Síndrome Vasovagal: causas, sintomas e tratamentos - Mega Imagem

Síndrome Vasovagal: causas, sintomas e tratamentos

Blog › Síndrome Vasovagal: causas, sintomas e tratamentos


A Síndrome Vasovagal ou Síncope Vasovagal consiste na perda de consciência transitória, um desmaio caracterizado pela baixa da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.

Ela é causada pela baixa chegada de sangue ao coração e ao cérebro, que percorre o nervo vago - que conecta o coração ao cérebro.

A síndrome é muito comum acontecer em mulheres e na juventude, entretanto é preciso investigar a fundo para entender se é a síndrome vasovagal e descartar outras doenças como epilepsia, doenças cerebrovasculares, desordens cardíacas e endocrinas.

Sinais e sintomas da Síndrome Vasovagal

A síndrome é uma doença que precisa de atenção e muitas vezes intervenção médica. Contudo, ela apresenta alguns sintomas que podem ser identificados rapidamente para que o paciente consiga ter atendimento médico. Os principais sintomas são:
  • Fraqueza;
  • Transpiração excessiva;
  • Palidez;
  • Calor;
  • Náusea;
  • Tontura;
  • Borramento visual;
  • Dor de cabeça e palpitações.
Além desses sintomas, é importante ressaltar que alguns ambientes podem despertar o desmaio nos portadores da síndrome. E isso pode acontecer em situações de muita emoção, festas e aglomerações, ansiedade e outros.

Causas da Síndrome Vasovagal

A síndrome vasovagal é causada pela queda da pressão arterial e dos batimentos cardíacos devido aos estímulos do nervo vago. A causa exata da doença ainda não foi esclarecida de fato, mas geralmente ela é desencadeada após alguns episódios. Como:
  • Ansiedade;
  • Estresse emocional extremo;
  • Medo;
  • Dor;
  • Alterações na temperatura do ambiente;
  • Ficar de pé por muito tempo;
  • Exercícios físicos.
É importante avaliar se o paciente utiliza alguma medicação que esteja estimulando o aparecimento das crises, como alguns anti-hipertensivos e diuréticos.

O desmaio, por ser um dos sintomas comuns, precisa ser investigado para que seja descartada a possibilidade de outras doenças. As arritmias e a epilepsia são doenças que possuem o desmaio como sintoma comum.

Diagnóstico

Para identificar a síndrome vasovagal é preciso analisar os sintomas e realizar um diagnóstico clínico. Após, existe um exame que é o principal meio de diagnóstico é através de um teste provocativo.

Ele se chama teste de inclinação, onde analisa os efeitos da pressão arterial durante um período não potencializado e após induz uma medicação para entender o funcionamento potencializado.

Esse exame possui uma função educativa, já que é possível o paciente analisar e entender como seu corpo fica  com medicação e sem medicação.

Além desse exame, podem ser solicitados outros exames cardíacos como o holter ou até mesmo o eletrocardiograma.

Tratamento para a Síndrome Vasovagal

Quando diagnosticada a doença, não há de fato um tratamento específico. O mais importante é diagnosticar, após o médico poderá prescrever algumas medicações para ajudar no controle da pressão arterial.

Neste caso, a consciência do portador é extremamente importante. Alguns cuidados comportamentais precisam ser levados em conta , já que muitos deles podem desencadear os sintomas.

Por isso, aqui vão as dicas:
  • Evite ficar em pé por longos períodos;
  • Se precisar ficar em pé, movimente as pernas e panturrilhas com frequência;
  • Hidrate-se, pois a água ajuda a elevar a pressão arterial;
  • Evite ambientes fechados, muito quentes e com grande aglomeração;
  • Reduza a ingestão de bebidas desidratantes, como álcool.
sindrome-vasovagal-ambietes-cheios

Alimentação e exercícios físicos como forma de prevenção

Alimentação

Sabemos que a alimentação saudável em conjunto com os exercícios físicos podem trazer inúmeros benefícios para a saúde.

A alimentação cardioprotetora é uma excelente opção para prevenir doenças cardíacas e demais doenças.

Quando falamos em alimentação saudável, precisamos falar sobre os alimentos in natura.

Os alimentos in natura são aqueles com o mínimo de intervenções e modificações possíveis e os minimamente processados os que possuem uma intervenção mínima.

Podemos classificar as frutas, verduras e legumes, leite, iogurte natural, feijões, cereais, raízes, tubérculos, ovos; carnes resfriadas ou congeladas, macarrão, castanhas, frutas secas, sucos integrais, chá, café e água potável.

Para seguir uma alimentação saudável, é necessário consultar um nutricionista para indicar as quantidades de alimentos a serem consumidos e ensinar a você sobre os nutrientes e qualidades de cada alimento dentro da sua dieta.

Exercícios Físicos

Sabemos quanto a alimentação é importante no processo de reeducação de vida. Ela ajuda a controlar muitas patologias, através da redução da ingestão de farinhas, gorduras e açúcares.

Mas, a alimentação não exerce seu papel sozinha. Os exercícios físicos podem ser considerados os maiores aliados quando falamos em bem estar. exercicio-fisico-cardiologia

A prática regular de exercícios físicos pode auxiliar no combate de doenças como hipertensão, diabetes e demais. Além de também auxiliar na perda de gordura.

Esses benefícios podem ser adquiridos com a prática regular de ao menos 45 minutos diários. E o melhor de tudo, é que você pode encontrar a atividade física que mais lhe agradar para investir seu tempo de treino.

Consumo de água

Além disso, um ponto muito importante que precisa ser lembrado é o consumo de água. A hidratação é um excelente aliado para a nossa saúde, ela ajuda no funcionamento dos órgãos trazendo mais vitalidade. O consumo ideal de água está entre os 2 litros de água diários, variando de pessoa para pessoa. O ideal é procurar por um nutricionista para entender suas atividades diárias, rotina e consumo. Além disso, um profissional de educação física para indicar o melhor tipo de atividade física dentro das limitações de cada um. É importante essa orientação, para evitar lesões.

Cuide da sua saúde através dos exames periódicos

Manter a vida saudável é um caminho de disciplina e dedicação, entretanto é necessário sempre ao iniciar algum tipo de atividade física consultar seu médico clínico ou cardiologista. Realizar os exames periódicos anualmente e pedir a aprovação do médico para a realização das suas atividades físicas é o que traz segurança, principalmente cardiológica.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 18/11/2022