Alopecia: entenda os sinais e sintomas - Mega Imagem

Alopecia: entenda os sinais e sintomas

Blog › Alopecia: entenda os sinais e sintomas


A alopecia é uma doença autoimune que causa a queda de cabelos e pelos em todo o corpo. Esse distúrbio atinge homens e mulheres e pode ser transitório ou definitivo. A Alopecia está ligada diretamente à presença da testosterona, hormônio masculino. Nas mulheres a incidência é menor, já que produzem o hormônio em menor quantidade.

O que é alopecia?

Diariamente perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia, devido ao processo de renovação contínua que possuímos. São 3 fases: fase anágena, fase catágena e telógena.
  • Anágena: é quando o cabelo está crescendo, essa fase pode durar de 2 a 8 anos;
  • Catágena: fase de transição onde o cabelo dura de 2 a 3 semanas;
  • Telógena: nesse momento o cabelo repousa por alguns meses e ocorre a queda, renovando o ciclo de crescimento.
Caso perceba-se a queda de cabelo indevida, é necessário procurar por ajuda médica para entender quais são os motivos. E é muito importante não se auto medicar, procure ajuda para entender a causa antes.

Quais são as causas?

Como já citado anteriormente, uma das causas pode ser o excesso de hormônios masculinos. Além disso, outros fatores como hereditariedade, traumas, má alimentação e deficiência de vitaminas, estresse, oleosidade em excesso, outras reações adversas também são fatores. Entretanto, é preciso ter cuidado com os procedimentos estéticos e quantidade de química utilizada na couro cabeludo. Os problemas na tireoide também podem ser uma causa e as infecções causadas por fungos e bactérias. Portanto, é muito importante manter os exames em dia para identificar precocemente a causa da Alopecia.

Entenda os tipos de Alopecia

Alopecia areata

a Alopecia areata é considerada uma doença autoimune. As células ao redor do folículo o atingem, impedindo de crescer novos fios. Isso acaba formando falhas circulares no couro cabeludo, pelos, sobrancelhas e cílios. Essa condição é muito comum em jovens abaixo dos 20 anos. Doenças como lúpus e vitiligo também podem ter relação com a patologia.

Alopecia androgenética

Essa é a Alopecia mais comum e esta associada a queda de cabelo genética. Ela pode iniciar na juventude, mas é muito comum dos 40 aos 50 anos. Os cabelos ficam ralos e o couro cabeludo fica mais aparente. Nos homens é muito comum aparecerem as famosas "entradas''. alopecia

Eflúvio telógeno

Nesse tipo de alopecia é comum a queda de 300 a 500 fios de cabelo por dia. Isso pode acontecer a partir de um evento ou uma condição médica.  Aqui podemos considerar o desequilíbrio da tireoide, partos, cirurgias ou febre.

Alopecia frontal fibrosante 

Esse tipo de Alopecia atinge mulheres na pós-menopausa. Geralmente os pelos começam a apresentar falhas e há um recuo na linha do cabelo. O mais indicado é procurar por orientação médica para entender os tipos e tratamentos mais adequados.

Existe tratamento par Alopecia?

Quando a causa não é genética, existem alguns tipos de tratamentos. Nesses casos, o mais indicado é procurar por ajuda médica de um Médico Dermatologista ou Tricologista (especialista em cabelos). Nos casos onde há a deficiência nutricional, pode ser indicado o uso de suplementos vitamínicos. Já nos casos de perda capilar severa, o implante pode ser a melhor opção. Além disso, medicamentos com antibióticos e imunossupressores podem ser indicados, em casos muito específicos.

Como se prevenir?

Quando os casos são genéticos, dificilmente o quadro pode ser reversível. Mas, nos casos de deficiência de vitaminas podemos trabalhar para que esse déficit. Quando se descobre a Alopecia areata, por exemplo, que é autoimune, não há tratamento e sim o controle. Uma boa alternativa é conhecer a doença, suas causas e aprender a lidar com a queda de cabelos. Ainda que não seja uma doença grave, ela pode trazer a ansiedade e insegurança com a autoestima. Portanto, é muito importante a conscientização e cuidado no que diz respeito ao psicológico do paciente. Terapias e investimento em perucas, chapéus e lenços para proteger a cabeça. Além de serem estilosos, deixam o visual mais moderno.

Reduzindo o estresse

Reduzir o estresse é uma ótima alternativa para evitar as crises agudas de queda. Elas podem estar associadas a períodos críticos de estresse, tais como problemas no trabalho ou na família, mortes, cirurgias, acidentes etc. Uma boa alternativa para redução do estresse, são as atividades físicas. Mesmo que seja uma caminhada ou até mesmo esportes coletivos. Em qualquer sinal ou sintoma referente a perda de cabelo, procure por ajuda médica.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 30/03/2022