enlatamento, congelamento ou moagem, o que significa que alimentos mais saudáveis ​​como feijão e peixe enlatados e iogurte natural estão sob o guarda-chuva de “alimentos processados”.

Os alimentos processados ​​tornam-se mais problemáticos, porém, quando se tornam “alimentos ultraprocessados“. Esses alimentos têm ingredientes – como açúcar, gorduras trans e carboidratos refinados – adicionados a eles, que podem causar efeitos desequilibrados e negativos para a saúde do corpo .

Com os alimentos ultraprocessados ​​respondendo por mais da metade das calorias diárias, saber os efeitos que os alimentos ultraprocessados ​​têm sobre nós é vital – principalmente se for tudo, ou a maior parte, do que comemos.

Vamos dar uma olhada em como comer apenas alimentos ultraprocessados ​​pode afetar seu corpo, certo?

Quanto mais alimentos alimentos ultraprocessados ​​você comer, mais você desejará comer

Os alimentos ultraprocessados, podem ser simplesmente deliciosos.

Pizza, balas de goma, um hambúrguer suculento – não, você está babando. E acontece que há uma razão pela qual gravitamos em torno desses alimentos: eles nos fazem sentir muito melhor a curto prazo.

Quando comemos, nosso corpo associa isso à sobrevivência e nos recompensa liberando dopamina em nosso cérebro, um neurotransmissor que nos faz sentir bem.

Quanto mais esse ciclo de desejo e recompensa é repetido, mais forte ele se torna e maior a quantidade de alimento necessária a cada vez. E sim, isso pode causar problemas.

Como um estudo em  Neuropsicofarmacologia descobriu, uma dieta rica em junk food – e particularmente, alimentos ricos em gordura e açúcar – pode causar um aumento nos receptores no cérebro que podem causar tendências viciantes em relação a esses tipos de alimentos.

Embora comer alimentos ultraprocessados ​​possa inicialmente nos fazer sentir bem, desistir deles fará você se sentir melhor a longo prazo.

Só comer alimentos alimentos ultraprocessados ​​aumenta o risco de muitas doenças

Embora a Food and Drug Administration (FDA), tenha proibido as gorduras trans ( um tipo de gordura insaturada), até 2018, alguns produtos que continham gorduras trans e ainda estavam em circulação em 2021.

E, desde que um alimento não contenha mais do que 0,5 grama de gorduras trans por porção, elas não precisam estar listadas no rótulo. E, infelizmente, essas gorduras podem causar estragos em nossos corpos.

Como descobriu um estudo de 2019 publicado na  Diabetology and Metabolic Syndrome , comer gorduras trans em excesso (que, com um máximo diário recomendado de 2 gramas, não é tão difícil) pode apresentar um risco notável de aumento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

No entanto, as gorduras trans não estão apenas em alimentos ultraprocessados. Como o estudo mencionou, devido às gorduras trans que ocorrem naturalmente em laticínios e produtos à base de carne, pode ser difícil erradicá-las de nossas dietas.

No entanto, o que podemos fazer é ficar de olho nas gorduras trans que ingerimos e eliminá-las sempre que possível.

alimentos ultraprocessados ​​farão com que você sinta “queimar” com mais frequência

É uma sensação que você pode reconhecer: uma sensação de queimação rastejando no peito, causando desconforto e dor pouco depois de comer.

A azia pode variar de um incômodo leve a profundamente desagradável e, para algumas pessoas, pode durar um certo tempo.

Se você faz uma dieta rica em alimentos ultraprocessados, é provável que sinta azia com frequência e se sua azia persistir por muito tempo, pode ser um sinal de uma condição mais séria conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

De acordo com um estudo publicado no Journal of Thoracic Disease , os açúcares simples agravam a DRGE, levando à azia.

Com muitos alimentos processados ​​favorecendo açúcares simples (como glicose e frutose) para fornecer sabor e energia, comer mais alimentos processados ​​pode resultar em mais episódios de refluxo ácido.

O estudo também observou que a ingestão menor de fibras pode contribuir para a frequência de azia e, como muitos alimentos ultraprocessados ​​favorecem os carboidratos refinados com baixo teor de fibras, isso também pode contribuir para o desconforto torácico comum após as refeições.

Você vai comer muito açúcar em uma dieta de alimentos processados

Há muitos motivos pelos quais os alimentos processados ​​podem ser tão deliciosos – mas seu alto teor de açúcar certamente está no topo da lista.

Muitos alimentos ultrprocessados ​​contêm açúcar adicionado para realçar o sabor.

Embora certamente torne esses alimentos mais doces e forneça energia rápida, uma dieta rica em açúcar pode causar uma série de problemas de saúde.

Os alimentos processados ​​são uma das maiores fontes de adição de açúcar em nossas dietas. Portanto, se você está comendo praticamente apenas alimentos processados, provavelmente está recebendo muito mais açúcar do que esperava.

O consumo de excesso de açúcar – geralmente na forma de xarope de milho com alto teor de frutose em alimentos processados ​​- pode contribuir para problemas de saúde, como diabetes tipo 2, doenças inflamatórias e obesidade.

Acrescente a isso o fato de que o açúcar simples não tem ingredientes essenciais para o corpo, e não é uma ótima aparência para muitos alimentos ultraprocessados.

O sal em alimentos processados ​​pode aumentar sua pressão arterial

O sal nas batatas fritas pode ser parte do que as torna satisfatórias, mas todo o sódio adicionado pode ser bastante problemático.

As dietas ricas em sódio podem causar pressão alta, o que contribui para um aumento do risco de doenças e insuficiência cardíaca, doença renal e derrame.

Esta é uma má notícia para as pessoas que comem alimentos processados ​​regularmente.

Um grande número de alimentos processados ​​contém quantidades excessivas de sódio, com as carnes processadas carregando as concentrações mais altas. Como tal, comer uma dieta composta apenas de alimentos processados ​​pode levar a ingestão de sal a níveis prejudiciais à saúde.

Enquanto um pouco de sal adicionado pode adicionar algum realce de sabor muito necessário, certifique-se de que sua ingestão diária de sal permaneça dentro de limites saudáveis.

Menos de 2.300 miligramas, ou uma colher de chá, por dia para adultos saudáveis ​​é o ideal. O excesso de alimentos processados, entretanto, pode colocá-lo bem acima dessa quantidade.

Alimentos processados ​​farão com que o açúcar no sangue suba

Alimentos ultraprocessados ​​com adição de açúcar e carboidratos simples não têm apenas um sabor atraente, mas também podem nos oferecer uma explosão de energia.

Os carboidratos que consumimos são convertidos em açúcar no sangue, que fornece energia para o corpo.

Os alimentos que nos fornecem a maior quantidade de açúcar no sangue no menor tempo (conhecido como “pico”) geralmente são ricos em carboidratos processados ​​e açúcares simples, como refrigerantes e bebidas açucaradas, pão branco e massas – todos processados.

Embora esses alimentos possam fazer você se sentir energizado temporariamente, os picos de açúcar no sangue devem ser evitados devido aos danos que causam ao corpo.

Muito açúcar no sangue pode, com o tempo, levar ao diabetes tipo 2. Além disso, esses picos também podem  limitar sua “capacidade de exercício aeróbio”. Portanto, da próxima vez que você pensar em fazer um lanche açucarado antes do treino, pense novamente – pode ser prejudicial.

Comer apenas alimentos processados ​​pode resultar em ganho de peso

Como os alimentos ultraprocessados ​​geralmente são recipientes de ingredientes adicionados, como açúcares e gorduras, não é de se admirar que muitas opções de alimentos processados ​​possam ter mais calorias do que os alimentos integrais.

Faz sentido, então, que uma dieta composta apenas de alimentos processados ​​possa causar ganho de peso.

 

alimentos saudáveisSeu corpo não receberá nutrientes importantes se você comer apenas alimentos processados

Quando comemos, é importante pensar (e tentar maximizar) o número de bons nutrientes que estamos recebendo para garantir que nossos corpos permaneçam em boa forma.

Com uma dieta composta apenas de alimentos processados, isso pode ser difícil de alcançar. Os alimentos ultraprocessados ​​são desprovidos de nutrientes em comparação com os alimentos integrais, o que significa que as suas refeições podem não conter o mesmo poder nutricional.

Embora muitos alimentos processados ​​sejam fortificados com nutrientes e vitaminas extras (os cereais matinais sendo um excelente exemplo disso), os alimentos integrais fornecem compostos saudáveis ​​adicionais que os alimentos ultraprocessados ​​não fornecem.

Veja os antioxidantes, por exemplo.

Eles ajudam a combater os radicais livres no corpo. Isso é importante porque os radicais livres podem aumentar o risco de câncer, diabetes e doenças cardíacas. Embora você obtenha antioxidantes de alimentos integrais (especificamente frutas e vegetais), você os perderá se seguir uma dieta repleta de alimentos ultraprocessados.

Comer apenas alimentos processados ​​coloca você em risco de doenças cardíacas

O sabor atraente e a conveniência dos alimentos ultraprocessados ​​podem ter um custo.

Comer principalmente alimentos processados ​​pode fazer com que seus níveis de colesterol aumentem. Alimentos com baixo teor de gordura ou dietéticos são frequentemente carregados de calorias, sódio e açúcar adicionado. Do contrário, você pode estar causando sérios danos ao seu coração.

A ligação entre o consumo de alimentos processados ​​e as doenças cardiovasculares está bem estabelecida.

Um estudo com mais de 100.000 pessoas publicado no The British Medical Journal  descobriu uma associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados ​​e doenças cardiovasculares e coronárias, bem como doenças cerebrovasculares (uma doença que pode afetar o fluxo sanguíneo para o cérebro).

Como o estudo destacou, as doenças cardiovasculares são responsáveis ​​por um terço de todas as mortes em todo o mundo.

Portanto, proteger a saúde do nosso coração é vital. Ao reduzir a ingestão de alimentos ultraprocessados ​​e favorecer fontes de alimentos integrais, além de incorporar exercícios regulares, você pode ajudar seu coração a se manter em boa saúde.

Comer alimentos processados ​​pode prejudicar sua saúde mental

Pode ser fácil ignorar o quanto a dieta pode afetar a saúde mental.

O que comemos pode ter um impacto direto em nosso estado de espírito – e não é diferente quando se trata de alimentos processados. Na verdade, uma maior ingestão de alimentos processados ​​pode ser prejudicial à sua saúde mental e colocá-lo em maior risco de sofrer de doenças como a depressão.

Conforme confirmado por um estudo publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública , foi encontrada uma conexão entre dietas ricas em alimentos processados ​​e depressão e sintomas depressivos.

Evitar alimentos processados, por outro lado – bem como favorecer fontes de alimentos como peixes e outros que contenham magnésio e ácido fólico – pode trazer benefícios à saúde mental e ajudar a proteger contra a depressão e os sintomas depressivos.

Claro, a saúde mental é afetada por muitos fatores, e é importante lembrar que a dieta é apenas um aspecto. No entanto, reduzir os alimentos processados ​​pode ajudar a proteger a saúde mental.

Alimentos processados ​​podem sobrecarregar seus rins

O corpo é um sistema complexo de órgãos interconectados, e nossa dieta pode afetar cada uma dessas partes do corpo.

Em particular, os rins – que são responsáveis ​​por filtrar o sangue – podem ser fortemente afetados pela quantidade de alimentos processados ​​que comemos.

Comer alimentos ricos em sódio, como alimentos processados, torna difícil para os rins acompanharem os níveis de sódio no sangue e, com o tempo, isso pode causar danos.

Sua saúde intestinal será prejudicada ao comer uma dieta cheia de alimentos ultraprocessados

A saúde intestinal pode ser extremamente afetada pelo que comemos – como você pode supor, considerando que é o lugar onde os alimentos são digeridos – e é importante ter certeza de que lhe dedicamos um pouco de amor.

Infelizmente, uma dieta rica em alimentos ultraprocessados ​​pode causar problemas intestinais.

Em um estudo de 2019  publicado na Microorganisms, os pesquisadores analisaram como as bactérias do intestino são afetadas pelas dietas e como as escolhas da dieta podem afetar a tendência do intestino de inflamar e causar problemas.

O estudo descobriu que as dietas ocidentais – dietas ricas em gorduras e açúcares simples, que são componentes comuns e acréscimos aos alimentos processados ​​- podem impactar negativamente nossas bactérias intestinais , levando à inflamação intestinal e doenças intestinais. Dietas ricas em fibras e ricas em prebióticos (como a dieta mediterrânea ), no entanto, contribuem para uma melhor saúde intestinal.

Embora os alimentos processados ​​possam ser uma escolha conveniente, pagamos por essa conveniência, em parte, com nossa saúde intestinal. Certificar-se de que segue uma dieta variada e rica em fibras é essencial.

Seu fígado começa a trabalhar mais quando você come alimentos ultraprocessados

O fígado desempenha um papel importante no processamento de alimentos pelo corpo.

Ele ajuda a filtrar o sangue e desintoxicar o corpo de substâncias químicas. E esse órgão pode ser muito afetado pelo que comemos.

As dietas compostas de alimentos processados ​​podem fazer com que o fígado tenha que trabalhar mais. E com o aumento da quantidade de gorduras e açúcares em dietas ultraprocessadas, a pressão que isso pode causar no fígado pode causar danos.

Por outro lado, dietas nutritivas compostas de fontes de alimentos integrais ajudam a manter a saúde do fígado – portanto, se você deseja manter seu fígado em boa forma, uma dieta com alimentos processados ​​não é a melhor opção.

Sua visão pode sofrer com alimentos ultraprocessados

Ficar de olho na nossa visão (se você me permite o trocadilho) não significa fazer check-ups regulares no oftalmologista.

Nossas dietas podem ser uma parte importante da proteção da saúde dos olhos. No entanto, comer grandes quantidades de alimentos processados ​​pode significar problemas para sua visão a longo prazo.

Um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology  descobriu que as dietas ocidentais, que são ricas em alimentos processados ​​e outros não saudáveis, “podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de DMRI tardia [degeneração macular relacionada à idade].” Esta doença é a maior causa de perda permanente da visão em adultos com 60 anos ou mais .

Cortar alimentos processados ​​pode ser uma forma de proteger sua saúde, especialmente com a idade.

Além disso, procure adicionar alimentos saudáveis ​​às suas dietas, especialmente aqueles que contêm zinco, beta-caroteno, cobre e vitaminas C e E, já que grandes quantidades desses minerais e vitaminas.

 

 

Kelma Yaly

Kelma Yaly

Consultora de Marketing de Conteúdo e Performance para Mega Imagem.