Síndrome do Intestino Irritável e fibromialgia - Mega Imagem

Síndrome do Intestino Irritável e fibromialgia

Blog › Síndrome do Intestino Irritável e fibromialgia


A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal, muito comum, que causa dor, distensão abdominal, constipação e diarreia.

Causas da Síndrome do Intestino Irritável

Não há fatores de risco comprovados para a doença, entretanto existem alguns gatilhos que podem desencadear os sintomas. Vamos entender: Saúde mental: existe uma relação entre o estresse, ansiedade e depressão e a SII. Geralmente, as crises acontecem nesses momentos onde os problemas emocionais estão aflorados; Alimentação: alguns alimentos agem como anti-inflamatórios e acabam desencadeando uma crise. Entre eles está o feijão, couve, trigo, frutas cítricas, couve, leite e refrigerantes; Intolerâncias: as pessoas que sofrem de intolerância geralmente relatam o desconforto pela SII, apesar de ainda não ser compreendido totalmente o motivo do desencadeamento.

Sintomas e sinais

Os sintomas mais comuns são a dor e a distensão abdominal. Entretanto, outros sinais podem surgir e merecem atenção. Entre eles está:
  • Cólicas;
  • Inchaço;
  • Excesso de gases e flatulências;
  • Mudança do hábito intestinal: com constipação, diarreia ou a alternância entre os dois estados;
  • Alívio parcial ou total da dor após a evacuação;
  • Muco nas fezes.
Esses sinais e sintomas, as vezes podem não ser da SII, por isso o mais interessante é analisar os sintomas e procurar por um médico gastroenterologista. Na consulta será possível avaliar quais são os sintomas em si, sua duração e a solicitação de realização de exames. Dessa forma, o médico conseguirá entender se de fato pode ser confirmada a SII.

Tratamentos para a Síndrome do Intestino Irritável

Os tratamentos podem ser feitos com medicação, terapias e uma boa alimentação. Nesta etapa é muito importante o acompanhamento e aconselhamento médico sobre quais medicamentos podem ser utilizados para a aliviar a dor e o desconforto. A alimentação é capaz de auxiliar na redução dos sintomas, uma vez que os alimentos que podem ser possíveis causadores de crise são identificados. É muito importante o papel do nutricionista ou nutrologo neste momento para avaliar qual é a melhor dieta a ser seguida. As terapias podem ajudar na redução dos sintomas, já que os problemas emocionais estão diretamente ligados com a saúde física. As técnicas de meditação e mindfulness podem ajudar na melhora dos quadros de ansiedade e depressão, consequentemente aliviando as dores causadas pela Síndrome do Intestino Irritável. Manter uma boa qualidade de vida, com uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares, ajuda a evitar episódios de desconforto.

Relação da Síndrome do Intestino Irritável e a Fibromialgia

A fibromialgia é caracterizada por uma dor generalizada em um ou  vários pontos, que pode estar associada a distúrbios do sono, alterações de cognição e fadiga, diminuição da força muscular e rigidez. E podem ocorrer alterações de humor como depressão e ansiedade. Mas, você sabia que a Síndrome do Intestino Irritável possui relação com a Fibromialgia? As duas patologias possuem um mecanismo muito parecido. A Fibromialgia e a Síndrome do Intestino Irritável estão enquadradas num mesmo grupo das patologias funcionais que se caracterizam por serem distúrbios da função, sem alterações orgânicas, bioquímicas, sem exames diagnósticos específicos, e em que ambas reagem a agentes de estresse, com reação dolorosa e hipersensibilidade. Neste caso, o sistema nervoso e digestivo estão em constante comunicação bidirecional. A microbiota intestinal ajuda também na comunicação já que é uma complexa comunidade de bactérias que coloniza o intestino, e que possui grande influência na percepção da dor.

Alimentação eficiente

A alimentação é um fator importante quando falamos em doenças autoimunes e em doenças que envolvem o sistema digestório. Tanto a Fibromialgia quanto a Síndrome do Intestino Irritável podem se beneficiar de uma alimentação adequada. Lembrando que para cada caso, é necessário a avaliação de um profissional como o nutricionista ou Médico Nutrólogo. Sabe-se que os portadores devem seguir uma dieta com restrição de FODMAPs.  Essa classificação é utilizada para os alimentos fermentáveis, que são mal absorvidos no intestino e que causam gases e má digestão, como a maçã, o trigo e o feijão. Além disso, a alimentação feita de forma correta ajuda no balanceamento da microbiota intestinal. Alimentos gordurosos e ricos em açúcar ajudam no processo inflamatório do corpo como um todo. Portanto, a alimentação saudável ajuda a aumentar a qualidade de vida desse paciente.

Exercícios Físicos no combate as dores

Os exercícios físicos também podem ser grandes aliados na luta contra as doenças citadas acima. A Fibromialgia pode ser tratada com a realização de exercícios físicos regulares. Claro que é necessário o acompanhamento de profissionais especializados para que todos os exercícios sejam feitos dentro do limite de cada paciente. As atividades físicas ajudam a regular os sintomas da doença, incluindo dor, fadiga e problemas de sono. Além disso,  pode ajudar a manter a massa óssea, melhorar o equilíbrio, reduzir o estresse e aumentar a força. O controle de peso também é importante para evitar maiores complicações. E nada mais justo que unir alimentação e atividades físicas. Esses dois companheiros, são essenciais para aumentar a qualidade de vida do paciente.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 15/02/2022