Colonoscopia no diagnóstico do Câncer de Intestino - Mega Imagem

Colonoscopia no diagnóstico do Câncer de Intestino

Blog › Colonoscopia no diagnóstico do Câncer de Intestino


A colonoscopia é um dos exames indicados para a prevenção e descoberta do câncer de intestino (coloretal- cólon e reto). Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer de intestino atinge cerca de 40 mil pessoas, anualmente, em número de óbitos cerca de 20 mil.

Entendendo o Câncer de Intestino

O Câncer de Intestino é um tipo de câncer que pode ser prevenido através de um conjunto de ações. Geralmente, ele inicia-se na parede do intestino a partir de pólipos benignos. Quando no inicio, assim como outro cânceres, geralmente a doença não apresenta sintomas. Entretanto, quando mais avançado, é necessário ter mais atenção aos sintomas para investigar e iniciar o quanto antes o tratamento. Entre os principais sintomas temos
  • Mudanças de hábito, com a prisão de ventre ou diarreia;
  • Vontade frequente de ir ao banheiro;
  • Perda de peso sem razão;
  • Cansaço e fraqueza;
  • Anemia;
  • Sangue nas fezes.
É preciso ter atenção e procurar por ajuda médica assim que identificar um ou mais sintomas.

Descoberta da doença através da Colonoscopia

Com os sintomas ou não, é importante que cada individuo procure realizar seus exames de rotina anualmente. No caso do câncer de intestino, aqueles que possuem familiares com histórico da doença, devem ter atenção redobrada. Alguns exames podem ser solicitados para a descobrir se há a doença e qual é o estágio dela. Geralmente, os exames laboratoriais são mais comuns, como o de sangue e de fezes. Contudo, existe o exame de Colonoscopia que é tão importante quanto os demais. A Colonoscopia é um exame de imagem, parecido com a endoscopia, que avaliará o intestino grosso e final do delgado através da inserção de uma câmera pelo ânus. É indicado a realização desse exame a partir dos 50 anos ou nos casos de histórico familiar, antes. O exame está disponível na rede pública e privada e deve ser solicitado pelo seu médico.

colonoscopia-cancer-de-intestino

Estudos

Muito se fala sobre a realização do exame de colonoscopia, por ser um exame delicado e que necessita sedação. A The New England Journal of Medicine realizou um estudo que mostra que a colonoscopia é utilizada para diagnóstico do câncer de intestino e que seu efeito sobre os riscos de câncer e óbitos não é claro. Foram analisados 84.585 pacientes, entre 55 anos e 64 anos. O estudo marcou que pela primeira vez que colonoscopias foram comparadas com a ausência de rastreamento do câncer de intestino. Dessa forma, só encontrou benefícios na realização precoce do exame, apresentando um risco de 18% menor de contrair o câncer colorretal. Segundo o pesquisador Neste estudo randomizado, o risco de câncer colorretal em 10 anos foi menor entre os participantes que foram convidados a realizar a colonoscopia de rastreamento do que entre aqueles que não foram designados para nenhum rastreamento.

Prevenção

A chave de tudo está no cultivo dos hábitos saudáveis. A prevenção ainda é o melhor caminho para evitar o surgimento de doenças como o câncer. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) esse tipo de câncer estão associados aos hábitos de vida, tabagismo, má alimentação e o sedentarismo. Quando falamos em alimentação, precisamos pensar nos alimentos ultraprocessados, ricos em conservantes e até mesmo o consumo em excesso de carne vermelha. Esses alimentos quando consumidos de maneira recorrente e desenfreada, pode causar danos futuramente. Uma saída, é a reeducação alimentar. A troca dos alimentos processados por alimentos in natura como as frutas, legumes, verduras, são importantes para o funcionamento do corpo e em especial do intestino. Além disso, o consumo de água deve ser recorrente para manter o corpo sempre hidratado.

Atividade Física como aliado na prevenção

A Atividade Física é um forte aliado na regulação de doenças crônicas como a Diabetes, Hipertensão e entre outras. Além disso, também ajuda a reduzir os níveis inflamatórios do corpo contribuindo para a prevenção de todos os tipos de cânceres. A realização de ao menos 40 minutos diários, já traz enormes benefícios para a saúde física e mental.

Consumo de álcool e tabagismo

O álcool e o tabagismo são grandes vilões quando falamos no desenvolvimento de doenças como o câncer. O consumo de cigarro pode trazer diversas doenças e entre elas está o câncer de pulmão, vias biliares, bexiga e até mesmo de intestino. Já o etanol presente no álcool, quando ingerido, é convertido em acetoaldeído. Os dois componentes são classificados como cancerígenos, e quando ingeridos de maneira corriqueira - ingestão de 2 doses diárias- pode vir a ajudar a desenvolver o câncer. Essas substâncias facilitam a entrada de outras nas células cancerígenas, já que o etanol age como um solvente.

Observe suas fezes

É muito importante observar suas fezes e verificar se há a presença de cores diferentes. O trato intestinal  com alterações é um dos primeiros sintomas da doença. Por isso, é importante ter atenção. Ao sentir desconforto como a prisão de ventre ou diarreia por muitos dias seguidos, procure por ajuda médica. Além disso, o acompanhamento do desenvolvimento de pólipos benignos é muito importante porque pode se tornar um  tumor maligno quando não cuidado e retirado. Portanto, fica o alerta. É preciso investir no cuidado e prevenção dessa e de demais doenças. E isso pode ser feito através dos exames periódicos regulares com o seu médico. Esse alerta serve não só para o câncer de intestino e a realização da colonoscopia como diagnóstico, mas sim para outras doenças. Solicite sempre ao seu médico a realização de exames periódicos para checagem. A prevenção ainda é o melhor caminho.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 14/10/2022