Alimentação a cada 3 horas ou jejum intermitente?

alimentacao

A alimentação saudável é muito discutida quando falamos em hábitos de vida mais saudáveis e em emagrecimento.

Muitas pessoas que buscam emagrecer sofrem com as “dietas milagrosas”, o que muitas pessoas acabam errando é no consumo mínimo de alimentos mais saudáveis e ricos em vitaminas, proteínas, carboidratos, entre outros.

E o terror dessas pessoas que buscam emagrecer, são as dietas, que muitas vezes fogem um pouco da realidade e não trazem qualidade de vida. É possível emagrecer de forma saudável.

Hoje falaremos de algumas técnicas que  não são consideradas dietas, por não ditar quais alimentos que podem ser consumidos, e que podem servir para algumas pessoas. Lembrando que o ideal é sempre consultar um especialista para entender se aquela técnica é eficaz para você.

Entre elas temos o jejum intermitente e a alimentação a cada 3 horas. Vamos entender cada uma delas.

Jejum Intermitente 

O jejum intermitente nada mais é do que período de intervalos e períodos de alimentação. Geralmente utiliza-se de intervalos de 8 horas a 24 horas entre as refeições. O que muitas pessoas não sabem é que o jejum intermitente ajuda a diminuir os níveis de glicose do sangue e suprime alguns processos inflamatórios. Quando nos alimentamos a glicose é utilizada para energia e a gordura é armazenada no tecido adiposo como triglicérides.

O jejum intermitente pode estar relacionado a diminuição da obesidade, melhora da resistência a insulina, melhora da dislipidemia e inflamação, comparando com indivíduos que somente perderam peso. Além disso, a perda de peso diminui os sintomas de asma em pacientes obesos e em alguns pacientes o jejum  pode ajudar nos sintomas de artrite reumatoide.

Dessa forma, nos períodos em que não nos alimentamos, nosso corpo utiliza a gordura existente, ajudando assim no processo de emagrecimento.

Entretanto, é claro que não são todas as pessoas que podem utilizar o jejum. Hipertensos, grávidas, diabéticos, pessoas com câncer e distúrbios alimentares não devem aderir a prática. Nesses casos é necessário orientação médica para avaliação de cada caso.

Alimentação a cada 3 horas

Alimentar-se a cada 3 horas para emagrecer é um assunto um pouco polêmico. Ainda não há estudos que comprovem essa teoria, entretanto acostumar o corpo a se alimentar a cada 3 horas pode ajudar a criar uma rotina alimentar.

Dessa forma, o corpo consume os alimentos no horário correto e em menor quantidade. Evitando assim que seja consumido grandes quantidades.

Podemos dizer que a alimentação feita desta forma ajuda no controle da acidez estomacal, por evitar ficar longos períodos sem comer. Além disso, controla a fome, trazendo mais saciedade e evitando que a pessoa fique por um longo período sem comer e acabe sentido mais fome.

É muito importante possuir um profissional que possa orientar essa prática para que seja avaliado quais alimentos são mais ideias em cada horário das refeições. O nosso corpo possui uma média diária de calorias a serem gastas, é muito importante ter esse valor como base para saber quais alimentos e quantidades deve ingerir para manter o corpo em funcionamento e sem ganhar peso.

Alimentos Naturais

As técnicas aqui propostas ajudam muito na perda de peso e no aumento da qualidade de vida. Entretanto, você sabe quais são os alimentos que devemos consumir?

As frutas, verduras, legumes e proteínas são essenciais para nos manter ativos e com saúde.

Além de dar um foco maior ao café da manhã, o ideal é alimentar-se como falamos nas técnicas cada três horas ou fazendo o jejum intermitente. Caso opte pela refeição a cada 3 horas, devemos inserir nos intervalos das refeições pequenas refeições como salada de frutas, castanhas, leite batido com frutas e iogurte com frutas.

Procure sempre ajuda profissional para cuidar da sua alimentação, pois cada pessoa possui uma limitação. Muitas vezes os alimentos podem ser calóricos demais para determinada pessoa ou possuir muito açúcar, por isso ressaltamos a importância da orientação profissional.

A alimentação saudável pode trazer inúmeros benefícios, como por exemplo:

  • Melhoria no sono: alguns alimentos ajudam a aumentar a produção de melatonina, o que ajuda a trazer noites de sono mais tranquilas;
  • Mais disposição: ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo;
  • Combate o envelhecimento: uma dieta rica em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres no organismo, melhorando o aspecto da pele;

Entre outros inúmeros benefícios que uma alimentação saudável pode trazer. Não podemos deixar de lado a hidratação, o consumo de 2 a 3 litros de água por dia é essencial para o bom funcionamento do corpo humano.

Prática regular de exercícios físicos

Os exercícios físicos são um grande aliado quando falamos em emagrecimento e saúde do corpo. A prática regular de exercícios físicos diminui os riscos de infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), reduz a obesidade, ajuda a controlar a diabetes, entre outros inúmeros benefícios.

Quando falamos em atividade física, não falamos na prática de exercícios intensos. Para iniciar uma simples caminhada todos os dias ao, menos 30 minutos, pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente.

Realize seus exames com segurança. Agende seus exames aqui na MEGA.

Baixe o MEGAPP! Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

A Mega sempre pensando em você! Já segue a Mega nas Redes Sociais? Acesse nossos canais: no FacebookYoutubeInstagramLinkedin

Por Rafaélla Mantovani

Comunicação e Marketing Digital na Clínica Mega Imagem.