Ansiedade: Por que o Brasil lidera o ranking mundial? - Mega Imagem

Ansiedade: Por que o Brasil lidera o ranking mundial?

Blog › Ansiedade: Por que o Brasil lidera o ranking mundial?


A ansiedade é uma emoção natural do ser humano que surge como uma resposta do organismo frente a situações de ameaça ou perigo. Quando a ansiedade se torna excessiva e persistente, ela pode se tornar uma doença, denominada Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Esse transtorno é caracterizado por um estado constante de preocupação e medo, sem uma causa específica aparente.

Por que o Brasil lidera o ranking mundial de ansiedade?

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas na vida das pessoas em todo o mundo. O isolamento social, a incerteza em relação ao futuro, o medo da contaminação e outras questões relacionadas à pandemia podem ter um grande impacto na saúde mental das pessoas. Uma das consequências mais comuns desse momento é a ansiedade pós-pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo, com cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrendo de transtornos de ansiedade. Diversos fatores podem explicar essa liderança, tais como:

Pressão social

No Brasil, a pressão social é uma realidade que pode contribuir para o aumento da ansiedade. A cultura do sucesso a qualquer custo, aliada à busca incessante pela perfeição e ao medo do fracasso, pode gerar uma grande pressão emocional nas pessoas. Além disso, a falta de suporte emocional e a ausência de políticas públicas que promovam a saúde mental também são fatores que agravam a situação.

Violência e insegurança

A violência e a insegurança também são fatores que podem aumentar a ansiedade na população brasileira. A sensação de insegurança gerada pelos altos índices de criminalidade e violência urbana, aliada à falta de confiança nas instituições e na capacidade de proteção do Estado, pode gerar uma grande angústia e medo nas pessoas.

Crise econômica e desemprego

A crise econômica e o desemprego são outros fatores que podem gerar ansiedade na população brasileira. A incerteza em relação ao futuro financeiro e a dificuldade em encontrar um emprego estável podem gerar uma grande insegurança e estresse emocional nas pessoas.

Sinais e sintomas da ansiedade

Os primeiros sinais de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem sintomas físicos, emocionais e comportamentais. Entre os sintomas físicos mais comuns estão a sensação de aperto no peito, taquicardia, sudorese, tremores, dor de cabeça, náuseas e tontura.

Já os sintomas emocionais podem incluir irritabilidade, medo, preocupação excessiva, nervosismo e dificuldade em se concentrar. Os sintomas comportamentais podem incluir dificuldade em dormir, evitar situações que causam ansiedade, comportamentos compulsivos e outros.

É importante lembrar que sentir ansiedade de vez em quando é normal e faz parte da vida. Porém, quando os sintomas se tornam frequentes, intensos e interferem na vida cotidiana, pode ser sinal de um transtorno de ansiedade. Nesses casos, é fundamental buscar ajuda médica.

Não tratar a ansiedade pode levar a complicações mais graves, como depressão, transtornos alimentares e abuso de substâncias. Além disso, a ansiedade não tratada pode afetar negativamente a vida pessoal e profissional das pessoas, levando a problemas no trabalho, na escola e nas relações interpessoais.

Como lidar com a ansiedade?

Para lidar com a ansiedade, existem diversas estratégias que podem ser adotadas. A prática regular de atividades físicas pode ajudar a reduzir os níveis. Isso ocorre porque a atividade física libera endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar e relaxamento.

Por isso, é importante encontrar uma atividade que traga prazer e bem estar para que se torne uma prática regular.

Outro fator importante é a alimentação. Uma alimentação saudável pode ajudar a reduzir os sintomas. Evite alimentos ricos em açúcar, cafeína e gordura, que podem aumentar a ansiedade. Em vez disso, prefira alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Além de consumir a quantidade indicada de água. ansiedade-meditação

Prática de técnicas e ajuda profissional

As técnicas de relaxamento, como a meditação, a respiração profunda e o yoga, podem ajudar a reduzir os níveis estresse e ansiedade. Essas técnicas promovem a sensação de calma e relaxamento, reduzindo a tensão muscular e melhorando a qualidade do sono.

Contudo, ao sentir os primeiros sinais é importante procurar ajuda profissional. Identificando o problema central, o tratamento pode incluir psicoterapia e medicamentos, que ajudam a controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 22/04/2023