Hoje iremos entender a importância da dieta para o nosso sistema imunológico. Para isso, vamos entender um pouco das células do nosso corpo. 

 Nosso sistema imunológico tem as células que fazem parte da primeira defesa do nosso corpo contra algum agressor, os macrófagos por exemplo. 

Contudo, temos as células mais especializadas que são células de memória como as células T, que atacam outras células diretamente como tumores por exemplo e ajudam na regulação da resposta do organismo a patógenos. 

As células B são responsáveis pela produção de anticorpos que também ajudam na nossa defesa.

Cada vez mais, existe a preocupação de que as mudanças no estilo de vida moderno tenham resultado na inflamação contínua do corpo inteiro. E ela pode ser causada por células imunes e outras por exemplo, adipócitos, as células que armazenam lipídios no tecido adiposo. (gordura)

Tais exposições podem incluir qualidade e quantidade de alimentos presentes na dieta, ou seja, uma boa alimentação faz a diferença. 

Sistema Imunológico

O sistema imune ou sistema imunológico, precisa de energia para trabalhar e essa energia vem dos alimentos que ingerimos, os nutrientes. Essa dieta deve ser adequada para responder rapidamente a patógenos (organismo que pode causar alguma doença) e interromper a resposta,  para evitar inflamações crônicas. 

Alguns nutrientes são importantes para essa resposta, como por exemplo a arginina. Ela é importante para os macrófagos funcionarem adequadamente e a vitamina A e o zinco, nas doses certas, ajudam na divisão celular sendo importante para a resposta imune.

Existe um tipo de proteção que temos no intestino que se chama  tecido linfóide. Este é responsável por  fazer com que o nosso corpo aceite as bactérias que vivem em harmonia conosco e aceite alimentos que precisamos, mas poderiam ser considerados estranhos ao nosso corpo.

O tipo de alimentação é importante porque altera a microbiota que pode interagir com o tecido linfóide. Por isso ultimamente tem se falado em probióticos que são  microorganismos vivos que ajudam a manter a saúde  e prebióticos que são  alimentos utilizados por esses microorganismos .   

Inflamação crônica

A inflamação crônica pode levar a doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral , doenças autoimunes como artrite, reumatoide e doenças do fígado.  Quando falamos em  inflamação crônica, ela está diretamente relacionada à idade.

O aumento da obesidade também é preocupante porque está relacionada a inflamação crônica, que por sua vez está relacionada a uma dieta rica em açúcar, gordura trans e saturada.  Carboidratos complexos, fibra, polifenóis e gordura polinsaturada estão relacionados a diminuição da inflamação.

Outra vitamina é a vitamina D, que  pode estar relacionada a expressão dos genes e em processos infecciosos,  a glutamina que é um aminoácido não essencial é importante na divisão celular para a resposta imune .

Alimentação 

Ter uma alimentação saudável é um fator importantíssimo para aumentar a imunidade. Ao atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo.

Além disso, a prática de exercícios de forma regular, dormir bem, não fumar e hidratar-se auxilia neste processo.

Uma saída seria uma dieta  rica em vegetais, frutas, nozes, legumes e peixes.  Sendo assim, diminui o risco de inflamação crônica como doença cardiovascular, câncer e Alzheimer.

Contudo, alguns alimentos também são capazes de auxiliar em processos anti inflamatórios. Vamos observar no nosso quadro:

sistema-imunologico

Alem desses alimentos, óleos como o azeite também fazem parte dessa dieta.

Lembrando, que essas são algumas dicas para ajudar a fortalecer seu sistema imunológico. O correto a se fazer é procurar especialistas que possam montar uma dieta eficaz para o seu corpo.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais. No nosso instagram postamos dicas semanais de saúde e bem estar. Não fique de fora, acesse.

Espero que tenha gostado desse artigo.

Até breve.

Rafaélla Mantovani

Rafaélla Mantovani

Comunicação e Marketing Digital na Clínica Mega Imagem.