Estresse e tireoide: existe uma relação? - Mega Imagem

Estresse e tireoide: existe uma relação?

Blog › Estresse e tireoide: existe uma relação?


Muitas pessoas vivem na correria do dia a dia e não sabem o verdadeiro impacto do estressa na função da nossa glândula da tireoide. Vamos entender primeiramente o que é a glândula da tireoide e para o que ela serve.

Tireoide e suas funções

A tireoide é um glândula que faz parte do sistema endócrino do corpo, que produz os hormônios  T3 e T4, que são responsáveis por regular o metabolismo. Ela se localiza na região central do pescoço e é uma glândula de grande importância para o corpo humano. Ela pode ser afetada quando elevamos o nosso nível de estresse. tireoide

Hipotireoidismo 

Quando falamos em tireoide, devemos considerar dois cenários. O hipotireoidismo e o hipertireoidismo. O hipotireoidismo consiste na deficiência dos hormônios T3 e T4, causando assim a diminuição do tamanho da tireoide. Ela acomete uma faixa etária mais velha, dentro dos 60 anos e pessoas com doenças autoimunes- diabetes tipo 1 e doença celíaca. Os sintomas mais comuns de hipotireoidismo em adultos são:
  • fadiga;
  • letargia;
  • intolerância ao frio;
  • ganho de peso;
  • constipação;
  • mudança na voz e pele seca.
Entretanto a apresentação clínica pode incluir uma ampla variedade de sintomas que variam com a idade, sexo e tempo entre início e diagnóstico.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é o contrário do hipotireoidismo. Nesse distúrbio a glândula da tireoide produz e excreta mais hormônios do que deveria, causando o que chamamos de tireotoxicose- causando condições clínicas sistêmicas. É importante entender que esse distúrbio pode ter relação direta com o aparecimento de hipertensão e devido a sobrecarga hormonal, ela também mexe com o cérebro e promove quadros de ansiedade, insônia e nervosismo. A doença ainda pode desregular a digestão e causar intolerância ao calor.

Estresse e a tireoide

Um estudo publicado no na revista Thyroid Research indica que os níveis de cortisol interferem na produção do TSH, que é o hormônio estimulador da tireoide. Além disso, o cortisol também pode afetar o funcionamento das nossas glândulas suprarrenais, é preciso ter cuidado. Partindo desse princípio vemos que o estresse é um fator de risco para o desenvolvimento do hipertireoidismo. Além disso, é comprovado que os pacientes mais estressados possuem maior dificuldade em converter o hormônio T4 em T3, além de apresentar outras condições que afetam a saúde e oferecem riscos indiretos a função da tireoide.

Consequências do estresse 

O estresse não afeta somente a tireoide, ele também pode atingir outras partes do nosso corpo, trazendo consequências graves. Separamos algumas dicas de como

Como reduzir o estresse?

A maneira mais eficiente de reduzir o estresse é mantendo o contato com a natureza. As pausas aos finais de semana para fugir da rotina, ajudam na liberação do estresse acumulado. Separamos algumas dicas de como reduzir o estresse:

Reduza o consumo de nicotina, cafeína e álcool

O consumo em excesso dessas substâncias, ao invés de ajudar a diminuir, aumentam os níveis de estresse. O álcool é um depressor quando tomado em grandes quantidades, mas age como um estimulante em quantidades menores. Portanto, usar o álcool como uma forma de aliviar o estresse não é útil.

Prática regular de exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos também pode ajudar nas rotinas mais pesadas de trabalho, eliminando gradativamente o estresse e não deixando-o acumular. Pratique ao menos 3 vezes na semana, cerca de uma hora por dia.

Durma mais

O sono é um fato importante no controle do estresse. Portanto, é importante definir um local confortável para você descansar e deixar as outras atividades para outro ambiente. Além disso, recomenda-se que uma boa noite de sono seja de 7 a 8 horas, para que possamos recuperar todo cansaço acumulado.

Procure técnicas de relaxamento

Algumas técnicas de relaxamento podem te ajudar a reduzir o estresse. Entre elas está a meditação, que já é muito conhecida e que traz inúmeros benefícios quando feita regularmente. Além disso, a técnica do mindfulness pode ajudar a viver o presente. O Mindfulness é um estado onde treinamos nossa atenção ao momento presente e a autocompaixão com experiências desafiadoras, para aprendermos a fazer melhores escolhas em situações difíceis do nosso cotidiano. Além de ajudar a controlar a ansiedade e estresse.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 01/06/2022