O que é retinoblastoma e como diagnosticar? - Mega Imagem

O que é retinoblastoma e como diagnosticar?

Blog › O que é retinoblastoma e como diagnosticar?


O retinoblastoma é um câncer raro infantil que atinge cerca de 200 crianças por ano. A maioria dos casos acometem crianças com menos de 2 anos de idade e seus sinais muitas vezes passam despercebido dos pais, o que pode ser um problema. O retinoblastoma surge geralmente na retina dos olhos, com o crescimento desordenado de células que formam um tumor maligno. Este tumor resulta na leucocoria, que é o reflexo no branco no olho, ou também conhecido como olhos de gato.

Tipos de retinoblastoma

Existem dois tipos de retinoblastoma: o esporádico e o hereditário. O esporádico surge igual os demais cânceres, de uma mutação genética de alguma célula que cresce desordenadamente causando o tumor. Geralmente este tipo atinge apenas um olho. Já o hereditário, surge de uma mutação vinda de pais para filho e acomete os dois olhos. Este é primeiro câncer a  ser considerado hereditário.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito mediante aos sinais que a criança apresenta. Este tipo de câncer geralmente traz algumas características que podem passar despercebidas como o estrabismo e o olhar de lado. Entretanto, quando a criança já apresenta a leucocoria este é um sinal de que a retina já esta descolando e há a presença do tumor. Nos casos mais graves a criança pode apresentar dores de cabeça, dores nos olhos, globo ocular maior do que o normal, resultando no seu deslocamento para fora do olho e perda de visão total ou parcial. Para o diagnóstico podem ser solicitados exames como a ultrassonografia orbital, a Ressonância Magnética  ou a Tomografia Computadorizada. É muito importante a investigação para a avaliação do nível do câncer e para identificar se há ou não metástases, já que o câncer pode irradiar e atingir demais órgãos como o cérebro. As metástases mais comuns nesses casos são a de cérebro e dos ossos.  Entretanto, como a metástase à distância é rara, a avaliação da medula óssea e cintilografia óssea podem ser reservadas a pacientes com sintomas ósseos. retinoblastoma

Prognóstico

Quando o tumor e intraocular, mais de 90% dos casos a criança é curada. Segundo o Manual MSD, os pacientes com retinoblastoma hereditário têm probabilidade aumentada para uma 2ª neoplasia, 50% das quais se originam das áreas irradiadas. Esses tumores podem incluir sarcomas e melanomas de partes moles. Cerca de 70% dos pacientes que terão um 2º câncer o desenvolvem em 30 anos depois do retinoblastoma primário.

Rastreamento

É muito importante ressaltar que o rastreamento da doença,  quando feito precocemente, aumenta muito as chances de cura. Os pais devem visitar o oftalmologista antes de um ano de vida para realizar exames de rotina e identificar um retinoblastoma primário. Veja o vídeo que a Dra Nancy preparou sobre a doença:

Tratamento para o retinoblastoma

Como citado anteriormente, quando detectado precocemente o câncer de olho é 90% curável. Os tratamentos  possíveis para o retinoblastoma são:
  • Laserterapia: para os tumores menores;
  • Crioterapia: que é o congelamento e destruição do tumor;
  • Quimioterapia: para reduzir o tamanho do tumor e prevenir sua multiplicação;
  • Radioterapia, para ajudar a reduzi-lo; e em casos em que nenhuma dessas opções funcionam como forma de tratamento, é recomendada a retirada do globo ocular via procedimento cirúrgico.

Acompanhamento pós tratamento e descoberta 

Um estudo feito pela PUC apontou que é necessário manter acompanhamento, após o tratamento do retinoblastoma para monitorar a recorrência e as complicações da terapia. Além disso, o período considerado de risco para metástases é de um a dois anos após o tratamento ou a enucleação. Dessa forma, é necessário realizar o exame de Ressonância Magnética de Crânio semestralmente, até os 3 a 5 anos de idade nas crianças com retinoblastoma hereditário para rastreamento de tumores. Após dois anos sem recidiva a criança é considerada curada. Mesmo assim, o acompanhamento oftalmológico é para o resto da vida, devido ao risco de complicações tardias como a catarata, neuropatia e retinopatia -  principalmente nos pacientes que foram tratados com radioterapia.

Prevenção

A prevenção do retinoblastoma pode ser feito através da ida a consulta de um oftalmologista. Os pais e familiares devem ter o hábito de levar a criança, ao menos uma vez ao ano no oftalmologista para avaliar a saúde ocular. Além disso, a visita ao médico serve não só para prevenir-se do retinoblastoma como de outras doenças oftalmológicas. O ideal é que até os 5 anos de idade, a criança seja levada ao médico uma vez ao ano para a realização de exames de rotina.

Alerta

O jornalista Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin descobriram o retinoblastoma na filha Lua, de 1 ano e 3 meses. Os jornalistas postaram em sua rede social um vídeo alertando pais e familiares de crianças até os 5 anos de idade, sobre as causas da doença.  O câncer de olho geralmente possui uma escala de gravidade de A a E,  um dos olhos de Lua já estava no último grau. Foi Tiago quem descobriu a anomalia, ao perceber que a filha o olhava de lado. Além disso, ele também identificou a doença através da mancha branca que refletia nos olhos de lua - o conhecido olho de gato. O caso da filha de Tiago é somente mais um alerta para os pais e familiares, de que qualquer irregularidade deve ser levada ao médico.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 31/01/2022