Ultrassonografia vascular: qual seu papel? - Mega Imagem

Ultrassonografia vascular: qual seu papel?

Blog › Ultrassonografia vascular: qual seu papel?


A ultrassonografia vascular de membros inferiores é um exame não invasivo que utiliza ondas sonoras para avaliar a circulação sanguínea nas pernas e pés. Esse tipo de exame é muito utilizado para o diagnóstico de doenças vasculares que afetam as extremidades inferiores, como a trombose venosa profunda, a insuficiência venosa crônica e a doença arterial periférica. Durante o exame, o médico ou técnico em ultrassonografia aplica um gel condutor na pele do paciente e desliza um transdutor sobre a região a ser examinada. O transdutor emite ondas sonoras que penetram no corpo e refletem de volta, gerando imagens que são exibidas em tempo real em um monitor.

Para que serve a ultrassonografia vascular de membros inferiores

A ultrassonografia vascular de membros inferiores é capaz de avaliar a presença de obstruções nas artérias e veias, identificar a localização e extensão de coágulos de sangue e avaliar a gravidade da insuficiência venosa crônica. O exame também pode ser utilizado para monitorar o progresso do tratamento dessas doenças e para avaliar o sucesso de procedimentos cirúrgicos.

A doença arterial periférica, por exemplo, é uma condição na qual as artérias que fornecem sangue para as pernas e pés se estreitam ou se bloqueiam devido ao acúmulo de placas de gordura. Essa condição pode levar a dor nas pernas ao caminhar, formigamento, fraqueza muscular e até mesmo feridas que não cicatrizam.

A ultrassonografia vascular de membros inferiores é capaz de detectar a presença de estenoses ou bloqueios nas artérias e avaliar a gravidade da doença, permitindo que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado.

Já a trombose venosa profunda é uma condição em que um coágulo de sangue se forma nas veias profundas das pernas ou coxas, o que pode levar a inchaço, dor e até mesmo embolia pulmonar.

A ultrassonografia vascular de membros inferiores é capaz de identificar a presença de coágulos e avaliar a gravidade da condição, permitindo que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado, como anticoagulantes ou procedimentos de remoção do coágulo. ultrassom-vascular

Como é feita a preparação para o exame

Antes da realização da ultrassonografia vascular de membros inferiores, o paciente deve seguir algumas recomendações para garantir a qualidade do exame. É importante informar o médico sobre o uso de medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários, pois esses medicamentos podem interferir nos resultados do exame.

Além disso, o paciente deve usar roupas confortáveis e de fácil acesso às pernas e pés, como shorts ou saias. É recomendado evitar o uso de cremes ou loções na região a ser examinada, pois esses produtos podem interferir na qualidade das imagens.

Quais são os benefícios da ultrassonografia vascular de membros inferiores

A ultrassonografia vascular de membros inferiores é um exame não invasivo e indolor que oferece diversos benefícios para o diagnóstico e tratamento de doenças vasculares que afetam as pernas e pés. Entre os principais benefícios, destacam-se:
  • Diagnóstico precoce de doenças vasculares: a ultrassonografia vascular de membros inferiores é capaz de detectar precocemente a presença de doenças vasculares nas pernas e pés, permitindo que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível;

  • Avaliação da gravidade da doença: o exame é capaz de avaliar a gravidade de doenças vasculares, permitindo que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado para cada caso;

  • Monitoramento do progresso do tratamento: a ultrassonografia vascular de membros inferiores pode ser utilizada para monitorar o progresso do tratamento de doenças vasculares, permitindo que o médico possa avaliar a eficácia do tratamento e fazer ajustes, se necessário;

  • Exame não invasivo e indolor: a ultrassonografia vascular de membros inferiores é um exame não invasivo e indolor, o que significa que o paciente não precisa se preocupar com dor ou desconforto durante a realização do exame;

  • Baixo custo e disponibilidade: o exame é relativamente barato e está amplamente disponível em clínicas e hospitais, o que facilita o acesso ao diagnóstico e tratamento de doenças vasculares.

O que é possível diagnosticar com a ultrassonografia vascular de membros inferiores?

A ultrassonografia vascular de membros inferiores é capaz de diagnosticar diversas doenças vasculares que afetam as pernas e pés. Entre as principais condições que podem ser detectadas pelo exame, destacam-se: Trombose venosa profunda É uma condição em que um coágulo sanguíneo se forma nas veias profundas das pernas, podendo causar dor, inchaço e até mesmo embolia pulmonar. A ultrassonografia vascular de membros inferiores é capaz de detectar a presença de coágulos e avaliar a gravidade da trombose.

Insuficiência venosa crônica

É uma condição em que as veias das pernas não são capazes de bombear o sangue de volta ao coração de forma eficiente, levando ao acúmulo de sangue e líquido nas pernas e pés. O exame é capaz de avaliar o fluxo sanguíneo nas veias e detectar a presença de refluxo venoso.

Aneurisma da aorta abdominal

É uma condição em que a aorta, a maior artéria do corpo humano, se dilata de forma anormal na região abdominal, podendo causar dor, pressão arterial alta e até mesmo ruptura. A ultrassonografia vascular de membros inferiores pode ser utilizada para detectar a presença de aneurisma e avaliar a gravidade da condição.

Doença arterial periférica

É uma condição em que as artérias das pernas se estreitam ou obstruem, reduzindo o fluxo sanguíneo e causando dor, formigamento e fraqueza nas pernas. O exame é capaz de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias e detectar a presença de obstruções.

Varizes

São veias dilatadas e tortuosas que podem causar dor, inchaço e sensação de peso nas pernas. A ultrassonografia vascular de membros inferiores pode ser utilizada para avaliar a gravidade das varizes e auxiliar no planejamento do tratamento.

 Como é realizado o exame de ultrassonografia vascular de membros inferiores?

O exame de ultrassonografia vascular de membros inferiores é realizado por um médico especializado em ultrassonografia vascular, geralmente um angiologista ou um radiologista vascular. O paciente é posicionado deitado na maca, com as pernas expostas e cobertas por um gel condutor para facilitar a transmissão das ondas sonoras.

O médico então utiliza um transdutor, um aparelho que emite ondas sonoras de alta frequência, para gerar imagens das veias e artérias das pernas e pés. O exame é realizado em tempo real, o que permite ao médico avaliar o fluxo sanguíneo nas veias e artérias e detectar a presença de obstruções, coágulos ou outras anomalias.

O exame costuma durar cerca de 30 a 60 minutos e é geralmente indolor e não invasivo. Após o exame, o médico analisa as imagens e emite um laudo com o diagnóstico e as recomendações de tratamento, se necessário.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 28/04/2023