Nervo ciático: como acontece a inflamação e como tratar? - Mega Imagem

Nervo ciático: como acontece a inflamação e como tratar?

Blog › Nervo ciático: como acontece a inflamação e como tratar?


nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés. A dor no nervo ciático acontece quando o nervo é esmagado, causando dor e formigamento.

Causas de dores no nervo ciático

Geralmente a dor no nervo ciático é causada pela inflamação do nervo. A causa mais comum da dor é a hérnia de disco - causado por um problema no disco gelatinoso que fica entre as vértebras da coluna. Além disso, existem outras causas para a inflamação do nervo ciático como:
  • esporão ósseo;
  • compressão muscular;
  • anomalias musculares;
  • anomalias ou alterações articulares;
  • tumores.
Uma causa menos comum, é a da compressão do nervo ciático quando ele passa pelo músculo do glúteo, chamado de piriforme. A compressão acontece principalmente em esportistas ou corredores e causam o aumento do volume do músculo. Outra causa muito comum é durante a gravidez, devido a compressão do nervo, já que o peso da barriga acaba impactando no posicionamento da coluna. Entre os sintomas mais comuns temos:
  • Dor na parte posterior da perna e glúteo;
  • Dor lombar;
  • Dores na perna com queimação;
  • Nos casos mais graves pode ocorrer diminuição da força no membro inferior.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico em consultório. O médico fará uma avaliação a partir de um exame físico, onde o paciente deitará na maca com as pernas estendidas. É feito a compressão do nervo ciático, se o paciente sentir uma forte dor na perna que irradia até o pé, podemos considerar a suspeita. Além disso, também pode acontecer a perda de sensibilidade em alguma parte do membro inferior. Além do diagnóstico clínico, é necessário realizar o diagnóstico via exame de imagem. Nesses casos são indicados os exames de Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética da coluna lombar.

Através desses dois exame será possível identificar se há a presença de hérnia de disco. A hérnia de disco geralmente é causada pelo desgaste e envelhecimento das pequenas estruturas cartilaginosas que separam os ossos da coluna vertebral. Eles são responsáveis pela mobilidade da coluna e do amortecimento da carga do corpo. Quando prejudicados, causam a hérnia de disco trazendo dores para o paciente e maiores complicações como a inflamação do ciático.

Tratamento

Existem alguns tratamentos para cuidar da inflamação do nervo ciático. O uso de medicações analgésicas  e anti- inflamatórias geralmente é indicado, além do uso do gelo ou calor local para alívio das dores. Além disso, o médico pode indicar repouso por pouco tempo e fisioterapia para alívio do desconforto e fortalecimento muscular. Uma alternativa mais invasiva e que é utilizada quando não há a melhora do tratamento clínico, são as cirurgias. O tratamento tem como objetivo remover a hérnia de disco que causa a dor. Atualmente, as cirurgias são minimamente invasivas e permitem que o paciente retorne as suas atividades.

Prevenção como aliada

A prevenção pode ser uma aliada para evitar que o nervo ciático inflame. Uma boa alternativa é a prática regular de exercícios físicos, desde que guiada e indicada por um profissional habilitado. E importante que a atividade física esteja dentro das suas limitações, prezando pelo alongamento e o fortalecimento muscular. A prática de exercícios físicos pode ser tornar agradável e não precisam ser tediosa. Algumas combinações podem tornar a prática bem mais prazerosas do que se imagina. Além disso, a ergonomia no local de trabalho ou até mesmo em casa com cadeiras e colchões precisa ser revista. Os pesos é preciso ter cuidado ao carregar, já que muitas vezes pegamos o peso de forma errada, causando mais dores ou até lesões. Para prevenir uma nova crise de dor ciática, é preciso fazer regularmente alongamentos que estiquem os músculos das pernas e a coluna. nervo-ciatico

Tratamentos alternativos

Existem alguns tratamentos que são considerados alternativos e eles são oferecidos através de terapias naturais, que incluem algumas práticas, massagens e uso de óleos essenciais. Existem algumas alternativas para o alívio da dor e recuperação de movimentos. Entre elas temos a acupuntura, Reflexologia, Quiropraxia e a Osteopatia. Vamos entender cada um deles.

 Acupuntura

Na acupuntura são utilizados um meio de agulhas próprias, que estimula pontos meridianos para relaxamento e controle da dor.

Reflexologia

Já a reflexologia estimula pontos de energia nos pés, mãos, orelhas ou rosto para combater problemas físicos e emocionais.

Quiropraxia

A quiropraxia preserva a coluna, corrigindo bloqueios vertebrais por meio de manobras específicas.

 Osteopatia

A Osteopatia utiliza métodos mecânicos e de manipulação para detectar e corrigir falhas na estrutura do corpo. A Quiropraxia no caso do nervo ciático se apresenta como um dos melhores tratamentos naturais para a inflamação. Através das manipulações é possível encontrar os pontos causadores do problema, restaurando os movimentos e mantendo a estrutura da coluna. Um outro ponto muito importante é a alimentação como aliada dos exercícios físico e dos tratamentos alternativos.

Alimentação na prevenção da inflamação nervo ciático

A alimentação é uma grande aliada na prevenção da inflamação do nervo ciático. Consumir os alimentos com propriedades anti-inflamatórias é importante para ajudar no processo de desinflamação ou até mesmo prevenção. Entre eles temos:
  • gengibre;
  • cúrcuma;
  • tomate orgânico;
  • alho;
  • pimenta;
  • maracujá;
  • romã;
  • frutas vermelhas;
  • chá verde;
  • azeite de oliva;
  • linhaça;
  • chia;
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.
E não se esqueça, hidrate-se, beba bastante água ao longo do dia.  Além de uma dieta balanceada e uma boa hidratação, faça algum exercício físico em casa, movimente-se. Esse conjunto de práticas aumentarão sua imunidade e trarão um maior bem-estar. É importante mantermos o nosso sistema imunológico preparado. O importante sempre é garantir uma dieta equilibrada e variada, somada a um estilo de vida saudável. Não podemos deixar de alertar que é necessário realizar consultas periódicas e seguir as indicações de seu médico. Iniciar o uso de suplementos vitamínicos sem orientação, não é recomendado.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 30/11/2022