Cirurgia Bariátrica no controle das doenças hepáticas - Mega Imagem

Cirurgia Bariátrica no controle das doenças hepáticas

Blog › Cirurgia Bariátrica no controle das doenças hepáticas


A cirurgia bariátrica é uma estratégia utilizada por muitas pessoas para emagrecer rapidamente, porém há uma relação grande com os distúrbios hepáticos. Antes disso, vamos entender um pouco mais sobre a obesidade.

Obesidade

A Organização Mundial da Saúde traz dados de que a obesidade é a doença que mais tem crescido no mundo. A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica mostrou em um estudo que a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos estejam obesos em 2025. A Síndrome Metabólica (SM) é um conjunto de alterações metabólicas e hormonais caracterizada por intolerância à glicose ( ou diabetes) , hipertensão arterial, dislipidemia e obesidade troncular ou abdominal. Outro ponto muito importante é a obesidade infantil. Cerca de 12,9% das crianças, entre 5 e 9 anos tem obesidade infantil. https://www.youtube.com/watch?v=Ttk-05TEyks A obesidade nada mais é do que o consumo excessivo de alimentos processados e maus hábitos, como o sedentarismo. Essa doença crônica está relacionada a deficiências cardíacas, AVC, diversos tipos de cânceres, diabetes, apneia do sono e até depressão. O mais importante, é ressaltar que a questão em jogo é a saúde e bem estar e não a estética. Quando falamos na cirurgia bariátrica, esta as vezes é a única possibilidade de emagrecimento de determinada pessoa. Por isso, vamos entender um pouco melhor sobre ela e qual a sua relação com os distúrbios hepáticos.

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica, é também conhecida como gastroplastia e cirurgia de redução de estômago. Ela consiste em uma operação realizada no estômago, para diminuir seu tamanho. E há algumas técnicas disponíveis hoje na medicina. As técnicas mais usadas é a Gastrectomia Vertical e By-pass. cirurgia-bariatrica A cirurgia bariátrica, geralmente é indicada porque o individuo já atingiu o nível do IMC que o classifica como obeso, que seria acima de 30. Entretanto, esta não é a única solução indicada a todos os obesos. Muitos fatores estão relacionados a esta indicação, isso quer dizer que tudo dependerá do grau de obesidade, das doenças já existentes e hábitos de vida. Por isso, o ideal é conversar com o  médico e avaliar a necessidade de cirurgia ou não. Algumas pessoas conseguem perder 30 quilos ou mais somente reeducando-se e praticando atividade física regular. Um tratamento precisa abranger a vida em um espectro 360 graus. Portanto, uma pessoa que se predispõe a realizar o tratamento de emagrecimento, deve pensar em mudar seus hábitos de vida e também realizar um acompanhamento psicológico.

Doenças Hepáticas e a cirurgia bariátrica

Quando falamos em obesidade, muitas comorbidades vêm junto. Uma delas é a disfunção hepática. Ao falar das doenças hepáticas, podemos citar as Hepatites e também uma doença muito comum e recorrente: a esteatose hepática. A Esteatose Hepática nada mais é do que conhecemos popularmente como gordura no fígado. Ela consiste no acumulo de gordura no fígado devido a má alimentação, sedentarismo e até mesmo ingestão em excesso de álcool. A esteatote é dividida em Doença Hepatica Gordurosa Alcoólica (DHGA)  e  Doença Hepática Gordurosa Não- Alcoólica (DHGNA). A DHGA é causada pelo excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Já a DGHNA é causada por fatores que não possuem relação com a bebida, como obesidade, diabetes entre outros. Geralmente a prevalência de DHGNA primária aumenta em populações obesas que possuam doenças pré-existentes como a Diabetes Mellitus 2. A principal relação entre a esteatose hepática e o diabetes mellitus é a resistência à insulina. Consequentemente, ocorre o aumento de peso que pode provocar o excesso de gordura no fígado. O organismo entende que precisa produzir mais insulina, pois essa que tem é insuficiente.

Indicação da cirurgia bariátrica

Por isso, muitos médicos acabam indicando a cirurgia bariátrica como forma de tratamento para os obesos de grau mais elevado. Consequentemente, o emagrecimento acaba trazendo benefícios para o obeso. Reduzindo os níveis de pressão arterial, tratando a diabetes e com isso também acaba por cuidar dos distúrbios hepáticos causados pelo excesso de gordura. Precisamos ressaltar que a cirurgia não é indicada para todas as pessoas e que deve-se consultar o médico especialista. Alguns obesos, através de uma dieta e rotina de exercícios perdem uma quantidade significativa de gordura. Motivados, eles sempre continuam e os resultados são fantásticos. O pós operatório, não é simples. Como é retirada uma parte do órgão há mais dificuldade para se alimentar, pois o estômago reduz de tamanho e não é todo tipo de comida que pode ser ingerida no início. Além disso, a absorção de nutrientes se torna mais difícil. Portanto, é muito comum os bariátricos  manterem uma ingestão oral de vitaminas por um longo período de tempo. A vitamina D, por exemplo, é uma das vitaminas que mais apresentam níveis baixos. Procure sempre um especialista para identificar a necessidade e siga as recomendações necessárias.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 30/07/2021