Micoses no verão: como se prevenir? - Mega Imagem

Micoses no verão: como se prevenir?

Blog › Micoses no verão: como se prevenir?


As micoses no verão são muito comuns, por termos o clima quente e úmido esta se torna uma época onde ficamos mais propensos a desenvolvê-las. Nesse artigo vamos entender o que são as micoses, seus tipos, além de formas de tratamento. Entenderemos também se é possível preveni-las.

Tipos de Micoses

As micoses são infecções causadas por fungos que se desenvolvem em diferentes partes do corpo, como pele, unhas e cabelo.

Uma das micoses mais comuns durante o verão é a tinea pedis, também conhecida como pé de atleta.

Ela é causada por um fungo que se desenvolve na pele dos pés e pode se espalhar para as unhas dos pés e para as mãos.

Os sintomas incluem coceira, vermelhidão e descamação da pele, bem como bolhas e crostas. A tinea pedis pode ser facilmente tratada com cremes ou pomadas antifúngicas, mas é importante tomar medidas preventivas, como usar sandálias em ambientes públicos e mantendo os pés secos e limpos.

micoses

Outra micose comum durante o verão é a tinea corporis, também conhecida como micose de pele. Ela se manifesta como uma erupção cutânea circular e vermelha com uma crosta escamosa no centro.

A tinea corporis pode ser transmitida por contato direto com uma pessoa infectada ou por objetos contaminados, como toalhas ou roupas de academia. É importante lavar bem as mãos e as roupas depois de usá-las para evitar a disseminação da infecção.

Existem diversos tipos de micoses que podem afetar as pessoas durante o verão, especialmente devido ao calor e à umidade que são comuns nessa época do ano. Alguns dos tipos mais comuns de micoses, além da Tinea pedis e a corporis, são:

  • Tinea cruris (coceira inguinal): É uma infecção fungica que afeta a pele da região inguinal e pode se espalhar para as coxas e para o abdômen. Os sintomas incluem coceira, descamação e erupções na pele;

  • Tinea capitis (micose do couro cabeludo): É uma infecção fungica que afeta o couro cabeludo e pode se espalhar para outras áreas do corpo, como o couro cabeludo e as unhas. Os sintomas incluem coceira, descamação e queda de cabelo;

  • Tinea unguium (micose das unhas): É uma infecção fungica que afeta as unhas e pode se espalhar para as unhas dos pés e das mãos. Os sintomas incluem descoloração, espessamento e quebra das unhas;

Para evitar o aparecimento de micoses durante o verão, é importante manter a pele seca e limpa, especialmente nas áreas mais propensas ao suor, como axilas, virilhas e pés.

Também é importante usar roupas e calçados ventilados e evitar compartilhar toalhas, roupas de banho e outros objetos pessoais com outras pessoas.

Formas de contágio

As micoses são infecções fungicas que podem ser contraídas de várias maneiras. Algumas das maneiras mais comuns de contrair uma micose incluem:
  • Contato com um indivíduo infectado: As micoses podem ser transmitidas por meio do contato direto com uma pessoa que tenha uma infecção fungica ativa. Isso inclui compartilhar objetos pessoais, como toalhas, roupas de cama ou calçados;

  • Contato com superfícies contaminadas: As micoses também podem ser contraídas ao entrar em contato com superfícies contaminadas, como chão de banheiros, piscinas ou saunas;

  • Condições de umidade: As micoses podem se desenvolver em áreas mais quentes e úmidas, como o suor ou o ambiente úmido de saunas ou piscinas;

  • Imunidade comprometida: As pessoas com o sistema imunológico comprometido, como aquelas que têm HIV ou que estão tomando medicamentos para diminuir a resposta imune, podem ser mais propensas a contrair micoses.

Tratamento e prevenção de micoses

O tratamento da micose geralmente envolve o uso de medicamentos antifúngicos, que podem ser administrados por via oral ou tópica (aplicados diretamente na pele).

Alguns exemplos de medicamentos antifúngicos comuns incluem itraconazol, terbinafina e fluconazol. É importante seguir as instruções do seu médico ou farmacêutico sobre como usar esses medicamentos e completar o curso completo de tratamento, mesmo se os sintomas desaparecerem.

Além do uso de medicamentos, é importante manter a higiene pessoal para prevenir a disseminação da micose para outras áreas do corpo ou para outras pessoas.

Isso inclui tomar banhos regulares, lavar as mãos com frequência e manter a pele seca, especialmente nas áreas afetadas. Também é recomendado evitar compartilhar toalhas, roupas de cama e calçados com outras pessoas e usar sandálias ou chinelos em áreas públicas, como piscinas e vestiários.

Se você tiver uma micose que não melhora com o tratamento ou se tiver sintomas graves, é importante consultar um médico ou um dermatologista. Eles poderão avaliar sua condição e recomendar o tratamento mais adequado.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 05/01/2023