Síndrome de Asperger e autismo são o mesmo espectro? - Mega Imagem

Síndrome de Asperger e autismo são o mesmo espectro?

Blog › Síndrome de Asperger e autismo são o mesmo espectro?


É comum falar sobre a Síndrome de Asperger e se questionar se possui alguma relação com o Autismo ou não. O TEA reúne vários tipos de autismo:  Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação e a Síndrome de Asperger. Todos esses quadros clínicos são desordens do desenvolvimento neurológico e estão presentes desde o nascimento ou começo da infância. O que os difere são os sinais e intensidade. A Síndrome de Asperger faz parte do quadro de Autismo ou TEA (Transtorno Espectro Autista), mas existem algumas diferenças entre eles.

Transtorno Espectro Autista

As pessoas dentro do espectro TEA podem apresentar falhas na comunicação social, com uma dificuldade para se expressar verbalmente ou por gestos, para interagir socialmente,  possuem movimentos repetitivos ou mantém o foco e interesse fixo em algo, sensibilidade a estímulos sensoriais auditivos, visuais e táteis. Tudo isso com intensidades diferentes, o que difere cada síndrome em sua particularidade.

Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger as vezes pode ser confundida com outras síndromes, entretanto ela possui algumas particularidades. Apesar de haver a dificuldade na comunicação e no relacionamento com outras pessoas, assim como entendimento sobre as coisas que acontecem a sua volta, as pessoas com essa síndrome não apresentam alteração em seu aprendizado, podem apresentar até acima da média. A intensidade dos sintomas varia de criança para criança e por isso, nos casos menos aparente, se torna tão difícil o diagnóstico. Muitas pessoas só descobre a síndrome na fase adulta, quando começam a apresentar sinais de depressão ou episódios de ansiedade muito recorrentes. A Síndrome de Asperger não causa tanta dificuldade de aprendizado como no autismo e é bem comum que as pessoas diagnosticadas precisem criar rotinas fixas.

Sinais característicos da Síndrome de Asperger

Entenda as particularidades dessa síndrome e como identificá-las:
Dificuldade para se comunicar
As pessoas com a síndrome possuem dificuldade para compreender alguns sinais indiretos como alterações no tom de voz, expressões faciais, gestos, ironias, sarcasmo, eles só entendem o que é dito de forma literal. Um bom exemplo é quando falamos "Aquele menino é um gato!", eles não entenderão a brincadeira, acharão que o menino é realmente um animal. Dessa forma, também possuem grande dificuldade para expressão o que sentem e pensam, além de evitar comentar, eles também evitam o contato com os olhos com outras pessoas.
Necessidade de criar rotinas
As pessoas portadoras da síndrome de asperger não conseguem manter rotinas diferentes durante a semana, precisam fazer sempre os rituais e manter a ordem das tarefas. Isso causa um pouco de dificuldade no relacionamento, já que não entendem que a cadeira que sempre sentam pode ser compartilhada com outras pessoas por exemplo.
Pouca paciência
É muito comum os portadores da síndrome apresentarem irritabilidade e pouca paciência nas situações cotidianas. As vezes, eles até são considerados rudes.
Inteligência e desenvolvimento normal
A sua inteligência e desenvolvimentos acontecem normalmente, aprendem a ler e escrever como as demais crianças. São, muitas vezes, mais inteligentes que os demais.
 Hipersensibilidade a estímulos
Pessoas com Asperger geralmente apresentam uma intensificação dos sentidos e, dessa forma, é comum que reajam de forma exagerada a estímulos, como luzes, sons ou texturas. No entanto, também existem alguns casos de Asperger em que os sentidos parecem estar menos desenvolvidos que o normal.

Diagnóstico

O diagnóstico para a Síndrome de Asperger acontece quando os pais percebem alguns dos sinais e levam a criança até a pediatra ou psicólogo infantil. Serão realizados testes físicos e cognitivos para entender se pode ser a síndrome ou não. Quanto antes feito o diagnóstico, mais rápido é feito as intervenções para tratamento da criança, melhorando sua adptação ao ambiente e melhorando sua qualidade de vida.

Tratamento para a Síndrome de Asperger

O tratamento para a síndrome de Asperger tem como objetivo promover a qualidade de vida e sensação de bem-estar. Normalmente o tratamento para a síndrome é feito com uma equipe multidisciplinar. Acompanhamento psicológico Entre elas está o acompanhamento psicológico,  durante as sessões que são observadas as principais características da síndrome, sendo possível identificar situações em que essas características são evidenciadas. Além disso, durante o tratamento com o psicólogo, a pessoa é estimulada a conversar e conviver com alguém que não faz parte do seu dia a dia. Fonoaudióloga Como em alguns casos a pessoa com síndrome de Asperger pode ter dificuldades para falar com outras pessoas, as sessões com o fonoaudiólogo podem ajudar a estimular a fala e a construção de frases. Além disso, é possível melhorar também o tom de voz, ensinando a criança a não falar tão alto ou em tons diferentes. Além de ajudar na convivência com outras pessoas por meio do estímulo da fala, o fonoaudiólogo também pode ajudar na expressão adequada dos sentimentos, que são identificados com a ajuda do psicólogo. Medicamentos É necessária a intervenção com medicamentos em casos que existem sinais de ansiedade, depressão, hiperatividade ou déficit de atenção. Dessa forma, o tratamento se torna multidisciplinar e o acompanhamento desses profissionais é de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 20/04/2022