Emagrecimento: substância pode ajudar na perda de gordura - Mega Imagem

Emagrecimento: substância pode ajudar na perda de gordura

Blog › Emagrecimento: substância pode ajudar na perda de gordura


O emagrecimento é um tema muito procurado por muitas pessoas, entender qual é a fórmula secreta e o passo a passo.

Entretanto, e se uma substância presente no nosso próprio corpo pudesse nos ajudar nesse processo?

É isso que aponta o estudo publicado na revista Science Advances. O estudo mostra pela primeira vez que um circuito neuromuscular liga a queima de gordura a uma proteína do cérebro.

O estudo feito na Unicamp (Universidade de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo) ressalta a importância da prática regular de atividade física e seus benefícios no emagrecimento.

Emagrecimento X Interleucina

Esse trabalho publicado pela revista teve o intuito de estudar uma substância chama Interleucina , que possui característica inflamatória, mas que enquanto realizamos exercícios físicos, por exemplo, tem uma ação benéfica.

Dessa forma, ela assume a queima de gordura no músculo, ajudando no processo de emagrecimento.

Em alguns testes feitos em camundongos, perceberam que quando a substância era injetada no corpo, imediatamente a substância agia começando um processo de oxidação da gordura localizada na pata.

Com esses resultados, os pesquisadores tentaram entender se havia alguma relação da Interlucina com o hipotálamo - parte do cérebro responsável por comandar diversas funções - com a quebra de gordura musculoesquelética.

Os estudos indicavam que uma parte do hipotálamo  poderia alterar o metabolismo muscular quando estimulado. Quando ele detecta a presença do receptor de IL-6, eles entenderam que essa interação poderia desencadear um circuito neuromuscular, favorecendo a queima de gordura.

Como acontece a interação entre sistema nervoso e muscular?

Para entender como funciona a interação entre os sistemas nervoso e muscular, os pesquisadores realizaram mais alguns testes nos camundongos.

Dessa vez, foi injetado um tipo de droga que bloqueia os receptores beta e alfa - responsáveis por bloquear a interação entre o cérebro e o comando enviado para o músculo.

Os resultados só foram validados quando testaram o IL-6 no cérebros dos camundongos que não produzem os receptores alfa e beta e eles não apresentaram quebra de gordura no músculo.

Os efeitos são muito duradouros quando há essa interação da substância com o hipotálamo e a combinação de exercícios físicos.

Dessa forma, o emagrecimento continua mesmo após a finalização de um exercício.

Importância do exercício físico na rotina

Manter uma rotina de exercícios físicos é essencial para a saúde do corpo e também para  a saúde mental.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, colaborando para o aumento e desenvolvimento das doenças crônicas.

Entre elas nós temos o aumento nos níveis de colesterol, Diabetes, Obesidade, Hipertensão Arterial e muitas outras patologias desenvolvidas. exercicio-fisico-emagrecimento Por isso, é importante manter uma rotina de exercícios físicos. Entre os benefícios, temos:

Qualidade do sono

A prática regular de exercícios físicos ajuda a estabilizar os hormônios, trazendo sensação de bem estar e melhorando a qualidade do sono.

Como os exercícios liberam descargas de adrenalina, o corpo mantém-se ativo. Por isso, não é recomendado a prática de atividades perto do horário de dormir.

Quem já possui uma boa qualidade de sono, conseguirá melhorar sua performance esportiva.

Evita a Osteoporose e Sarcopenia

A osteoporose consiste na perda de massa óssea, de acordo com o tempo. Geralmente, as mulheres são as mais atingidas pela doença.

Dessa forma, o exercício físico regular pode ajudar no controle e prevenção da Osteoporose precoce. Além disso, a Sarcopenia consiste na perda de massa muscular, outra doença que atinge o corpo e causa graves consequências.

É importante realizar o controle através do exame de densitometria óssea e corporal, para que o médico indique os melhores tipos de exercícios e tratamentos a serem seguidos.

Redução do risco de AVC

A redução das chances do risco de desenvolver um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é grande, já que ele é desencadeado por doenças como a diabetes, hipertensão e colesterol elevado. 

A prática regular dos exercícios, previne e regula os hormônios, diminuindo o risco de acidentes como esse acontecerem.

Escolha um exercício que traga bem estar

É muito importante escolher um exercícios que traga bem estar físico e emocional e isso é muito particular de cada paciente.

Alguns preferem os esportes coletivos e ao ar livre, outros a musculação e até mesmo a corrida. Mas, o mais importante é escolher uma atividade que o deixe confortável e seguro para realizar.

Além disso, ressaltamos a importância de manter as indicações e orientações de um profissional de saúde habilitado, para que não haja intercorrências e possíveis acidentes.

A orientação do profissional habilitado é importante, mas a recomendação médica também é. Por isso, siga as orientações do seu médico sempre antes de iniciar algum tipo de exercício físico.

Alimentação como aliada no processo de emagrecimento

Sabemos que os exercícios físicos por si só não trazem os resultados imediatos, principalmente quando falamos em emagrecimento.

A alimentação é parte crucial neste processo, se não a mais importante. Manter uma alimentação balanceada, consiste em uma dieta rica em vitaminas, fibras, proteínas e etc.

Mas, o emagrecimento inicia-se no processo de mudança do pensamento. Com um mindset  mudado, o processo de reeducação alimentar do paciente que precisa passar pelo processo de emagrecimento se torna mais fácil. alimentacao-saudavel Além disso, recomendamos a orientação de um profissional habilitado para que indique os alimentos e porções necessárias. Neste caso, o nutricionista consegue cumprir este papel.

Ele ainda pode trabalhar em conjunto com o profissional de Educação Física e com o médico para entender quais são as dificuldades que aquele paciente enfrenta e o que precisaria adaptar à sua rotina.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 20/10/2022