Embora indispensável em pequenas quantidades, o consumo excessivo de sódio está associado a problemas de saúde graves, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
A busca por um tipo de sal “mais saudável” tem ganhado destaque, mas a questão central permanece: existe realmente um tipo de sal que seja melhor para a saúde?
Apenas cerca de 2,5% da população brasileira consome a quantidade recomendada pela OMS, o que contribui para a alta prevalência de hipertensão no país, afetando 30% dos adultos.
No entanto, Nobre alerta para dois problemas potenciais: o risco de as pessoas usarem maiores quantidades de sal light para alcançar o mesmo sabor, e o custo mais elevado, que pode limitar seu uso pela população em geral.
O sal marinho e o rosa do Himalaia também são frequentemente apontados como opções mais saudáveis devido à presença de minerais. Contudo, Nobre enfatiza que, apesar de conterem outros minerais, esses sais não justificam um uso generalizado, especialmente quando o foco é a redução do consumo de sódio.
Além do sal adicionado diretamente na comida, os alimentos ultraprocessados são grandes fontes de sódio. Refrigerantes, comidas prontas congeladas, macarrão instantâneo, sopas industrializadas e temperos prontos são alguns exemplos de produtos que contêm altos níveis de sódio.
Reduzir o consumo desses alimentos e optar por preparações caseiras com moderação no uso do condimento pode ser uma estratégia eficaz para controlar a ingestão de sódio.
Manter-se adequadamente hidratado pode contribuir para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. A desidratação, mesmo leve, pode afetar negativamente a circulação sanguínea e aumentar a pressão arterial.
A recomendação geral é que os adultos consumam cerca de 2 litros de água por dia, embora essa quantidade possa variar dependendo de fatores como idade, sexo, nível de atividade física e condições climáticas. Beber água regularmente ao longo do dia, ao invés de grandes quantidades de uma só vez, é a maneira mais eficaz de se manter hidratado.
Consumir uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, pode fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos:
Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!
Agende seus exames on-line, clique aqui!
Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.
Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: Facebook, Youtube Instagram, Linkedin.