Saúde do homem: prevenção e qualidade de vida - Mega Imagem

Saúde do homem: prevenção e qualidade de vida

Blog › Saúde do homem: prevenção e qualidade de vida


Um tema que tem ganhado espaço e vem sendo discutido, principalmente pela comemoração do Novembro Azul é a saúde do homem.  Muitos deles, chegam até os hospitais com quadros de doenças mais avançados, justamente porque não possuem todo o cuidado e prevenção na realização de exames e rastreio. Portanto, hoje vamos entender um pouco sobre as doenças que mais afetam os homens e quais são os exames preventivos.

Quais são as doenças mais comuns que afetam a saúde do homem?

Existem algumas doenças que são muito comuns entre os homens, separamos algumas delas para entender melhor como podemos agir de maneira preventiva.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata está entre os Cânceres mais comuns entre os homens com mais de 50 anos.

A próstata é uma glândula que fica na pélvis, abaixo da bexiga do homem e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

O câncer de próstata se desenvolve a partir das células glandulares que são encontradas na próstata e que são chamados de adenocarcinomas. Até existem outros tipos de câncer que começam na próstata, mas eles são raros.

Geralmente, são realizados os exames de sangue (PSA) e o exame de toque retal (pesquisa de nódulos endurecidos na próstata) para pesquisa e detecção precoce do câncer de próstata com o objetivo de descobrir numa fase inicial em que as chances de cura são altas.

Doenças Cardiovasculares

As doenças que também são encontradas facilmente nos homens, são as doenças cardiovasculares. Entre elas temos o infarto, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), arritmias e hipertensão arterial.

O principal motivo do aparecimento de doenças como essa são os fatores genéticos ou até mesmo os fatores de risco, como a má alimentação, tabagismo e uso de álcool.

Portanto, para evitar os sustos, é preciso ter atenção e cuidado com a saúde como um todo. Além das visitas regulares ao médico, manter os hábitos de vida mais saudáveis.

Doenças Hepáticas

As doenças hepáticas como a cirrose, hepatites, esteatose e câncer de fígado são doenças resultantes de heranças genéticas ou de maus hábitos de vida.

O uso excessivo de álcool, junto da má alimentação e a falta de exercícios físicos ajudam no surgimento dessa e de outras doenças.

Câncer de Pulmão

O Câncer de Pulmão está diretamente relacionado ao cigarro, o tabagismo afeta 2 vezes mais a saúde do homem do que da mulher.

Entre os principais sintomas nós temos a falta de ar, dores no peito, tosse e entre outros. Nesse caso, é necessário procurar por ajuda médica para realizar exames de imagem para identificar se há a presença de alguma doença pulmonar.

Como a prática regular de exercícios físicos melhora a saúde do homem?

Sabemos que a prática regular de exercícios físicos, quando feita diariamente, melhora muito o condicionamento físico e também a saúde como um todo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a prática de exercícios físicos  ajuda na produção de massa magra, fortalece o sistema imunológico e previne de demais doenças crônicas.

Se faz algum tempo que você não pratica atividades físicas, nunca é tarde para começar. Invista em alguma atividade que se sinta confortável para realizar e procure sempre por orientação profissional para evitar lesões.

A alimentação como aliada na saúde do homem

É comum pela falta de tempo e as vezes pela praticidade investir em Fast Food e alimentos mais fáceis de comer que nem sempre são saudáveis. Comer de maneira saudável ajuda a prevenir diversas doenças, além de controlar doenças crônicas como a Diabetes e o Colesterol que chegam a causar grandes estragos.

Entender como o seu paladar funciona é muito importante, já que algumas pessoas possuem muita dificuldade para comer legumes, frutas e verduras. É necessário introduzir aos poucos e ir testando, até que o paladar esteja acostumado realmente com os alimentos.

Para aquelas pessoas que possuem muita dificuldade, é importante conversar com um especialista para indicar um melhor tratamento.

Para isso, é preciso manter uma dieta rica em fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

Somente com uma alimentação balanceada e ingerindo todos os grupos de alimentos, a saúde permanecerá em dia.

Para isso, procure por ajuda profissional de um nutricionista para indicar qual a melhor dieta a se seguir.

alimentacao-saude-do-homem

Check-Up regular

Não é segredo que alguns homens fogem da ida ao médico e inclusive deixam de realizar o seu check up regular anual. Entretanto, é necessário deixar este alerta como forma de incentivo para que tenham mais atenção com a saúde. Boa parte das doenças, possuem cura quando diagnosticadas precocemente e isso geralmente acontece com aqueles pacientes que fazem seus exames regularmente. Por isso, é necessário que o homem vá ao médico ao menos uma vez ao ano para realização de exames simples de sangue, urina, cardíacos e demais necessários.

Dicas complementares

Além de todas essas dicas que falamos acima, é importante pensar no consumo de água. A hidratação é fator crucial para a saúde do corpo. Outro ponto é a saúde do sono. Ter uma rotina de ao menos 7  a 9 horas de sono por dia, é o necessário para manter a saúde em dia. Boa parte dos brasileiros possui algum distúrbio do sono e para evitar que isso aconteça é necessário evitar o contato com aparelhos eletrônicos ao menos uma hora antes de dormir.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 04/11/2022