Câncer de intestino: sintomas e prevenção - Mega Imagem

Câncer de intestino: sintomas e prevenção

Blog › Câncer de intestino: sintomas e prevenção


O câncer de intestino, também denominado de cólon e reto, esta entre os 10 tipos de cânceres mais incidentes no Brasil.

A doença estra entre os cânceres mais incidentes, ficando somente atrás do câncer de pele não melanoma, de mama e próstata.

Recentemente, a cantora Preta Gil foi diagnosticada com a doença. O que preocupa os especialistas é que a incidência em pessoas com menos de 50 anos tem aumentado. E parte disso, pode ter relação com os hábitos de vida alimentares.

Com o maior consumo de alimentos ultraprocessados e a redução do consumo de fibras, a doença tem se desenvolvido mais entre homens e mulheres mais jovens.

Sinais e sintomas do câncer de intestino

O câncer de intestino inicial geralmente não apresenta sintomas, o que é uma das razões pelas quais a análise clínica do médico é tão importante. À medida que um tumor cresce, ele pode sangrar ou bloquear o intestino. Os sintomas mais comuns são:
  • Sangramento do reto;
  • Sangue nas fezes ou no banheiro após uma evacuação;
  •  Fezes escuras ou pretas;
  •  Cólicas, dor ou desconforto na parte inferior do abdômen;
  •  Um desejo de evacuar quando o intestino está vazio;
  • Constipação ou diarreia que dura mais de um ou poucos dias;
  •  Diminuição do apetite;
  • Perda de peso não intencional.

Em alguns casos, a perda de sangue do câncer leva à anemia (baixo número de glóbulos vermelhos), causando sintomas como como fraqueza, fadiga excessiva e, às vezes, falta de ar.

Por isso, é importante procurar por ajuda médica sempre que sentir algum sintoma anormal.

Progressão do Câncer de Intestino

Uma vez que um pólipo progride para o câncer, ele pode crescer no parede do cólon ou reto onde pode invadir o sangue ou vasos linfáticos que transportam resíduos celulares e fluidos. As células cancerígenas normalmente se espalham primeiro nas proximidades dos gânglios linfáticos, que são estruturas em forma de feijão que ajudam combater infecções.

Eles também podem ser transportados através dos vasos sanguíneos a outros órgãos e tecidos, como fígado ou pulmões ou ser derramado diretamente no peritônio (revestimento da membrana o abdômen).

A disseminação de células cancerígenas para partes do corpo distante de onde o tumor começou é chamado de metástase.

O estadiamento é essencial para determinar escolhas de tratamento e avaliação do prognóstico (previsão da doença e resultado).

Entre as fases de estadiamento, nós temos:
  • In situ: cânceres que ainda não começaram a invadir a parede do cólon ou reto;
  • Local: cânceres que cresceram na parede do cólon ou reto, mas não se estenderam através da parede em tecidos próximos;
  • Regional: cânceres que se espalharam pela parede do cólon ou reto e invadiram áreas próximas do tecido, ou que se espalharam para os gânglios linfáticos próximos;
  • Distante: cânceres que se espalharam para outras partes do o corpo, como o fígado ou pulmão. Considerado a metástase.

Diagnóstico

O diagnóstico para o câncer de intestino geralmente começa com um exame físico e anamnese médica, seguido por testes como exame de sangue, radiografia, tomografia computadorizada, colonoscopia e biópsia.

Estes testes são usados para confirmar a presença de câncer, determinar a extensão da doença e avaliar se há metástases para outras partes do corpo.

Entre eles está o exame de fezes, através dele é possível identificar se há a presença de sangue oculto nas fezes. Este é um dos sintomas do CA de intestino, mas também pode ser indicativo  de pólipos, hemorroidas ou divertículos.

A colonoscopia, também é um exame importante que deve ser realizado para identificar a doença. Através dele é possível verificar como está as paredes intestinas, do reto e intestino grosso, utilizando uma câmera.

Através desse exame, também pode ser realizada uma biópsia para identificar se o tecido presente é maligno ou benigno. Por ser um exame de alta complexidade, existe um preparo a ser realizado e ele precisa ser feito sob o efeito de sedação para não causar desconforto ao paciente.

Além desse exame, os exames de imagem são muito utilizados no diagnóstico. Como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética. Através desses exames é possível identificar se há a presença de tumores e alterações em todo o trato intestinal. cancer-de-intestino

Tratamentos para o câncer de intestino

Os tratamentos para o câncer de intestino podem incluir a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e a terapia imunológica. Vamos entender:
  • Cirurgia: A cirurgia é o tratamento principal para o câncer de intestino. O objetivo é remover o tumor e os linfonodos afetados. Dependendo do tamanho e localização do tumor, pode ser necessária a remoção de uma parte do intestino ou do cólon inteiro;

  • Radioterapia: A radioterapia é usada para destruir as células cancerígenas e impedir o crescimento do tumor. Pode ser usada antes ou depois da cirurgia, e também pode ser usada para aliviar sintomas em pacientes com estádios avançados da doença;

  • Quimioterapia: A quimioterapia é um tratamento sistêmico que usa medicamentos para matar células cancerígenas. Pode ser usada antes ou depois da cirurgia, ou como tratamento único para pacientes com estádios avançados da doença;

  • Terapia-alvo: Alguns pacientes podem ser elegíveis para terapias-alvo, que são medicamentos que atacam especificamente as células cancerígenas;

  • Terapia imunológica: Alguns pacientes também podem ser elegíveis para a terapia imunológica, que utiliza o sistema imunológico do corpo para combater as células cancerígenas.
É importante lembrar que cada caso é único e que o tratamento deve ser discutido com um especialista em oncologia para determinar a melhor opção para cada paciente.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 14/01/2023