Desnutrição: causas, diagnóstico e tratamentos - Mega Imagem

Desnutrição: causas, diagnóstico e tratamentos

Blog › Desnutrição: causas, diagnóstico e tratamentos


A desnutrição é um problema clínico e social que estamos enfrentando no Brasil e no mundo. Este é um assunto também para ser tratado politicamente, mas hoje vamos entender quais são os malefícios ocasionados por essa situação para a saúde de um indivíduo. O índice de desnutrição no Brasil tem melhorado nos últimos anos, mas ainda é considerado alto. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019, a taxa de desnutrição infantil no Brasil foi de 6,9%, o que significa que cerca de 6,9% das crianças com idade entre 0 e 5 anos estavam desnutridas. Isso representa cerca de 2,6 milhões de crianças desnutridas no país.

O que é a desnutrição?

A desnutrição é uma deficiência de calorias ou proteínas, que estão diretamente relacionadas com o consumo de alimentos em geral. Ela pode ser considerada como uma má nutrição, quando a ingestão de calorias são insuficientes para manter o corpo ativo.

A má nutrição também inclui a sobrealimentação, que consiste no consumo excessivo de calorias ou nutrientes específicos -  proteínas, gorduras, vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos- além de desnutrição.

Hoje, uma criança desnutrida sofre com a recorrência de doenças infecciosas, menor aproveitamento escolar, problemas no desenvolvimento psicomotor e menor capacidade de produção na vida adulta. desnutricao-alimentacao

Causas comuns

As causas da desnutrição no Brasil são multifatoriais e podem incluir:
  • Pobreza: é mais comum em famílias de baixa renda, que frequentemente não têm acesso a alimentos nutritivos ou não podem pagar por eles;

  • Falta de acesso a serviços de saúde: Pessoas que vivem em áreas remotas ou com baixa renda podem ter dificuldade em acessar serviços de saúde, o que pode dificultar o diagnóstico e o tratamento de problemas de saúde que podem levar à desnutrição;

  • Analfabetismo e falta de educação: Pessoas que não sabem ler e escrever podem ter dificuldade em entender informações sobre nutrição e saúde, o que pode levar a escolhas alimentares inadequadas;

  • Falta de infraestrutura: Pessoas que vivem em áreas remotas ou com baixa renda podem não ter acesso à água potável, saneamento básico e outras infraestruturas básicas que são essenciais para a saúde;

  • Desnutrição materna: Mulheres desnutridas são mais propensas a ter filhos desnutridos, por isso a desnutrição materna é um fator importante na desnutrição infantil;

  • Outros problemas de saúde: Doenças crônicas, infecções e outros problemas de saúde podem afetar a absorção de nutrientes;
Além disso, a desnutrição tem uma relação circular com outras condições sociais e econômicas, como falta de acesso à educação, falta de trabalho e renda, falta de saneamento básico e infraestrutura, e falta de políticas públicas eficazes para o combate à pobreza e à desnutrição.

Diagnóstico da doença

O diagnóstico da doença geralmente é feito por um médico ou outro profissional de saúde com base em uma avaliação física e história médica do paciente.

Alguns dos métodos comuns usados para diagnosticar a desnutrição incluem a avaliação antropométrica, que envolve medir a altura, o peso e a circunferência do braço do paciente e comparar esses dados com tabelas de referência para determinar se o paciente está abaixo do peso ideal.

O exame físico será capaz de mostrar ao médico os sinais físicos de desnutrição, como pele seca, unhas fracas, perda de cabelo e edema (inchaço).

Além disso, exames de sangue podem ser solicitados para medir os níveis de proteínas, ferro e outros nutrientes no sangue do paciente e indicar se há deficiência. No mesmo atendimento, o médico pode perguntar sobre a dieta do paciente, o histórico de saúde e outros fatores que possam contribuir para a o desenvolvimento da doença.

É importante lembrar que a desnutrição não é sempre fácil de diagnosticar, pois os sinais e sintomas podem ser discretos e podem ser causados por outras condições médicas.

Além disso, o tratamento da desnutrição deve ser feito de forma adequada, levando em consideração as causas e os sinais da desnutrição.

Tratamento

O tratamento da desnutrição geralmente envolve a correção da causa subjacente e a reposição de nutrientes perdidos. Isso pode incluir, mudanças na dieta com o aumento da ingestão de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, proteínas e gorduras saudáveis.

Em casos graves , pode ser necessário usar suplementos alimentares ou até mesmo nutrição enteral ou parenteral para fornecer nutrientes diretamente ao organismo.

Além disso, podem ser necessários medicamentos se ela for causada por problemas de saúde, como doenças digestivas ou problemas hormonais, tratando assim a causa subjacente.

Não podemos deixar de lado o acompanhamento médico, já que é importante acompanhar com um médico especialista, como um nutrólogo, para avaliar o estado nutricional e acompanhar o progresso do tratamento.

É importante lembrar que o tratamento da desnutrição pode ser um processo longo e que pode exigir mudanças a longo prazo na dieta e estilo de vida para garantir a recuperação e prevenir recaídas. nutricao

Como se prevenir da desnutrição

Para prevenir a desnutrição, certifique-se de incluir uma variedade de alimentos nutritivos em sua dieta, como frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras, peixes e laticínios. Além disso, é preciso ter atenção aos alimentos ricos em gordura e açúcar. Evite alimentos processados e ricos em açúcar e gordura, pois eles podem levar à obesidade e outros problemas de saúde. A prática regular de exercícios físicos  pode ajudar a manter o peso saudável e melhorar a saúde em geral. Além disso, é importante visitar o médico regularmente para avaliar a saúde no geral e garantir que o corpo esteja recebendo todos os nutrientes necessários.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 27/01/2023