O que é POTS? - Mega Imagem

O que é POTS?

Blog › O que é POTS?


A Síndrome de Taquicardia Ortostática Postural, conhecida como POTS (Postural Orthostatic Tachycardia Syndrome), é uma condição médica que afeta o sistema nervoso autônomo, resultando em uma resposta anormal do corpo à posição vertical. Este distúrbio, muitas vezes subdiagnosticado, pode causar uma série de sintomas incapacitantes, impactando significativamente a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

A POTS é caracterizada por um aumento anormal da frequência cardíaca quando uma pessoa se levanta de uma posição sentada ou deitada para a posição vertical.

Normalmente, o coração ajusta sua frequência em resposta às mudanças de posição para garantir que o fluxo sanguíneo seja mantido adequadamente em todo o corpo. No entanto, em pessoas com POTS, esse mecanismo de regulação falha, levando a uma rápida aceleração dos batimentos cardíacos.

Sintomas e Diagnóstico da POTS

Os sintomas da POTS são diversos e podem variar de pessoa para pessoa. Entre os sintomas mais comuns estão tontura, desmaios, fadiga extrema, dificuldade de concentração e dores de cabeça. A gravidade desses sintomas pode variar, mas em muitos casos, eles são debilitantes, afetando a capacidade do indivíduo de realizar atividades cotidianas.

O diagnóstico da POTS pode ser desafiador, uma vez que os sintomas podem se sobrepor a outras condições médicas.

No entanto, um teste crucial para o diagnóstico é o teste de inclinação, no qual a frequência cardíaca do paciente é monitorada enquanto ele passa da posição deitada para a posição vertical. Se houver um aumento significativo na frequência cardíaca sem uma queda correspondente na pressão arterial, isso pode indicar a presença de POTS.

Tipos de diagnóstico

A Síndrome de Taquicardia Ortostática Postural (POTS) é uma condição complexa que pode apresentar desafios diagnósticos devido à diversidade de sintomas e à sobreposição com outras condições médicas. No entanto, vários exames são utilizados por profissionais de saúde para identificar e confirmar a presença da POTS. Abaixo estão alguns dos exames mais comuns utilizados no diagnóstico dessa síndrome.

Teste de Inclinação

O teste de inclinação, também conhecido como tilt table test, é frequentemente utilizado para diagnosticar a POTS. Durante esse teste, o paciente é deitado em uma mesa especial que pode ser inclinada verticalmente. A frequência cardíaca e a pressão arterial são monitoradas continuamente enquanto o paciente passa da posição horizontal para a vertical. Um aumento significativo na frequência cardíaca sem uma diminuição adequada na pressão arterial é indicativo de POTS.

Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

O MAPA é um exame no qual o paciente utiliza um monitor portátil de pressão arterial ao longo do dia para registrar as variações na pressão arterial durante as atividades diárias. Isso pode ajudar a identificar padrões anormais de resposta da pressão arterial ao mudar de posição, fornecendo pistas adicionais para o diagnóstico de POTS.

Testes de Autonomia Cardiovascular

Esses testes avaliam a função autonômica do sistema nervoso, que é frequentemente afetada na POTS. Exames como a análise da variabilidade da frequência cardíaca e testes de função autonômica cardiovascular podem fornecer informações valiosas sobre o funcionamento do sistema nervoso autônomo.

Teste de Desafio de Volume Intravascular

Este teste avalia a resposta do corpo à administração de fluidos intravenosos. Pacientes com POTS podem apresentar uma resposta inadequada ao aumento do volume sanguíneo, o que pode ser evidenciado por uma falta de melhora nos sintomas após a administração de fluidos.

Exames Laboratoriais Específicos

Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados para descartar outras condições médicas que podem apresentar sintomas semelhantes. Isso pode incluir exames de sangue para avaliar a função renal, a função da tireoide e os níveis de hormônios.

Causas e Mecanismos

As causas exatas da POTS ainda não são completamente compreendidas, mas existem várias teorias. Uma delas sugere que o distúrbio pode estar relacionado a disfunções no sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle automático de funções corporais como a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração.

Outra teoria aponta para anormalidades na regulação do volume sanguíneo, o que poderia contribuir para a incapacidade do corpo em manter a pressão arterial adequada ao ficar em pé. pots

Tratamento e Manejo

Embora não haja uma cura definitiva para a POTS, várias opções de tratamento estão disponíveis para ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Entre as abordagens comuns estão mudanças no estilo de vida, como aumento da ingestão de água e sal, uso de meias de compressão e exercícios específicos para melhorar a função cardiovascular.

Além disso, alguns medicamentos podem ser prescritos para controlar os sintomas, como beta-bloqueadores para reduzir a frequência cardíaca ou agentes vasoconstritores para melhorar a pressão arterial.

Portanto, a Síndrome de Taquicardia Ortostática Postural é uma condição desafiadora que pode ter um impacto significativo na vida diária dos afetados. Com uma compreensão aprofundada dos sintomas, diagnóstico e opções de tratamento, é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida para aqueles que enfrentam essa condição.

A conscientização sobre a POTS é fundamental para promover diagnósticos precoces e garantir que os pacientes recebam o suporte necessário para gerenciar efetivamente os sintomas e viver uma vida plena.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 25/11/2023