Sarcopenia: o que é, diagnóstico e prevenção. - Mega Imagem

Sarcopenia: o que é, diagnóstico e prevenção.

Blog › Sarcopenia: o que é, diagnóstico e prevenção.


A sarcopenia consiste na perda de massa muscular (massa magra) e força. Hoje entenderemos como isso acontece, quais são as formas de prevenção e como diagnosticar. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia a doença costuma atingir homens e mulheres a partir dos 40 anos, idade que a perda muscular acontece de 3 a 5%  por ano. É muito comum em mulheres e também o surgimento em conjunto a outras doenças, como a osteoporose por exemplo e deve ser acompanhada e tratada.

Causas da Sarcopenia

Os fatores como sedentarismo e a má alimentação podem agravar o quadro e por isso, é importante ressaltar a importância de um envelhecimento saudável. Precisamos entender que a doença não se restringe apenas ao envelhecimento, ela pode também te relação com doenças como câncer, processos infecciosos ou inflamatórios graves, traumatismos sérios, levam a uma perda de massa muscular acelerada, muito mais grave do que aquela que ocorre no envelhecimento.

Principais sintomas da Sarcopenia

Os sintomas muitas vezes passam despercebidos, mas exercícios comuns do dia a dia passam a se tornar dificultosos para os portadores da doença. Trocar uma lâmpada, praticar um exercício físico que sempre praticou, subir escadas, se tornam difíceis. Geralmente quando o quadro está mais avançado, as quedas são constantes devido a perda de força, causando assim mais fraturas já que aumenta a dificuldade de locomoção.

Diagnóstico da Doença

A sarcopenia é uma doença que pode ser diagnosticada através da avaliação clínica do médico clínico ou geriatra e também de alguns exames de imagem. Entre eles está a Densitometria Óssea e Corporal, este exame avalia toda densidade óssea e porcentagem de massa tanto magra quanto gorda. São avaliados nesse caso, os ossos do braço, como o rádio, por exemplo onde é possível identificar facilmente a deficiência de massa muscular. Este exame consiste em um raio-x e uma maca, onde o paciente deitará e será ''escaneado''. Esse exame é um dos mais completos quando falamos em avaliação de massa muscular e óssea. Neste exame também são avaliados o peso e altura para indicar o percentual de gordura presente no corpo. Com o foco na Sarcopenia, outro teste é realizado, o de força. O aparelho dinamômetro é capaz de medir a força muscular do paciente. Mais dois testes são feitos, como o teste de velocidade e mobilidade. O Dr Luis Gasparini nos explica um pouco sobre o exame. Vem conferir:

Tratamento e prevenção da doença

A sarcopenia deve ser tratada através da prática regular de exercícios físicos, uma boa alimentação e acompanhamento profissional. Para os exercícios físicos, recomenda-se realizar os exercícios de resistência, ou seja, a musculação. É importante manter a constância dessa prática não somente no momento do tratamento, para aqueles que querem se prevenir, o exercício físico deve se tornar parte da rotina. Além disso, a alimentação é um fator crucial quando falamos na Sarcopenia. O consumo de proteínas para pessoas saudáveis é de pelo menos 1 a 1,2 g de proteínas por quilo de peso corporal ao dia. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 0,8 g de proteína para cada 1 kg de peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 68 kg deve ingerir 52 g de proteína diariamente. Alguns alimentos ricos em proteína:
  • Frango;
  • Queijo;
  • Carne vermelha;
  • Soja;
  • Quinoa;
  • Tofu;
  • Feijão.

Relação da Osteoporose e Sarcopenia

Em muitos casos, a mulher sofre mais que o homem quando falamos em algumas doenças. Ao citar a osteoporose, o maior caso são das mulheres. Mas por que isso acontece? A mulher em determinado período da vida, entre os 48 e 51 anos, passa pelo processo da conhecida menopausa. Uma fase natural em que os ovários param de produzir hormônios como estrogênio e progesterona, ou seja, a mulher para de menstruar. Nessa fase é muito comum o surgimento da Osteoporose. A Osteoporose consiste na perda de massa óssea. A fragilidade nos ossos das mulheres se dá pela falta de estrogênio, por isso tornam os ossos esponjosos. Portanto, é a maior causa das fraturas em idosos. Entretanto, também é possível o desenvolvimento das duas patologias em homens. Logo, os cuidados com a saúde devem ser os mesmos. E as vezes, a sarcopenia pode se desenvolver em conjunto. E a melhor forma de cuidar dessas duas doenças é a prevenção. A prática regular de exercícios físicos supervisionados e uma alimentação saudável são a chave para manter o corpo saudável. E vale ressaltar que essa prática deve se iniciar o quanto antes, por isso a importância da constância do exercício físico desde cedo.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 10/03/2022